A dieta não tem um papel definido na doença de Crohn. Embora alguns alimentos agravem os sintomas, não há evidências que a inflamação intestinal seja alterada por qualquer alimento. Por isso, as recomendações devem ser individualizadas, conforme a reação de cada paciente. “Há algumas regras básicas para evitar os sintomas mais comuns, como diarreia e cólicas intestinais”, explica a nutricionista Heidi Ide. É sempre recomendado evitar alimentos ricos em fibras, frituras e fermentados, mas cada fase da doença e tipo de organismo responde à dieta de uma forma diferente.
Dicas:
- Reduza a quantidade de gordura ingerida. Prefira carne magra, peixes e aves sem pele
- Use com moderação doces dietéticos e adoçantes. Em grande quantidade, eles podem piorar a diarreia
- Faça de 5 a 6 refeições diárias, em pequenos volumes
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos
- Dê preferência à ingestão de líquidos nos intervalos das refeições e, no mínimo, 2 litros ao dia. Prefira alimentos cozidos, grelhados ou assados
- Utilize gordura em pequena quantidade ao preparar alimentos – prefira óleo de milho, girassol, soja ou azeite
- Evite verduras folhosas e cascas de frutas
- Evite condimentos picantes como páprica, orégano, pimenta-do-reino, pimentas, mostarda e ketchup
Observe que:
- Leite e seus derivados devem ser restringidos apenas se você tem intolerância à lactose associada à doença de Crohn. Leites especiais com baixos teores de lactose podem ser usados.
Embora seja uma enfermidade crônica, a doença de Crohn não é considerada uma doença fatal. Quase todas as pessoas que padecem dessa enfermidade mantêm uma vida útil e produtiva, apesar de algumas delas necessitarem de hospitalização nos períodos de maior atividade da doença. Durante os períodos de acalmia, chamados períodos de remissão da moléstia, a maioria dos pacientes sente-se bem e fica relativamente livre de sintomas, levando uma vida absolutamente normal.
Fonte: Minha Vida
Link: http://dieta, doença de crohn, intolerância a lactose
Nenhum comentário:
Postar um comentário