segunda-feira, 4 de julho de 2016

Como fazer os alimentos durarem por mais tempo

Alguns conhecimentos são fundamentais para quem lida com a cozinha. Não apenas saber técnicas de como preparar alimentos, mas saber conservá-los também é muito importante. Alguns alimentos precisam de formas específicas de armazenagem para que aumentem sua vida útil, mantendo seus nutrientes, sabor e textura.
Algumas dessas técnicas são bastante conhecidas, como é o caso do congelamento. Mas as maneiras diferentes de guardar alimentos podem ser tão ou mais eficazes que as já comuns ao nosso dia a dia.
As dicas desta matéria tratam dessas técnicas, desde as mais comuns a algumas menos convencionais. Vamos a elas!
As frutas, verduras e legumes devem ser embalados separadamente, por produto. Ou seja, não guarde as cenouras junto com as cebolas, apenas cenouras com cenouras e cebolas com cebolas. Armazene-os em embalagens fechadas, pois o contato com o ar gelado prejudica esses alimentos.
Já as frutas que ficam na fruteira devem ser borrifadas com água pelo menos uma vez por dia, essa medida evitará que elas ressequem e atrasará seu apodrecimento.
Ainda falando das frutas, mergulhe-as em uma mistura de dez partes de água com uma de vinagre. Isso afastará o risco de elas mofarem e não alterará seu sabor, pode confiar!
Evite cortar frutas e legumes antes de serem armazenados. Cortá-los fará com que estraguem mais rapidamente. Além disso, só as higienize quando for consumi-las.
As hortaliças devem ser armazenadas em potes plásticos herméticos secos. Nos casos de hortaliças vendidas em molhos, como a rúcula e a alface, deve-se separar as folhas antes de guarda-las.
O armazenamento no freezer é uma ótima alternativa, mas alguns cuidados devem ser tomados para que a eficácia desse método seja garantida. Antes de tudo, devemos levar em conta que cada produto tem seu tempo de congelamento e seu tempo indicado de conservação. Fique atento ao tempo de conservação de carnes congeladas. A carne de vaca, por exemplo, se congelada fresca, pode durar até 8 meses. A carne de porco tem tempo equivalente. Carnes de frango e peixe aguentam até 6 meses no congelador. E peixes magros e frutos do mar como os camarões suportam até 3 meses.
Assim como os vegetais, as carnes não devem ser cortadas antes de serem levadas ao freezer, o que evita que elas ressequem e estraguem.
O mais indicado é que a carne seja separada em porções proporcionais ao que vai ser consumido por refeição, em embalagens plásticas a vácuo.
Continuando no freezer, quando for congelar alimentos prontos, certifique-se de guarda-los em potes limpos, secos e bem fechados. Nesses casos, os alimentos não terão a mesma validade dos crus, fique ligado!
Temperos como a cebolinha e a salsa devem ser levados ao freezer em garrafas pet secas e bem fechadas. Essa regra também vale para grãos como o milho. Com esse método, os vegetais devem ser consumidos em até 3 semanas.
Para congelar ervas, pique-as e coloque-as em uma forma de gelo com azeite e leve-as ao freezer. Na hora de cozinhar, faça o refogado com o gelo de azeite e ervas sem perder nada em sabor!
Alguns métodos de armazenagem são menos convencionais que os citados acima, mas tão eficazes quanto eles. O estranhamento em relação a esses “diferentões” pode acontecer, mas teste-os em casa e comprove sua eficácia.
Para manter suas bananas mais frescas por mais tempo, envolva a coroa do cacho em plástico filme. Para quem não sabe muito bem que parte do cacho de bananas é a coroa, é aquela que prende todas as frutas juntas. Ainda nas bananas, elas devem ser armazenadas fora da geladeira por causa dos gases que liberam, podendo estragar outros alimentos. Isso também é válido para as mangas.
Não envolva salsa, cebolinha, coentro e outros temperos do tipo em plástico e coloque dentro da geladeira. Faça como faz com as flores: deixe-os em lugar arejado, dentro de um copo com água. Só não esqueça de trocar a água de dois em dois dias.
Se for guardar cogumelos na geladeira, coloque-os em sacos de papel fechado. De preferência, deixe-os em lugar fresco e arejado. A principal regra no armazenamento de cogumelos é não esquecer de secá-los muito bem, pois qualquer sinal de umidade fará com que estraguem.
Fonte:MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário