sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mudanças simples na dieta ajudam a diminuir acidez no estômago

Alimentos ácidos, condimentados e gordurosos costumam cair como uma bomba em estômagos mais sensíveis. É comer para logo sentir aquela azia ou queimação. Cafeína, bebidas alcoólicas, cigarro e até o nervosismo também podem piorar problemas como gastrite e úlcera. Segundo uma enquete feita aqui no nsite, 34% das pessoas disseram que o estresse é o fator que mais desencadeia crises estomacais. Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior.

Veja o ranking dos alimentos mais 'bombásticos' para o seu estômago. Estresse, frutas cítricas, frituras, café, cigarro e álcool pioram problema.


O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH varia entre 1,5 e 2, mas em indivíduos com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, em que 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino. O pH da água, que é neutra, é 7.
Segundo os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Averbach, a gastrite é uma inflamação da parede do estômago e acontece quando a acidez aumenta tanto que começa a agredir o órgão.
Quando essa inflamação evolui, pode causar uma ferida mais grave, a úlcera. Mas é possível ter úlcera sem ter apresentado gastrite. E o problema pode atingir o duodeno, primeira parte do intestino delgado.
A gastrite está relacionada, ainda, à bactéria Helicobacter pylorii, presente na água e nos alimentos. Quando ingerido, esse micro-organismo passa a morar no estômago e estimula a produção de ácido.
Algumas pessoas têm um sistema de defesa mais forte e se protegem melhor. Naquelas com baixa imunidade, a bactéria pode provocar gastrite. Para pacientes com gastrite ou úlcera, as frutas ácidas (como laranja e limão) devem ser evitadas. Algumas bebidas também aumentam a acidez no estômago. É o caso do café, do chocolate, do chá preto e do chá mate.
Da mesma forma, condimentos como pimenta, vinagre e alho, alimentos em conserva (picles e pepino), refrigerantes e frituras (pastel, coxinha, bolinha de queijo, etc) devem ser cortados do cardápio.
Além disso, devem ser evitados balas, gomas de mascar e pirulitos, porque, conforme mastigamos e salivamos, nosso cérebro recebe um sinal de que a comida está entrando no corpo e sinaliza para o estômago que está na hora de produzir ácido clorídrico, já que a comida vai chegar. Só que os alimentos não são engolidos e o ácido traz prejuízos à mucosa.
Nível de acidez dos alimentosPouco ácidos (pH maior que 4,5): feijão, brócolis, couve-flor, alface, cebola vermelha, peixe, manteiga, milho, leite, queijo e ovo.
Ácidos (pH entre 4 e 4,5): beterraba, tomate, pimentão vermelho, cerveja, uva verde e uva roxa.
Muito ácidos (pH menor que 4): pepino, limão, laranja, azeitona verde, vinagre, refrigerante de cola, suco de maracujá, picles e pimenta.
DiagnósticoPessoas que convivem no mesmo ambiente de alguém com gastrite têm mais chance de ter a doença. Isso porque elas geralmente compartilham maus hábitos alimentares e a situação de estresse familiar. Além disso, podem ter ingerido o mesmo alimento ou água que contenha a bactéria H. pylorii.
Dicas- Pare de fumar: o cigarro aumenta a secreção de ácido e faz com que o suco gástrico fique mais forte, facilitando as inflamações da mucosa do estômago.
- Fracione a alimentação: é essencial para estimular um trabalho uniforme do estômago, fazendo com que o ácido seja usado frequentemente para processar os alimentos e não fique muito tempo parado.
- Não fique em jejum: quando você não come, o suco gástrico fica parado. Quanto mais tempo isso ocorrer, mais o estômago ficará suscetível a inflamações.
- Evite grandes refeições: o estômago de quem come muito não consegue processar toda a comida e estimula mais produção de ácido.
Fonte:Bem estar

Fibras alimentares: grandes aliadas da sua saúde

Muito associadas ao bom funcionamento do intestino, as fibras estão presentes nas refeições de quem busca uma alimentação saudável. Os benefícios delas não são apenas o de fazer o intestino funcionar: as fibras também evitam uma série de doenças, inclusive as cardiovasculares, diabetes e auxiliam no emagrecimento.Elas se dividem em fibras solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis se ligam às gorduras e ao açúcar e depois são eliminadas através das fezes. São essas que ajudam a prevenir a diabetes e reduzir o colesterol. Elas formam uma espécie de gel quando ingeridas, pois se misturam com água.
Aveia - Rica em magnésio, responsável pela produção de proteínas, limpeza das artérias e diminuição dos radicais livres, a aveia possui uma série de benefícios além da proteção intestinal. Você pode consumi-la apenas salpicando em frutas, ou em receitas mais elaboradas, como em forma de mingaubolo ebiscoitos
Mandioca - Rica em vitamina C e potássio, a mandioca é ótima para retardar o envelhecimento precoce e regular os líquidos do organismo. Além disso, ajuda a manter a saúde dos pulmões, cabelos e pele. Mas, atenção: evite consumi-la frita, pois a alta temperatura do óleo pode reduzir esses benefícios. Prefira consumir assada ou cozida, ou em preparações como em bolos , caldos purês.
Frutas como maçã, maracujá, abacate, goiaba, pera - Ricas em vitaminas, as frutas também evitam uma série de doenças. Sempre que possível, não despreze as cascas, especialmente da maçã, uva, pera e goiaba, já que a concentração de fibras é maior ali do que na polpa. Prefira consumir frutas in natura ou em forma de sucos e com grãos, como aveia, chia ou linhaça, para que a sensação de saciedade dure mais.
As fibras insolúveis, por sua vez, oferecem sensação de saciedade (o que reduz a fome) e também o risco de câncer no intestino. A recomendação diária é de 25 a 35 gramas.
Ervilhas e lentilhas - Ervilhas equilibram o sódio e o colesterol, possuem ação antioxidante e previne doenças cardíacas. Já as lentilhas diminuem a TPM, previnem a diabetes e desintoxica o organismo. Além disso, são ótimas opções para substituir o feijão, já que você pode investir nos caldos de ervilha e lentilha, além de sopas e saladas.
Uva passa - Não tem meio termo: ou você ama ou odeia uva passa! Mas uma coisa é incontestável: ela é cheia de benefícios! É rica em cálcio, ferro, cobre, zinco e possui ação anti-inflamatória. Ou seja: as uvas passas previnem infecções, além de fortalecerem o sistema imunológico. Para quem ama, elas combinam com tudo (e não só no natal): saladas, sanduíches e até arroz de forno ficam uma delícia com elas.
Trigo, linhaça - São inúmeros os benefícios da linhaça! O trigo também é incrível, já que é rico em manganês, cobre, zinco, cálcio e ajuda a eliminar o açúcar do sangue. O ideal é consumir esses grãos sobre os alimentos ou em sucos.
Verduras e legumes - Folhas verde escuras, abóbora, milho fazem muito bem à saúde e oferecem desde proteção ao sistema imunológico até combate à anemia. Legumes como a abóbora e batata doce são queridinhos por quem busca uma vida mais leve e saudável e pratica exercícios físicos, já que eles são ótimas fontes de carboidratos "do bem". Invista em pratos coloridos e cheios de vegetais para uma refeição repleta de fibras e nutrientes fundamentais à sua saúde!
Fonte:MSN