domingo, 4 de setembro de 2016

Diretrizes Alimentares Americanas 2015-2020

A edição 80 da revista traz, além das cinco diretrizes, um comparativo entre as últimas diretrizes (2010-2015) e a anterior. O texto é da nutricionista da departamento de Nutrição da Abeso.

Quais são as cinco diretrizes?
1. Seguir um padrão alimentar saudável pela vida inteira 
Todas as escolhas alimentares são importantes. Escolha um padrão de alimentação saudável, com uma quantidade adequada de calorias para ajudar a manter um peso corporal saudável, ter um aporte de nutrientes adequado e reduzir o risco de doenças crônicas.
2. Focar na variedade, densidade nutricional e na quantidade 
Para atingir as necessidades nutricionais dentro de um limite calórico, deve-se escolher uma variedade de alimentos com alta densidade nutricional dentre todos os grupos de alimentos, considerando as quantidades recomendadas.
3.Limitar calorias de açúcares de adição e gorduras saturadas e reduzir o consumo de sódio
Reduzir alimentos e bebidas com altas taxas desses componentes para uma quantidade que se encaixe dentro de um padrão alimentar saudável.
4.Preferir escolhas saudáveis de alimentos e bebidas
Escolher alimentos e bebidas com alta densidade nutricional, que estão em todos os grupos alimentares, no lugar de escolhas menos saudáveis. Considerar preferências culturais e pessoais de modo que essas mudanças sejam mais fáceis de serem seguidas e mantidas.
5. Manter padrões alimentares saudáveis para todos 
Todos têm um papel em ajudar a criar e manter padrões alimentares saudáveis em vários locais espalhados pelo país (em casa, nas escolas, no trabalho, nas comunidades).
Principais Recomendações das Diretrizes Alimentares Americanas fornecem limites específicos que auxiliam os indivíduos a cumprir as 5 Diretrizes:
- Consumir menos de 10% das calorias diárias provenientes de açúcares de adição;
- Consumir menos de 10% de calorias diárias provenientes de gorduras saturadas;
- Consumir menos de 2.300 miligramas (mg) de sódio por dia;
- O consumo de álcool deve ser feito com moderação - até uma dose por dia para mulheres e até duas doses por dia para homens.
Fonte:ABESO

Conheçam os tipos de carboidratos e como podem influenciar na dieta e emagrecimento!

Alimentos ricos em carboidratos simples



Consumir alimentos ricos em carboidratos bons é essencial em qualquer dieta, seja para emagrecer ou para ganho de peso. Não é difícil encontrar dietas onde os carboidratos são reduzidos a quase zero, como acontece em dietas para emagrecer rápido. Porem, você não deve manter sua ingestão de carboidratos em níveis tão baixos, pois é o carboidrato que fornece a energia que você precisa para realizar atividade física.
O ideal em qualquer dieta é manter a ingestão de carboidratos complexos que são digeridos lentamente e evitar os carboidratos simples que são de fácil digestão.
Nossa lista com 7 alimentos ricos em carboidratos simples e complexos:
Através desta lista, você poderá reavaliar sua dieta e retirar os carboidratos que podem estar atrapalhando seus resultados. Confira!

7 tipos de carboidratos simples mais comuns ( vilões da dieta)
1)      Açúcar
Evite qualquer tipo de açúcar, seja ele refinado ou mascavo. Algumas pessoas trocam o açúcar refinado pelo mascavo por acreditarem que o mascavo engorda menos, o que não é verdade, pois o mascavo também é açúcar e rico em calorias.
2 ) Arroz branco
O Arroz branco é outro alimento rico em carboidrato simples. Você deve evitar o consumo deste tipo de arroz, podendo optar pelo arroz integral, que contém fibras que retardam a absorção do carboidrato.
3 ) Pão
Sem dúvida o pão nosso de cada dia é o grande vilão em nossas dietas. O pão é rico em carboidrato simples e tem pouco valor nutricional para uma dieta, além de prejudicar e muito a perda de peso.
4 ) Refrigerante e sucos industrializados
Os refrigerantes e sucos industrializados são ricos e açúcares. Evite tomar qualquer tipo de bebida industrializada  como os refrigerantes, sucos de caixinha, latas e em pó.
5 ) Doces
Doces em geral contêm muito açúcar refinado e quase nenhum valor nutricional. Caso você não resista, procure por chocolates com 85% de cacau para saciar sua vontade de comer um doce.
6 ) Bolos e bolachas
São feitos com açúcar e farinha refinada, a pior combinação de carboidratos simples. Evite ao máximo esses dois alimentos, principalmente as bolachas recheadas.
7 ) Batata frita e salgados
A batata cozida é um alimento nutritivo e contém pouco carboidrato se comparado aos outros alimentos citados acima, mas quando frita, se torna uma vilã para qualquer pessoa que queira queimar gordura. Evite consumir batata frita e salgados como cozinha e bolinhos fritos.
Conclusão
Algumas dietas são menos exigentes e permitem a ingestão de alguns desses carboidratos, mas moderadamente. Na dieta dos pontos, você tem uma pontuação mínima por dia desses alimentos, mas é melhor evitá-los quando possível.

Tipos de carboidratos complexos



Os carboidratos complexos são encontrados em alimentos integrais, vegetais e ricos em vitaminas. Estes alimentos têm um pico glicêmico baixo ou moderado, sendo absorvido lentamente na digestão. São eles:
1 ) Vegetais verdes e legumes
2 ) Aveia, amêndoas e castanhas 
3 ) batatas e tubérculos em geral
4 ) Frutas com casca
5 ) Lentinha e grão de bico
6 ) Arroz integral

7 ) Coalhada sem açúcar 

FONTE; Colaborador Wendson Barbosa