sábado, 13 de fevereiro de 2016

10 Hábitos Saudáveis


Para a qualidade de vida de toda a família

Cultivar bons hábitos desde criança é um caminho seguro para uma vida saudável.
A infância é a fase de formação dos hábitos, inclusive os alimentares. É quando as crianças se acostumam a consumir determinados alimentos e definem de quais gostam ou não. Como elas imitam os adultos, precisamos estar atentos para servirmos de bons exemplos e por em prática uma dieta saudável e equilibrada para toda a família, oferecendo alimentos variados e coloridos.
Mudança de estilo de vida não é uma tarefa fácil. No entanto, várias pesquisas mostram que implementar novos hábitos aos poucos é a maneira mais fácil e eficaz de se atingir algum objetivo.

Conheça os 10 Hábitos Saudáveis



  1. COMER FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES:
    Devem ser servidos em todas as refeições. Ricos em vitaminas, minerais e fibras, são importantes para a proteção da saúde e diminuem os riscos de algumas doenças. Prefira os produtos de época. São mais baratos e nutritivos.
  2. FAÇA DE 5 A 6 REFEIÇÕES DIÁRIAS:
    Café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite. Procure comer devagar, mastigando bem os alimentos, apreciando e mantendo um contato visual com a refeição. Não force a criança a comer fazendo chantagens, como oferecer prêmios ou dar castigos. Criará uma relação confusa com a alimentação.
  3. COMA FIBRAS
    Alimentos com fibras são essenciais para nossa dieta. Ajudam na digestão e funcionamento do intestino. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e grãos são alguns dos alimentos que contém fibras, além do feijão, prato típico do brasileiro.
  4. EVITE OS ALIMENTOS GORDUROSOS
    É importante substituir as gorduras saturadas (frituras, por exemplo) por insaturadas e eliminar as gorduras trans (margarinas, por exemplo). Dê preferência aos alimentos assados, grelhados ou cozidos, no lugar de fritos.
  5. PREFIRA OS SUCOS NATURAIS
    Evite refrigerantes e sucos artificiais industrializados, pois possuem poucos nutrientes e muitos aditivos, como o sódio. Os sucos são ricos em vitaminas e sais minerais. Para melhorar a absorção do ferro é importante ingerir suco de limão, laranja ou acerola, que são fontes de vitamina C.
  6. CUIDADO COM OS TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS
    Evite mostarda, catchup, molho inglês, molho de soja tipo shoyo, tabletes de caldos de carne, galinha ou de outros sabores e temperos prontos. Prefira os frescos como cebola, alho, salsinha, cebolinha. São fontes de vitaminas e minerais. O consumo diário de sal não deve ultrapassar 5 gramas por dia, que equivale a 1 colher de chá por pessoa.
  7. EVITE ALIMENTOS COM CALORIAS VAZIAS
    Batatas fritas, nuggets, balas, chicletes, biscoitos (sobretudo os amarelos), refrigerantes e bebidas alcoólicas, são os chamados alimentos com calorias vazias. Contém muita caloria e corantes, além de uma quantidade irrisória de vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde. Uma dieta rica em calorias vazias pode levar ao ganho de peso, desnutrição, diabetes e outros problemas de saúde.
  8. ÁGUA, FONTE DA VIDA
    Incentive seu filho a tomar água filtrada nos intervalos das refeições. É muito importante para o bom funcionamento do organismo. O intestino funciona melhor e o corpo se mantém hidratado. Inclua uma garrafa pequena com água, no lanche da escola.
  9. MOVIMENTE-SE
    Torne o seu dia a dia mais ativo e estimule seu filho a fazer o mesmo. Saia para caminhar com ele, leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, brincar de amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, correr, dançar, pular corda ou fazer algum tipo de esporte. Não deixe seu filho passar muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou no computador. Ele também pode ajudar você em pequenas tarefas domésticas. Mantenha o peso dele dentro dos limites saudáveis para a idade.
  10. UM AMBIENTE SAUDÁVEL PARA AS REFEIÇÕES
    O momento da reunião em família para fazer pelo menos uma refeição diária é único. Devemos aproveitar esse encontro para conversas agradáveis, com assuntos positivos e encorajadores. O ambiente onde a criança e a família fazem as refeições deve ser tranquilo, sem discussões e gritos. Não ligue a televisão. O hábito de comer assistindo TV ou fazendo outra atividade impede que as pessoas prestem atenção na quantidade de alimentos que estão comendo. Todas as refeições devem ser feitas à mesa. Não saia andando pela casa, atrás da criança, com o prato de comida na mão. Mostre a ela que existe horário e lugar certo para fazer as refeições.
  11. Fonte:SBEM

7 maneiras para você amar a ginástica pela manhã

Uma pesquisa mostrou que as pessoas que se exercitam pela manhã tendem a se esforçar mais e por mais tempo do que quem malha de tarde ou de noite, o que significa mais calorias queimadas.

Se você não consegue cair da cama logo cedo, aqui vão algumas estratégias para você conseguir realizar a missão:

1. Cancele a caça ao tesouro matinal
Não desista de correr de manhã só porque você não está encontrando suas meias, tênis ou top. Deixar a sua mala arrumada na noite anterior só leva alguns minutos e te ajuda a não começar o dia estressada.
2. Deixe o clima no ar
Mantenha a playlist de malhação no gatilho, coloque o seu tapete de ioga e os acessórios de treino ao lado da porta ou deixe seus halteres estrategicamente ao lado da TV. Tudo para inspirar o seu treino.
3. Coma bem
Exercitar de estômago vazio não é bom para o seu metabolismo ou seus níveis de energia. Então, prepare na noite anterior um pequeno lanche e mantenha na geladeira para que você possa comer enquanto se prepara. Metade de uma fatia de pão de trigo integral com manteiga de amendoim, fatias de maçã e ingredientes para um pequeno smoothie são boas opções de lanchinhos pré-treino.
4. Durma cedo 
Para acordar mais disposta, não vá tarde demais para a cama. Quando o despertador tocar, coloque a sua música favorita, e se você é o tipo que aperta o botão soneca muitas vezes, já o coloque do outro lado do quarto e se obrigue a levantar.
5. Marque um encontro 
Chame uma amiga para malhar com você. Se vocês combinarem de manhã, vai se sentir obrigada a ir mesmo que o seu corpo não queira sair da cama.
6. Mantenha o ritmo
Confira a programação da sua academia e escolha uma aula que vai fazer você se sentir motivada. A aula de Zumba às 6h e com o seu instrutor favorito ou o nascer do sol em um estúdio de ioga vai te ajudar na motivação. Se você se exercita melhor com música, crie uma nova playlist para ganhar mais gás.
7. Recompensa pós-treino
Planeje um café da manhã ou almoço especial para comer após o treino como uma recompensa por seus esforços. O seu treino vai passar mais rápido quando pensar no que tem de esperando em casa.
Fonte:MSN