sábado, 8 de agosto de 2015

Especial culinária light para os dias dos pais!

Churros light


Ingredientes

Massa
- 2 xícaras (chá) de água (400ml) 
- 3 colheres (sopa) de Adoçante Culinária Lowçucar(18g)
- 1 colher (café) Sal Light Magro 70% Menos Sódio (3g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240g)
- 2 colheres (sopa) de margarina culinária (40g)

Recheio:
- 1 embalagem de Doce de Leite Lowçucar Zero Açúcar (220g)
- Frutose e canela em pó para polvilhar


Modo de Preparo

Leve ao fogo uma panela com a água, a margarina e o sal. Ao ferver, coloque a farinha (de uma vez) e mexa bem até formar uma bola e desgrudar do fundo da panela. Tire da panela e coloque em uma superfície para moldar (o ideal é ter a maquininha de churros, mas se não tiver modele em formato de rolinhos e corte do tamanho que quiser). Para rechear é necessário perfurar todo o centro do rolinho. Para substituir a maquininha, a sugestão é usar uma embalagem com ponta, do tipo catchup. Nesse caso terá que cortá-los em tamanho menor e fazer mini churros. Depois de moldar e perfurar, fritar em óleo bem quente para dourar. Aplique o recheio e finalize com canela e frutose.

Calorias por porção: 68 Kcal

Receita enviada por: Lightsweet - 

Torta de morango light



Ingredientes

Massa:
- 7 ovos (350g)
- 3/4 xícara (chá) de Adoçante Culinária Lowçucar(80g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120g)
- 1 colher (sopa) de emulsificante (25g)
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó (5g)

Recheio:
- 2 colheres (sopa) de amido de milho (20g)
- 2 xícaras (chá) de leite desnatado (400 ml)
- 1/2 embalagem de Pó para preparo de sobremesa sabor leite Lowçucar Zero Açúcar (110g)
- 1 embalagem de Pó para gelatina Lowçucar Zero Açúcar morango(10g)
- 10 morangos limpos e picados 

Cobertura:
- 1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco (300g)
- 3 colheres (sopa) Adoçante culinária Lowçucar (24g)


Modo de Preparo

Massa: 
Na batedeira coloque os ovos, o adoçante, o emulsificante e bata até dobrar de volume. Desligue a batedeira, adicione a farinha, o fermento e misture delicadamente. Coloque em uma forma de 26 cm de diâmetro e leve para assar em forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 30 minutos. 

Recheio: 
No liquidificador prepare o leite condensado conforme as instruções da embalagem. Acrescente o restante dos ingredientes na panela, exceto a gelatina, os morangos e leve ao fogo até obter um creme homogêneo. Desligue o fogo, transfira o creme para um refratário, cubra com filme plástico e deixe esfriar. Depois de frio, coloque na batedeira junto com o pó para gelatina e bata por aproximadamente três minutos. Adicione os morangos, misture delicadamente e reserve. 

Cobertura: 
Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata até obter o ponto de chantilly. 

Montagem: 
Corte a massa ao meio, espalhe o recheio, coloque a outra parte da massa e cubra com chantilly. Decore de acordo com a sua preferência.

Calorias por porção: 83 Kcal cada 

Receita enviada por: Lightsweet - 
Fonte: Guia da culinária

Bacalhau com crosta de Linhaça, Chia e Sal Rosa do Himalaia - 

Ingredientes

- 4 postas de bacalhau
- 1 1/2 xícara de chá de azeite extra virgem
- 1 colher de sobremesa de sal rosa do Himalaia
- 2 dentes de alho amassados
- 1 xícara de chá de farinha de linhaça
- 1/2 xícara de chá de farinha de chia


Modo de Preparo
Retire o sal das postas de bacalhau deixando-as em água por 12 horas. Neste período é importante trocar a água pelo menos duas vezes. Após dessalgar, coloque em uma frigideira 1/2 xícara de azeite e doure as postas de bacalhau em fogo alto. As postas devem ficar crocantes por fora e macia por dentro.
Em um recipiente misture o alho e o sal formando uma pasta, acrescente a farinha de linhaça e chia, e 1/2 xícara de azeite. Pincele esta pasta na superfície das postas já douradas. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos a 180ºC. Retire do forno e finalize com o restante do azeite.

Calorias: 240 cal/porção

Receita enviada por: Empório do Mel - 

Brochete de frango com alecrim e gengibre


Ingredientes

Peito de frango cortado em cubos
Alho
Sal
Pimenta dedo de moça
Lascas de gengibre
Alecrim
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de suco de limão
Espetinhos


Modo de Preparo

No liquidificador, bata o alho, a pimenta, o sal, o gengibre, um pouco de alecrim, a manteiga e o suco de limão até formar uma pasta. 
Envolva os cubos de frango com esta pasta e leve á geladeira por uns 40 minutos.
Espete os cubinhos temperados nos espetinhos e leve ao forno até que fiquem bem douradinhos. 
Se tiver grill, também serve. Antes de servir, salpique mais alecrim.
Antes de espetar os franguinhos, molhe os palitos com água, assim o espeto não queima.

Fonte: Guia de culinária

Pizza de Tortilla- menos calórica e deliciosa!


OS INGREDIENTES


Para duas pessoas:
2 Tortillas de trigo (pode usar aqueles pães tipo RAP10)
600 g de tomates em conserva amassados (ou molho de tomate)20 tomates cerejas
60 g de queijo feta
90 g de queijo (prato, Jong,ou mussarela)
Azeite
Flor de sal e pimenta do reino de moedor
Manjericão para servir


PREPARAR O MOLHO

Coloque o molho numa frigideira e aqueça em fogo médio durante uns vinte minutos, afim de deixá-lo bem espesso. Tempere.


ACRESCENTAR TOMATES

Acrescente os tomates cerejas, com o lado curvo para baixo. Pincele as bordas das Tortillas com azeite. Coloque também um pouco de azeite sobre a guarnição.


ASSAR
Leve ao forno, a 180° C, por uma dezena de minutos. As bordas das Tortillas devem ficar douradas. Moa a pimenta do reino sobre cada Tortilla (não muito) e sirva com as folhas de manjericão. Agora é só saborear!
Fonte: Minha Vida

Alimentos e álcool ajudam a aumentar a gordura abdominal.

Lutar contra a gordura abdominal lhe parece uma batalha perdida? Há alimentos que pode evitar, uma vez que causam mais gordura abdominal do que outros.
E “os alimentos que deve ingerir são tão importantes como os alimentos que deve evitar quando quer perder peso, especialmente na zona abdominal”. Confira as cinco comidas que deve evitar ou que está a comer de forma errada, segundo Traci D. Mitchell:
Claras de ovo: As claras de ovo não são propriamente más, mas evitar a gordura saudável, vitaminas e minerais nas gemas faz com que não aproveite todo o potencial deste alimento. Evitar comer gordura é provavelmente um dos maiores erros que alguém com gordura abdominal pode fazer. Ingerir um pouco mais de gordura ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e, portanto, a insulina, os quais, quando desregulados, são sinais de que a gordura da barriga vai ser um problema, sugere Traci. Em vez disso, coma o ovo inteiro. Ou dois, o seu corpo e a sua barriga agradecem.
Iogurte magro de aroma: O iogurte é outro alimento cuja versão gorda, no geral, é bastante saudável. Quando escolhe um iogurte com aroma magro, a pensar que está a comer um alimento saudável, está, pelo contrário, a ingerir uma quantidade incrível de açúcar (ou adoçantes artificiais) e conservantes e aromatizantes artificiais. Se tem gordura abdominal, os açúcares são uma coisa a evitar. Opte por um iogurte natural e adicione-lhe canela, nozes, sementes ou fruta fresca.
Barras de cereais: Tal como os iogurtes magros com aromas, muitas barras de cereais ou barras energéticas estão cheias de açúcar e conservantes. Cada barra pode ter entre 4 a 10 colheres de chá de açúcar. Tanto açúcar, além de não ajudar a gordura abdominal, vai fazer com que sinta fome mais rápido e por isso acaba por comer mais.
Smoothies: Mitchell diz que os smoothies são uma categoria alimentar com a qual tem uma relação de amor/ódio. São uma ótima opção quando são feitos em casa mas quando comprados em estabelecimentos onde já vêm preparados cada smoothie pode conter mais de 15 colheres de chá de açúcar. Prepare estes sumos em casa e escolha alimentos como abacate, espinafres, sementes de chia e gelatina, aconselha.
Quando quer perder a gordura abdominal, mais do que tudo, deve ter atenção à qualidade do que come. Se come comidas embaladas, verifique a quantidade de açúcares adicionados. E não receie a gordura saudável nem a proteína, uma vez que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e o mantêm saciado por mais tempo.
Fonte: MSN

O que leva a comer demais?

Comer demais é um problema mais complexo do que se possa pensar. Muitas vezes não notamos que estamos comendo demais e até pode haver situações que nos colocam numa situação menos favorável na hora de ter cuidado com a alimentação.
Tendo isto em conta a revista Health reuniu alguns motivos que o podem levar a ingerir mais calorias do que desejaria e como os combater.

Marketing da comida ‘fitness’. Um estudo publicado no Journal of Marketing Research concluiu que quando os alimentos têm uma etiqueta ‘fitness’ ou relacionada muitas pessoas têm tendência para inconscientemente comer mais e exercitar-se menos. Criando a ideia de que ao estarem comendo algo ‘fitness’ estão cuidando do corpo sem precisar praticar exercício físico.
Solução: A melhor forma de ‘quebrar’ os efeitos do marketing destes produtos é informar-se, sugere o mesmo site. Conheça os ingredientes e perceba se o seu corpo precisa mesmo daquele alimento.
Beber álcool. Um estudo publicado no journal Obesity sugere que beber álcool deixa o cérebro das mulheres mais sensível aos cheiros da comida, fazendo com que comam mais e façam escolhas mais calóricas. Além das calorias que a própria bebida pode conter. E, mesmo as bebidas ditas ‘light’ têm adoçantes artificiais que fazem pior à saúde e aumentam a concentração do álcool no sangue. 
Solução: Se sabe que beber o pode deixar com vontade de comer mais, planeje a refeição com antecedência. Veja o cardápio do restaurante online e decida logo o que vai pedir, depois, mantenha a sua escolha. Se fizer um jantar em casa opte por servir opções mais saudáveis, como petiscos e não se esqueça da salada.
Petiscar com frequência. Claro que deve fazer pequenos lanches pelo menos entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e o jantar. Mas, petiscar sem ter fome e sem se dar conta pode prejudicar a dieta alimentar. Um estudo publicado no journal Eating Behaviors concluiu que petiscar quando não se tem fome pode engordar tanto como comer comidas muito calóricas ou porções grandes. 
Solução: Verifique o seu nível de saciedade antes e depois de cada refeição e lanche, bem como o seu humor e pensamentos, recomenda a nutricionista . Ao prestar atenção a isto pode notar que muitas vezes come, não porque tinha fome mas, porque lhe ofereceram comida, porque achava que era saudável petiscar qualquer coisa, ou porque estava triste ou ansioso.
Fonte: MSN