quarta-feira, 8 de julho de 2015

Exercícios queimam mais calorias no inverno?

Com a chegada do inverno, muita gente acredita que vai queimar mais calorias ao praticar exercícios do que no verão. Há estudos que confirmam essa hipótese, enquanto outros negam. Especialistas ouvidos pelo UOL não acreditam que o frio influencia no metabolismo.

"Se no frio as pessoas queimassem mais gordura, a população que vive em países próximos dos polos seria magra", exemplifica Saturno de Souza, diretor técnico da Bio Ritmo e educador físico.
A estação, inclusive, pode atrapalhar quem quer manter a forma. "No inverno, o corpo queima menos gordura, pois precisa dela para se proteger do frio. O nosso corpo sabe o que precisa para sobreviver e a proteção térmica é uma delas", completa Luciana Menkel, diretora de operações da Curves e fisiologista.
Além disso, as roupas também costumam esconder o corpo, o que faz com que a percepção da pessoa a respeito de seu corpo mude. "A pessoa não deve se iludir pelo fato de usar uma quantidade maior de roupas sobrepostas no inverno e fingir que nada está acontecendo. Se ela diminuiu o treino e está comendo mais, vai engordar", afirma Souza.
Souza destaca, ainda, que durante a estação a frequência dos alunos na academia diminui. "O que ocorre é que existem coisas mais convidativas do que colocar uma roupa de ginástica, que tem um tecido mais leve e faz a pessoa sentir um frio inicial, como happy hour e outros eventos", aponta.
Recomendações
Para os que perdem o estímulo para sair de casa para treinar, Souza indica colocar peças leves sobrepostas para não sentir o frio inicial. "Assim a pessoa pode ir retirando as peças conforme tiver calor", afirma.
Menkel também alerta para o alongamento e a hidratação. "No inverno, os músculos estão mais duros, então é preciso alongar de forma prolongada para não ter lesões. As pessoas costumam beber menos água no inverno, mas ela é tão importante quanto no verão, pois o corpo precisa do líquido para diversas transformações químicas", afirma.
A alimentação também não deve ser descuidada, mesmo com uma oferta de alimentos mais calóricos durante a estação. "Normalmente as pessoas não querem consumir saladas no inverno, por exemplo, portanto o ideal é que a pessoa ao menos compense esse aumento de calorias no tempo de exercícios físicos que ela pratica", determina Souza.

O cardiologista e médico do esporte do HCor, Nabil Ghorayeb, indica manter a temperatura ambiente em torno de 20ºC e evitar vento frio. “Com o frio, o corpo sofre com as baixas temperaturas e com a vasconstrição periférica, mecanismo que favorece a concentração de sangue nas regiões mais centrais do corpo, deixando as extremidades mais frias. Para que o organismo não sofra no momento do treino ou atividade física o aquecimento prévio, com movimentos leves, facilitam a adaptação do metabolismo no momento do exercício”, completa o cardiologista.
Fonte: Uol

Dicas para cuidar de seu peso no inverno!

O verão é conhecido por ser a época em que as pessoas emagrecem e suam a camisa. Todavia, essa não é uma "verdade absoluta" e dá sim para perder medidas ou manter o corpão nos dias frios do inverno. Seguem algumas dicas para cuidar de seu corpo no inverno:
1. Saia no sol - mesmo nos dias frios procure ficar alguns minutos exposto ao sol, principalmente pela manhã. O sol é um dos grandes responsáveis por estimular a liberação de serotonina, a grande responsável por nos fazer sentir bem e feliz, com isso sua ansiedade e vontade de consumir doces com certeza irá diminuir durante o dia;
2. Aumente a ingestão de proteínas! Um estudo publicado por um médico endocrinologista americano mostrou que ao aumentar a ingestão de proteínas de 15% do consumo total energético diário para 30 %  faz o consumo de calorias no dia cair em aproximadamente 440 Kcal, isso porque a proteína dará uma maior sensação de saciedade por um tempo mais prolongado e com isso enganamos nosso cérebro pensando que comemos mais do que realmente comemos.Mas, atenção: dê preferência para proteínas magras;

3. Inove suas receitas favoritas, procure formas mais saudáveis e menos calóricas de preparar os alimentos que mais gosta de consumir. Por exemplo, diminua ou exclua o uso de óleo e açúcar, prepare os alimentos no forno e evite frituras, troque a farinha branca por farinha de linhaça ou chia, entre outras pequenas mudanças que no final trazem grandes benefícios;

4. Procure um profissional da área de nutrição para te orientar em uma boa dieta. O inverno é um ótimo período para iniciar um plano de emagrecimento com atividade física, pense que você quer chegar magrinha no verão;

5. Abuse dos chá termogênicos e do café, sempre que achar que está entendiada e quer comer, prepare um chá quentinho ou um café e vá ler um livro;

6. Troque o seu pão de manhã por um mingau de aveia com água e 1 colher de chia e de cacau em pó sem açúcar. Se quiser, ainda pode colocar uma fruta. A aveia é super confortante nos dias frios e cheia de fitoquimicos e benefícios para a saúde;

7. Não tenha preguiça de praticar atividade física . Essa é uma ótima maneira de aquecer o seu corpo nos dias frios;

8. Não gosta de comer a salada fria nos dias de inverno ? Pode preparar algumas folhas refogadas com alho e cebola como acompanhamento das suas proteínas. Exemplos: couve, repolho, escarola...;

9. Outro alimento para acompanhar suas refeições é o cogumelo shiitake, que tem baixa caloria e grande valor nutricional, fonte de fibras, selênio, riboflavina, tiamina, ácido folico, vit b6 e zinco. Ele também auxilia o sistema imunológico;

10. Coma mais alimentos apimentados. As pimentas têm efeito termogênico que podem auxiliar no emagrecimento;

11. Sempre tenha em mãos uma garrafa com água ou chá.
Fonte:Uol