sábado, 12 de março de 2016

Como aproveitar cascas, talos e folhas para enriquecer a refeição e diminuir custo!

Para aplicar o método do aproveitamento integral, basta usar a criatividade e gerar receitas que, além de trazer vantagens nutricionais, ajudam a diminuir o lixo orgânico e a economizar nos gastos com alimentação.
Dicas- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e podem ser aproveitadas para fazer sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.
- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.
- Com as cascas das frutas (goiaba, abacaxi etc), pode-se preparar sucos, batendo-as no liquidificador. Esse suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
- As partes brancas (entrecasca) da melancia e do melão podem ser usadas em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.
- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.
Fonte: ZHestilo




Dica de saúde!

Consuma Ômega 3, saiba pra quê!



ÓLEOS DE PEIXE


Reduz a inflamação de articulações e pele, reduz a gordura corporal e aumenta os níveis de testosterona. Você precisa 9000 mg EPA / DHA por dia, então, considere tomar um suplemento já que atingir estes valores comendo peixe, vai ser difícil.
Aumente o consumo de salmão, atum e sardinha.

Uma das melhores fontes de ômega-3 e ácidos graxos, além 
de fornecer 20 g de proteína a cada 100 g de peixe. Mas o salmão de cativeiro é alimentado com grãos e ração, ficando deficiente em Ômega 3, dê preferência ao salmão selvagem.
Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista