sexta-feira, 5 de maio de 2017

Kefir- Saiba o que é e para que serve!

Kefir é um dos alimentos campeões na comunidade saudável. Ele é rico em nutrientes e probióticos, incrivelmente benéfico para a digestão e o intestino.
O kefir é o resultado da simbiose de micro-organismos de grãos em que há bactérias ácido-lácticas, leveduras e bactérias ácido-acéticas, em uma matriz de Kefiran, que pode estar em um leite fermentado ou água, leite de coco, leite de soja ou leite de arroz.
A bebida espumante obtida através desses grãos, que na realidade são colônias de bactérias é o que se chama de kefir. Ele pode ser ingerido azedo ou adicionado a frutas, açúcar ou mel. O kefir parece iogurte, mas tem benefícios diferentes do iogurte. As bactérias do kefir agem de forma mais eficaz no trato digestivo.
O kefir é um antioxidante, isto é, ajuda a prevenir doenças cardíacas, sinais de envelhecimento e câncer, porque protege as células. Ele também pode diminuir os níveis de colesterol, conforme estudos realizados. Podemos fazer kefir de leite ou de água em casa, a partir de grãos de kefir.
Quem adota uma dieta vegan ou tem intolerância à lactose, pode fazer água kefir. Mas o kefir feito com leite é 99,99% livre de lactose, podendo ser ingerido por quem tem intolerância. Isto porque as bactérias e as leveduras consomem a lactose, transformando-a em açúcar e enzima lactase, o que é até benéfico para a digestão das pessoas intolerantes à lactose.

O leite kefir
O leite kefir é conhecido da humanidade há centenas ou milhares de anos. Além dos diversos componentes nutricionais do leite, o kefir também é fonte de vitaminas B e ácido fólico. Ele contem pouca lactose e mesmo os que têm intolerância podem beber sem risco.
A quantidade indicada é de no máximo duas porções por dia, porque o kefir de leite é gorduroso. Além disso, no início é bom começar com poucas quantidades, porque sua acidez pode irritar o estômago.
Água de Kefir
A água kefir é feita com açúcar e grãos de kefir. As bactérias presentes são diferentes daquelas do kefir de leite. A água kefir pode ser tomada com limão, outras frutas ou mesmo vegetais. Pode substituir os refrigerantes com vantagem, por ser nutritiva. Os níveis de açúcar precisam ser controlados por quem é diabético. A água kefir também tem vitamina B e ajuda a digestão.
Enquanto que o leite kefir contém uma boa quantidade de proteínas e cálcio, por outro lado também contém gordura saturada e lactose. Já a água kefir pode ter mais açúcar, mas tem vitaminas, não contém lactose ou gordura. As bactérias são de diferentes tipos, mas podem ser cultivadas em casa.
O kefir de água não deve ser misturado com o kefir de leite. Conforme o tempo de fermentação é o seu efeito, se 12 horas pode soltar o intestino, 24 horas, normalizar, e 48 horas prender o intestino.
Kefir e iogurte - diferenças e semelhanças
Kefir pode ser parecido com iogurte, mas eles são feitos de maneira diferente. O kefir tem levedura e bactérias, a partir da cultura do kefir, na temperatura ambiente. O iogurte contem apenas bactérias e precisa de uma temperatura indicada. O iogurte pode ser feito com uma colher de iogurte já pronto adicionada ao leite fresco. Já o kefir é feito com grãos que se multiplicam, se usa uma parte e se guarda o restante.
Além de conter levedura, as bactérias do kefir são em dobro das do iogurte. O trato intestinal se beneficia em longo prazo, melhorando a digestão e impedindo a presença de bactérias prejudiciais. O iogurte não trabalha em longo prazo, se a ingestão for interrompida, os efeitos benéficos cessam.
Saiba por que o kefir pode fazer você emagrecer
Quem tem facilidade para engordar sabe que muitas vezes come a mesma coisa que outra pessoa da família ou amigo e engorda, enquanto a outra pessoa não.
Agora os pesquisadores estão descobrindo que a resposta pode estar na flora intestinal. O intestino possui bactérias que ajudam a metabolizar o alimento, protegem contra doenças e fazem com que ele funcione corretamente. Mas quando o equilíbrio das bactérias ocorre, também ocorre o ganho de peso e a obesidade.
O desequilíbrio da flora intestinal, ou das bactérias, pode ser causado pelo uso de antibióticos e outros medicamentos, além do estresse e falta de sono.
As pesquisas revelaram que as pessoas obesas têm mais bactérias do tipo Firmicutes, enquanto que as que têm peso normal tem mais bactérias do tipo Bacteroidetes. Apesar de não se conhecer se a obesidade leva ao crescimento das Firmicutes ou se, ao contrário, são as Firmicutes que levam à obesidade, uma coisa é certa, a presença delas mantém um metabolismo que extrai mais calorias dos alimentos.
Outra descoberta das pesquisas é que o organismo humano pode armazenar gordura como reação às infecções virais. A gordura pode conter até 30% dos anticorpos a um vírus que provocou uma infecção, enquanto que pessoas com peso normal possuem somente 11%.
O que essas pesquisas demonstraram foi que nem sempre a dieta é a principal solução para a perda de peso. Mas se você já teve uma infecção no passado, ou se o seu intestino não tiver um equilíbrio de bactérias saudável, isso pode ter desencadeado sua obesidade. Se não houver prevenção, a obesidade também pode ocorrer no futuro, como resultado de uma infecção ou da ingestão de um medicamento, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios.
Para manter o equilíbrio saudável de bactérias no seu intestino e um metabolismo saudável, o kefir é um dos recursos mais eficazes e é por esse motivo que se pode afirmar que o kefir emagrece.
Benefícios do Kefir
O kefir é um probiótico que age para beneficiar a sua saúde, com bactérias boas.
- O kefir é especialmente indicado para quem tem síndrome do intestino irritável, prisão de ventre, úlceras e gastrite, ajudando principalmente as pessoas que estão tomando antibióticos.
- É rico em lactase e pobre em lactose, sendo indicado até para pessoas intolerantes à lactose.
- O kefir é rico em muitas vitaminas, como B1, B12, cálcio, magnésio e fósforo, que melhoram a pele e reforçam o sistema imune.
- O kefir reduz o colesterol, com compostos que bloqueiam a sua absorção pelo sangue. Essa função ajuda a prevenir problemas do coração.
- O kefir tem efeitos benéficos para as crianças, melhorando o transtorno de déficit de atenção e alergias.
- O aminoácido triptofano e o magnésio têm efeito calmante, ajudando a dormir e controlando a ansiedade e depressão.
- O cálcio contido no kefir é benéfico para o tratamento da osteoporose e artrite.
- Melhora o funcionamento dos rins e fígado.
- Ajuda para combater fungos como cândida.
- A maior eliminação pelo intestino, apressando o trânsito intestinal, colabora grandemente para o emagrecimento.
Fonte:MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário