sábado, 27 de junho de 2015

Alimentos que ajudam a diminuir o cansaço e a ansiedade.

A fadiga, a ansiedade e o estresse parecem que são os males da vida moderna e frequentemente as pessoas acordam já cansadas, como não tivessem dormido. O desgaste atrapalha o rendimento escolar e o desempenho no trabalho, além de prejudicar a concentração e causar mal estar. É bem sabido que esses sintomas são muitas vezes provenientes da correria do cotidiano. O que poucas pessoas sabem é que uma dieta adequada pode reverter a situação. Veja nossas dicas de alimentos que vão te dar aquele pique para o dia-a-dia.
1. Banana. Essa fruta é bem conhecida por ser fonte de potássio e proteínas e é normalmente consumida antes das atividades físicas. Mas além desses nutrientes, a banana contém o aminoácido triptofano que produz a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
chocolate fadiga2. Chocolate. Além de gostoso, o chocolate possui quantidades apreciáveis de antioxidantes e estimulantes do sistema nervoso central, como a cafeína, teobromina e feniletilamina. Essas substâncias ajudam na concentração e no alerta, além de dar energia e disposição. ATENÇÃO: consuma, de preferência, o chocolate com grande quantidade de cacau (acima de 80%).
3. Gengibre. Essa raiz é usada há milênios por diversos povos devido a suas propriedades. Uma delas é de ser estimulante do sistema nervoso central. Na forma de chás ou sucos, os gingeróis (princípios ativos do gengibre) dão disposição e ânimo, além de combater os radicais livres.
4. Maçã. Muitas pessoas não sabem, mas a maçã é uma poderosa aliada no combate à fadiga. Além de possuir frutose (açúcar natural das frutas), a maçã tem ácido málico, um dos componentes energéticos do corpo humano.
gengibre fadiga5. Café. Esse grão é um velho conhecido como estimulante e energético. As consideráveis quantidades de cafeína (um estimulante do sistema nervoso central) ajudam a espantar o sono e o cansaço. O café tomado pela manhã ou à tarde reduz o desgaste físico e mental e aumenta a capacidade do cérebro de agir rápido e se concentrar. Outro produto com propriedades semelhantes é o chá verde.
6. Carne vermelha. As carnes, sobretudo a vermelha (de boi, vaca, etc), possuem grandes quantidades de vitaminas do complexo B que regulam o bom funcionamento do cérebro e evitam doenças como a depressão. Além disso, as carnes são ricas em minerais como zincoferro e cobre, que são antioxidantes e ajudam na manutenção do sistema imune.
7. Peixes e frutos do mar. Além de possuírem grandes quantidades de zinco e selênio (importante para diminuir o cansaço e a ansiedade), essas carnes brancas possuem ômega-3, um óleo essencial para o bom funcionamento do cérebro e coração.
omega 3 fadiga8. Grãos. Os grãos são excelentes fontes de proteínas e diversos minerais. A aveia, por exemplo, estimula a liberação de serotonina. A linhaça é rica em ômega-3 e ajuda a oxigenar o cérebro e os músculos. Grãos integrais são ricos em magnésio, mineral importante para o cérebro.
9. Laranja. A grande quantidade de vitamina C ajuda a combater os radicais livres que desgastam as células musculares e cerebrais. O cálcio presente também combate o cansaço muscular.
10. Alface. Rica em lectucina, essa folha verde atua como calmante e combate o estresse e irritação. O fosfato presente na alface é excelente para as funções cerebrais, ajudando na memória, raciocínio e concentração.
maça contra fadiga11. Mel. Rico em glicose, o mel é fonte rápida de energia para as células, pois é rapidamente absorvido. Experimente adoçar sucos e chás com o mel.
12. Açaí. Alimento que é rico em calorias e que fornece grande quantidade de energia. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, cálcio, fósforo e proteínas. O açaí é normalmente combinado com mel e granola. ATENÇÃO: o açaí é extremamente energético e pode engordar.
A lista de alimentos não pára por aqui. Existem diversos grãos, frutas, legumes e sementes que auxiliam no combate à fadiga, cansaço, estresse e ansiedade. Tente diversificar sua dieta e consumir esses alimentos nos momentos em que se sente mais cansado.
Fonte: Criasaude

Receitas da Dieta Dunkan

Torta de Frango Dukan

Ingredientes
Massa
2 ovos
1 pote de iogurte desnatado
4 colheres de sopa cheias de queijo cottage (0% gordura)
4 colheres de sopa de requeijão zero
Sal e orégano a gosto
Recheio
1 peito de frango cozido e desfiado (reserve o caldo)
3 cebolas
2 dentes de alho
Salsinha, cebolinha, pimenta do reino e sal a gosto
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes de massa no liquidificador e reserve. Refogue as cebolas e o alho com um pouco do caldo de frango até amolecerem e ficarem transparentes. Acrescente o frango desfiado e o restante dos temperos e espere secar. Em uma assadeira, ponha uma camada de massa, o frango refogado e o restante da massa. Por último adicione o orégano. Pré-aqueça o forno a 180 graus e deixe assar por aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Opções de recheios: Atum refogado com pouca cebola, cubos de queijo frescal e peito de peru, carne moída refogada.

Abobrinha recheada Dukan

Ingredientes
4 abobrinhas 
500g de carne moída magra 
Um pote de salsa verde (molho de tomate verde com pimenta) 
200g de queijo cottage com 0% de gordura 
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Corte as abobrinhas em duas, verticalmente. Retire as sementes. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture a carne, a salsa verde e o queijo cottage. Preencha as abobrinhas com a mistura. Leve ao forno por 30 minutos a 240 graus.

Omelete Dukan

Ingredientes
3 claras
1 gema
1 colher de sopa de requeijão zero gordura
Cebolinha a gosto
Cheiro verde a gosto
Modo de preparoBata as claras até que fiquem em neve. Depois acrescente a gema, a cebolinha e o cheiro verde e bata até conseguir uma mistura homogênea. Em uma frigideira aquecida (não use óleo), adicione a misture a dê forma a omelete. Depois de assar os dois lados, sirva adicionando o requeijão para dar um toque especial.

Empadinha Dukan

Ingredientes
2 ovos
1 lata atum light (Pode substituir o atum por 200 gr de frango desfiado ou por camarão)
1 fatia de queijo light
1 colher de sopa de cebola picada
1 e ½ colher de sopa de farelo de aveia
1 pitada (s) de salva
1 pitada (s) de coentro
1 pitada (s) de sal
1 colher de café de fermento em pó
Modo de preparo
Escorra o atum e misture com o queijo light previamente amassado. Acrescente a cebola e os demais temperos e reserve. Em uma tigela à parte, bata as claras em neve, peneire a gema e acrescente às clara batidas e bata mais um pouco. Acrescente a pitada de sal, o farelo de aveia e o fermento em pó e misture delicadamente. Agregue essa mistura delicadamente ao atum que foi temperado anteriormente. Coloque em forminhas de silicone ou refratário. Asse em forno médio por aproximadamente 25 minutos.

Bolo de Caneca Dukan

Ingredientes
1 ovo
1 colher (sopa) de farelo de trigo
1 e ½ colher (sopa) de farelo de aveia
3 colheres (sopa) de leite desnatado
2 colheres (café) de fermento em pó
1 colher (chá) de pó de suco Clight sabor da preferência
Modo de preparo
Misturar tudo em um xícara alta com um garfo, colocar no micro-ondas por 3 minutos (sempre controlando para não queimar ou transbordar). Dica de cobertura: 2 caixas de iogurte desnatado com 1 caixa de pó de suco Clight. Misture tudo e coloque por cima do bolinho já pronto.

Pão de cebola Dukan

Ingredientes
6 colheres de sopa de farelo de aveia
2 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de leite desnatado em pó
6 colheres (sopa) de leite desnatado
1 colher (chá) de fermento em pó
1 cebola media picada
Sal a gosto
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes e por último adicione o fermento e a cebola. Coloque em uma forma de silicone e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 15-20 minutos.

MOUSSE DE LIMÃO DUKAN

Ingredientes
2 folhas de gelatina
½ limão 
1 ovo 
2 colheres de sopa de adoçante 
250g de requeijão cremoso com 0% de gordura

Modo de preparo
Mergulhe as folhas de gelatina em uma tigela de água fria. Raspe meio limão e reserve. Quebre um ovo, separando a gema da clara. Misture a gema, o adoçante, as raspas de limão e 50g de requeijão. Misture com um batedor de ovos, para obter uma massa lisa, de cor amarelo-palha. Transfira a mistura para uma panela pequena e leve ao fogo brando. Esquente a mistura por 2 minutos, depois retire do fogo e adicione a gelatina cuidadosamente escorrida. Misture bem, até a gelatina se dissolver completamente. Bata o requeijão para torná-lo mais liso e adicione ao creme de limão. Bata a clara em neve, até que fique bem firme. No fim, adicione o resto do adoçante e bata por mais alguns segundos. Incorpore delicadamente a clara em neve ao creme de limão. Leve à geladeira.

Fonte: MSN