domingo, 20 de dezembro de 2015

Boas festas!


Queridos pacientes, blogueiros e amigos,

 

Olá!

Gosto sempre de a cada final de ano, analizar os ganhos de cada ano e criar novos objetivos para o próximo.

Isto é importante para você ter um caminho a seguir.

Este ano, fecho com muitas alegrias e bons resultados de pacientes dedicados e persistentes.

Vários perderam muitos e muitos kilos, outros melhoram suas taxas alteradas em seus exames com mudanças de hábitos e alimentação saudável, vários começaram a praticar atividade física e deixar o sedentarismo de lado, ou seja, minhas orientações ajudaram e muito para muitas pessoas. Fico muito feliz com isto! É gratificante para mim ver que meu trabalho dá bons resultados para muitos e estou colaborando com a saúde deles.

 

Tem uma paciente, em particular, que merece muito ser mencionada:

Ela perdeu 21,5 kg em 4 meses, somente com dieta e exercício. Ela está outra pessoa, com a auto estima  lá no céu e muito feliz com este resultado! Ainda tem mais para perder e vai continuar no próximo ano até alcançar seu objetivo final. Parabéns para ela!

 

Para todos vocês que me acompanharam ao longo deste ano, desejo para vocês e seus familiares, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde e que consigam seus objetivos no próximo ano! Boas férias!

 

Me aguardem em 2016 com mais novidades para vocês!

 

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista

Conheçam algumas dicas para o verão!

Muito sol exige ainda mais cuidados com a saúde. Para você aproveitar de forma saudável as altas temperaturas da estação mais quente do ano, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação e a hidratação do organismo.
No verão, as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. A vantagem é que o sol e o calor favorecem a ingestão de mais líquidos e a procura por uma alimentação mais leve. Mas não espere sentir sede para ingerir líquidos, essa sensação é um sinal de desidratação.

O calor excessivo muitas vezes pode provocar uma inibição da fome. Mas não fique muitas horas sem comer, pois o organismo pode ficar fraco e debilitado durante este período. O ideal é ingerir algum alimento de três em três horas. Capriche no café da manhã com iogurtes, frutas, pães integrais, sucos e outros alimentos, ele é essencial para você para conseguir a energia necessária para começar o dia.
É importante balancear a alimentação com frutas, saladas, legumes, sucos naturais, sanduíches leves e carnes magras, que são alimentos saudáveis e de fácil digestão. Procure evitar o consumo de frituras e alimentos mais gordurosos, que dificultam a digestão.

A escolha das frutas ajuda também na hidratação. Frutas que são mais suculentas têm bastante água em sua composição, e contribuem para o consumo dos nutrientes necessários para se manter saudável.
As saladas são ótimas pedidas para essa época, para manter a saúde e a forma. Constituída por 90% de água e fornecedora de grandes quantidades de Vitamina C, a salada ajuda combater a fadiga e proporciona uma linha de defesa ao organismo, regulando o bom funcionamento do corpo humano.

Tome muito cuidado com o manuseio e a preparação dos alimentos. No verão, a proliferação de bactérias é elevada devido ao calor, podendo causar certos tipo de contaminação aos alimentos. Por isso, lave sempre muito bem todas as frutas e verduras ante de comer.
E maneire no consumo de bebidas alcoólicas. Quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação e à perda de líquido intensa pelo organismo.
Fonte: Fina Forma

Açaí, conheça seus benefícios!

Quem resiste a um açai geladinho nesses dias quentes, não é mesmo? Mas quais será que são os verdadeiros benefícios do fruto típico do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá? E os mitos?
Uma das coisas que pouca gente sabe, por exemplo,  é que ele tem vários benefícios para quem está obeso ou sobrepeso. Isso se ele for ingerido na quantidade adequada e também na versão sem açúcar ou xarope de guaraná, segundo afirmam estudos. Ou seja,  apesar de seu alto valor calórico, pode ser usada para auxiliar na perda de peso.
 
Outro benefício é consumir o açai antes de praticar atividade física. Ele tem inúmeras vitaminas e minerais que garantem energia o suficiente durante o exercício.
O açai é cheio de nutrientes, por isso que o fruto só traz benefícios para a saúde através de seus antioxidantes que eliminam os radicais livres, o que previne bem as doenças cardiovasculares e circulatórias, além disso o açaí também possui muita gordura poli saturada e monoinsaturadas, que são as gorduras do bem que protegem o nosso organismo.
Um mito é que o açaí não é uma fonte muito rica em ferro, pois em 100 gramas do fruto encontramos apenas 1,5 mg de ferro, o que não corresponde as expectativas de muita gente.
Fonte: Yahoo