Fazer sopa é simples e saudável! E, no inverno, nada melhor do que uma comida quentinha para animar a criançada. Seja de carne, legumes, macarrão, feijão, ou tudo junto, o importante é colocar a mão na massa (neste caso, na sopa) e se deliciar junto com os pequenos.
Confira abaixo algumas receitas de sopas dadas pelo As Delícias do Dudu que prometem alimentar e esquentar as crianças e toda a família!
Foto: Shutterstock© Fornecido por Catraca Livre Foto: Shutterstock
  • Sopa de legumes com frango e macarrão
(Para crianças acima de seis meses)
Ingredientes: tomate sem pele e sem semente, 2 batatas inglesas pequenas, meia batata baroa, um pedaço de abóbora madura, beterraba, agrião, macarrão e peito de frango.
Modo de preparo: Lave bem todos os legumes, descasque e corte em pedaços. Refogue a cebola e o alho com uma gotinha de azeite. Coloque o peito de frango picadinho. Coloque os legumes, o macarrão e cubra com água. Tampe a panela e deixe ferver até todos os legumes ficarem bem cozidos. Sirva da forma de costume.
  •   Sopa de legumes
(Para crianças acima seis meses)
Ingredientes: couve-flor, inhame, cenoura, abóbora madura, batata inglesa, espinafre e carne.
Modo de preparo: Lave, descasque e corte todos os legumes. Refogue a cebola e o alho com uma gota de óleo de canola, de preferência. Coloque a carne e deixe dourar. Coloque os legumes e cubra com água filtrada. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar tudo bem “molinho”. Sirva como de costume.
Foto: reprodução As Delícias do Dudu© Fornecido por Catraca Livre Foto: reprodução As Delícias do Dudu
  • Sopa de quinua com iogurte natural
(Para crianças acima sete meses)
Ingredientes: batata inglesa, cenoura, batata baroa, beterraba, carne moída, alho e quinua.
Modo de preparo: Cortar tudo em pequenos pedaços. Refogue o alho, em seguida, junte a carne moída e deixe fritar bem. Refogue os legumes. Acrescente água e deixe na pressão por 10 minutos. Quando estiver quase pronto, adicione a quinua. Cozinhe por mais 10 minutos. Servir com salsinha e cebolinha por cima.
  • Sopa de cará com carne
(Para crianças acima de sete meses)
Ingredientes: abobrinha, tomate, Cará, batata baroa, couve, cebolinha, salsinha, macarrão e carne.
Modo de preparo: Lave bem, descasque e corte todos os ingredientes. Refogue o alho picadinho com uma gota de óleo de canola. Refogue a carne e deixe dourar. Coloque o tomate picadinho sem pele e sem semente. Depois, acrescente a cebolinha e salsinha. Coloque água e os legumes. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar tudo bem molinho. Coloque um fio de azeite e sirva!
  • Sopa com gema de ovo
(Para crianças acima de seis meses)
Ingredientes: batata inglesa, inhame, beterraba, abóbora madura, vagem, espinafre e gema de ovo.
Modo de preparo: Coloque o ovo para cozinhar. Separe os vegetais, lave e descasque bem todos eles. Corte em pedaços pequenos. Refogue a cebola e o alho bem picados com uma gota de azeite e deixe fritar para soltar o sabor e dar uma cor no caldo. Coloque água filtrada até cobrir os legumes e o macarrão. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até todos os legumes ficarem moles. Descasque o ovo cozido, tire a gema e amasse no prato antes de servir a sopa.
Foto: Shutterstock© Fornecido por Catraca Livre Foto: Shutterstock
  • Sopa de feijão
(Para crianças acima de seis meses)
Ingredientes:  abobrinha, tomate (sem pele e sem semente), batata inglesa, batata baroa, espinafre, chuchu e feijão.
Modo de preparo: Lave, descasque e pique tudo. Torre cebola e alho e refogue o feijão. Coloque os legumes e complete com água. Tampe e deixe cozinhar até ficar bem cozidinho. Sirva como de costume.
  •   Sopa com carne
(Para crianças acima de seis meses)
Ingredientes: batata baroa, inhame, chuchu, couve-flor, abobrinha verde, cenoura e agrião.
Modo de preparo: Lave, descasque e corte todos os vegetais. Refogue um pedaço de carne (alcatra, patinho, músculo em pedacinhos) com uma gota de azeite, cebola picadinha, um pouco de alho picado e uma pitada de sal. Deixe a carne dar uma “douradinha” e coloque os vegetais. Cubra com água filtrada. Deixe cozinhar em fogo baixo até ficar tudo bem molinho e a água secar um pouco. Servir como de costume.
Com informações do As Delícias do Dudu.

As delícias do Dudu

Thais Ventura é estudante de gastronomia, consultora em alimentação infantil e apaixonada pela arte de cozinhar. Mamãe do Dudu, seu pequeno gourmet, que prova e aprova todas as delicias saudáveis que faz com todo amor e carinho. Ela compartilha em seu blog receitas e dicas para mostra que dá para ser saudável sem passar o dia todo dentro da cozinha. O Lema do As Delicias do Dudu é não mude hábitos, mude ingredientes, aprenda a preparar alimentos industrializados em casa de forma saudável.