sábado, 19 de dezembro de 2015

Aperitivos com menos de 100 calorias! Nutritivos e fáceis para fazer!

GRÃOS DE BICO TORRADOS

Melhor que os amendoins e bem mais saudáveis, os grãos de bico torrados têm tudo para agradar. Eles são super fáceis e rápidos de serem feitos. Você vai ficar surpreso de não ter pensado nisto antes. Fazê-los é muito simples: pegue uma porção de grãos de bico, junte ½ a 1 colher (de sopa) de azeite e tempere a seu gosto. A páprica, o curry e o cominho são condimentos que combinam muito bem neste tipo de receita, mas coloque o que você gosta: especiarias, sal, pimenta do reino, pimenta, ervas ... Misture tudo, coloque em tabuleiro ou placa e leve ao forno a 180° C, por 10 a 15 minutos. Cinco minutos antes do fim, aproveite para terminar o cozimento na função "grill", eles ficarão mais torrados e crocantes. Podem ser conservados até uma semana em vidros hermeticamente fechado. Você vai amar esta alternativa menos calórica e mais sudável!
OS BASTÕEZINHOS DE LEGUMES CRUS
Cenoura, pepino, aipo são perfeitos para fazer bastõezinhos de legumes para mastigar. Podem ser comidos crus simplesmente, eles são deliciosos e saudáveis. Mas se você gosta de um toque a mais para acompanhar, você pode optar por dips à base de iogurte natural, temperados com cebolinha, sal e temperos. Se você não quer ter o trabalho de fazer estes bastões, sirva apenas tomates cerejas, pequenos rabanetes ou couves de Bruxelas. Tira-gostos garantidos, sem muitas calorias... e sem culpa!
Legumes com dips, uma delícia saudável!
AS SEMENTES DE ABÓBORA
Os grãos de abóbora são os grãos encontrados na abóbora, moranga, moranga japonesa,etc. Você pode prepará-los em casa ou comprar prontos em lojas e supermercados. Para prepará-los em casa: deixe que sequem e depois torre-os no forno, a 180° C , durante 20 minutos, até que fiquem um pouco coloridos. Basta um pouco de sal e temperos e estão prontos para substituir os amendoins no seu aperitivo. Menos calóricos e mais saudáveis pois trazem mais proteínas (30%), fibras e vitaminas. Podem também ser preparados numa panela, sem necessidade de óleo.

OS CHIPS DE LEGUMES NO FORNO


Os chips para aperitivos, nós amamos e são praticamente indispensáveis. Os comprados em supermercados são geralmente muito gordurosos e salgados. Fazer em casa é a melhor solução para se ter chips leves e pobres em gordura. Você pode prepará-los com batatas, mas deve ter interesse em fazê-los com outros legumes e sempre no forno. Você deve escolher os legumes, lava-los e cortá-los em lâminas finas. Depois leve-os ao forno a 110° C, num tabuleiro ou placa, durante 1h15 a 1h30, deixando a porta ligeiramente aberta. Tome conta do cozimento pois os legumes não têm o mesmo tempo de secagem e alguns podem secar mais rápido. Acrescente o sal ao retirá-los do forno, deixe esfriar e sirva. Podem também ser preparados no microondas. Você vai ter chips gostosos e 0% de calorias.

O ABACATE


Para substituir as tradicionais torradas com tapenades (pasta de azeitonas verdes ou pretas), muito mais gordurosas e calóricas, prefira servi-las com guacamole. Ela é facilmente preparada em casa e pode ser servida com camarões (pouco calóricos) além das torradinhas. Você pode também cortar o abacate em cubos, temperá-los e servir com palitos. Estou de acordo que o abacate é uma fruta calórica, deve ser consumido com moderação, mas os benefícios para a saúde são tantos (rico em potássio e ômega3) que este pecadinho pode ser perdoado... Ele é muito mais saudável que as tapenades, molhos industriais e tomates em conserva.

