sábado, 24 de setembro de 2016

Câncer de mama- Outubro Rosa

Outubro Rosa - 6 Alimentos que Previnem o Câncer de Mama



Outubro é um mês cor de rosa! Outubro Rosa é um evento internacional que chama a atenção no Brasil e no mundo elaborado para alertar as mulheres dos riscos e da prevenção do câncer de mama.
Artistas brasileiros doam suas imagens para o outubro rosa e vários monumentos históricos são iluminados na cor rosa tudo isso para chamar sua atenção e incentivar você a fazer o autoexame e checar sua saúde periodicamente.

O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres de hoje. Mais de 1 milhão de mulheres em todo o mundo são diagnosticadas com este câncer a cada ano, principalmente na faixa etária de 50 anos ou mais.
Embora muitos fatores que vão além do nosso controle e contribuem para o risco, como idade e histórico familiar, sabem de algumas maneiras que podem reduzir o risco de câncer de mama.

Nutrição e Câncer de Mama


Nutrição oferece uma das maiores esperanças na luta contra o câncer da mama, de modo a seguir um papel proativo é algo que todas as mulheres devem fazer.
A pesquisa confirmou que uma e outra vez que certos alimentos e nutrientes podem ser encarados como fontes de medicina preventiva e uma das mais poderosas ferramentas para a prevenção de câncer de mama é o que você coloca em seu corpo.

Certos alimentos podem fazer o seu corpo mais saudável por impulsionar o seu sistema imunológico e ajudar a manter o seu risco em ter câncer de mama o mais baixo possível.
Alguns itens também ajudam a controlar os efeitos colaterais do tratamento e ajuda seu corpo a ficar bem após o tratamento.

Mulheres obesas correm mais risco de desenvolver câncer de mama e outras doenças.
O emagrecimento saudável a reeducação alimentar é o caminho durável para o controle do peso e boa saúde.
Mesmo ao tentar emagrecer rápido devemos buscar métodos naturais, com boa nutrição e que possam nos colocar no caminho da reeducação alimentar, como a dieta detox 21 dias cardapio

Top alimentos para Prevenção e Combate ao Câncer:

1 - Fibra
Estudos continuam confirmando a ligação entre comer fibras e uma redução no risco de câncer de mama.
Os pesquisadores descobriram que tanto fibras solúveis e insolúveis reduzem o risco de câncer de mama, especialmente para as mulheres que consomem mais de 30 gramas por dia.

Isto é útil porque a fibra insolúvel liberta varas estrogénos no intestino, e coloca para fora. Se você está tentando perder peso ou combater o câncer, você precisa de 25 a 35 gramas de fibra por dia, respectivamente.
Evidências de vários estudos sugerem que as mulheres que consumem 30 gramas de fibra por dia tem uma redução significativa de (32%) de câncer de mama. Compare isso com as mulheres que comiam menos de 25 gramas por dia, que só teve uma redução de risco muito mínima de (2%).

2 - Alho
Alho tem um impacto sobre o ciclo celular, o processo pelo qual uma célula saudável, normal pode tornar-se cancerosa. Aposte em um componente de alho chamado alilo sulfeto, que é encontrado em toda a família da cebola, assim que adicionar alho ou cebola para suas receitas em uma base regular irá ajudar a prevenir o cancro da mama.

3 - Bagas
Mirtilos, amoras, framboesas, morangos e adicione variedade de cor e sabor ao seu plano de nutrição anticâncer. Eles são poderosos, embalados com vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ajudar na prevenção do câncer de mama.

4 - Chá verde
Chá verde e chá branco ambos contêm catequinas, extratos que parecem mostrar benefício na prevenção do câncer de mama.

5 - Ômega 3
Ômega 3 é essencial porque seu corpo não produz você só pode obtê-los a partir de alimentos como peixes, sementes, nozes e óleos. No entanto, outro grupo de ácidos graxos essenciais conhecidos como ômega 6 compete com ômega 3.
Quanto mais ômega 6 você absorver, menos ômega 3 pode tomar e vice-versa. Você pode se concentrar em comer mais ômega 3, e limitar a ingestão de ômega 6.
Precisamos de ômega 3 para ajudar a reduzir a inflamação que danifica o tecido saudável e pode incentivar células cancerosas a crescer. Ômega 6 é conhecido por aumentar a inflamação.

É importante saber que há mais de um tipo de ômega 3 (DHA, EPA e ALA), e peixes contêm os dois que são mais eficazes em sua saúde (DHA e EPA).
A melhor maneira de obter mais ômega 3 é comer mais peixe gordo, mas peixe não é a única fonte de ômega 3, então os vegetarianos e quem não come peixe pode escolher fontes, como sementes de chia, linhaça e nozes que contêm ALA.
Tenha em mente que os alimentos integrais são sempre uma escolha melhor do que suplementos, e certifique-se de obter 3-4 porções por semana.

6 - Vegetais crucíferos
Os vegetais crucíferos, como rúcula, brócolis, couve-flor, repolho, couve de bruxelas, couve chinesa e couve são ricos em sulforafano, um dos fitoquímicos primários ou compostos protetores encontrados em plantas que ajudam a prevenir o câncer.
Estudos recentes mostram que o sulforafano pode alvejar seletivamente e matar células cancerosas, deixando as células normais e inalteradas.

Fonte: Colaboradora Rosi Feliciano

Se sua memória está falhando, vejam os alimentos que podem te ajudar a melhorar!


Esqueceu as chaves de casa por várias vezes ou quer estudar para uma prova e já não consegue memorizar uma palavra sequer? A sua memória está pedindo comida, mas da boa. Exercitar a mente é sempre importante para melhorar a função cerebral, mas a alimentação é um dos melhores combustíveis para a saúde mental e existem alimentos que se mostram muito amigos da memória e do desempenho cognitivo, zelando pela qualidade e saúde do cérebro. Se quer entrar na rotina da melhor forma e com a produtividade e criatividade ao máximo, ou ainda quer ajudar o seu filho a ter um ótimo desempenho na escola logo nos primeiros dias,  veja que alimentos devem ser incluídos na dieta, abaixo:

OLEAGINOSAS

Tal como o azeite, as oleaginosas são uma excelente fonte de gordura saudável.


PEIXE E CARNE BRANCA


A proteína animal é boa quando é bem escolhida e isso implica optar pelos peixes, especialmente os gordos como o salmão, atum e cavala. As carnes brancas devem ser as prediletas.


FRUTOS VERMELHOS


Os frutos vermelhos são ricos em antioxidantes, uma propriedade que zela pelo bom estado do cérebro.


AZEITE



Aliado do coração, da digestão e da memória, o azeite é a gordura ideal.


LEGUMINOSAS



Mas se a proteína animal é importante, a proteína vegetal não fica atrás e as leguminosas são uma verdadeira fonte de nutrientes para o cérebro.


VEGETAIS DE FOLHA VERDE


Além de serem aliados da boa saúde em geral e da boa forma física, estes vegetais são ótimos aliados da memória.


CEREAIS INTEGRAIS


Para quem foge dos carboidratos, fica aqui o aviso: a versão complexa é importante para a saúde mental e para manter os níveis de energia equilibrados.


LEGUMES


Na verdade, tudo o que seja do reino vegetal deve ser consumido.


VINHO TINTO



Com moderação, claro, o vinho tinto é conhecido pelas propriedades que tem e pelo efeito benéfico que o seu consumo esporádico tem na saúde, incluindo na mental.
Fonte:MSN