OS FIGOS

O figo é rico em água e fibras. Mesmo se estamos acostumados a comê-lo em sobremesas, é também muito apreciado para ser comido no aperitivo. Para isto você pode comê-lo cru, descascado ou não, ou com um vinagrete ou queijo leve. Você pode servi-lo também enrolado em uma fatia de presunto cru ou branco de peru (melhor e menos calórico) e mesmo em brochette, alternando com pedacinhos de muçarela. Prefira sempre figos bem frescos, os secos são muito mais calóricos.
Fonte:MSN

Receitas Nutritivas para quem não gosta de legumes, verduras e frutas!



Bolo de chocolate com abobrinha
Ingredientes
4 abobrinhas descascadas
1 xícara + 1/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de cacau em pó ou chocolate em pó
1 colher de chá de pó de café (expresso de preferência)
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 ovo
Meia xícara de açucar mascavo
Meia xícara de açucar refinado
4 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
1/4 de xícara de óleo (canola)
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 graus por cerca de 15 minutos. Rale as abobrinhas na parte mais grossa do ralador, isso vai facilitar a mistura depois, não se preocupe ela vai desaparecer no bolo mas tem a vantagem de usar menos farinha e ter um bolo bem fofinho. Coloque as abobrinhas raladas em uma peneira e aperte para tirar o excesso de água. Em uma tijela grande, misture a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio, o café, o sal e misture tudo muito bem. No liquidificador coloque a abobrinha, o ovo, os dois acúcares, a manteiga derretida, o óleo e o extrato de baunilha. Bata bem até tudo ficar homogêneo. Ainda no liquidificador, coloque a mistura "seca" (farinha, cacau, café, etc.) junto com a que você acabou de bater e bata novamente até ficar bem incorporado. Coloque na forma do bolo a mistura e asse, de 30 a 35 minutos são suficientes. Retire do forno, deixe esfriar, depois você pode cortar ele ao meio e rechear com uma ganache de chocolate, creme de avelãs ou cobrir com outra cobertura a seu gosto, por exemplo, uma calda de frutas vermelhas. Ninguém vai imaginar é que esse bolo tem abobrinha nele!

CARPACCIO DE MELANCIA





Ingredientes

3 fatias de melancia com 1 dedo de espessura sem caroços
1 colher de sopa de mostarda de preferência Dijon
1 colher de sopa de alcaparras picadas
1 colher de chá de limão
2 colheres de chá de azeite
Queijo parmesão relado
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparoPara conseguir a textura de carne, coloque um pano sobre uma bancada, depois uma das fatias da melancia e por cima pressione levemente com o outro pano para retirar o suco da melancia, vai sair bastante água, por isso o pano embaixo é necessário. Continue pressionando com cuidado para não "quebrar" a fatia, você vai perceber que ela vai ficar parecendo um pedaço de carne, flexível. Repita com todas as fatias. Misture a mostarda com as alcaparras picadinhas, o limão e o azeite e misture bem, vai parecer uma textura de maionese. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Para servir, coloque os pedaços de carpaccio e sobre eles um pouco de sal, pimenta e por cima o molho de mostarda e salpique o parmesão ralado, se tiver umas ervas, coloque.
BRIGADEIRO DE CASCA DE BANANA


cascas de banana em tiras
Água suficiente para cozinhar
1 xícara de adoçante tal e qual ou açúcar se preferir
1 colher (sopa) de margarina light
1 colher (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite desnatado morno
1 xícara de leite em pó desnatado (sem água)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 pacotinho de chocolate granulado
Modo de fazer 
Lave bem e cozinhe em uma panela as cascas da banana com a água e o adoçante até ficar pastoso. Acrescente os demais ingredientes mexendo até o preparo desprender do fundo da panela. Despeje a mistura em um prato para esfriar. Unte as mãos com margarina, faça as bolinhas e passe-as no chocolate granulado.
Fonte:MSN