quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA COM CUIDADOS ANTI-IDADE


Confira abaixo as propriedades de alguns alimentos ricos em antioxidantes que, além de protegerem a pele dos efeitos do sol, ainda prolongam a juventude.
  • Frutas coloridas (melancia, amora, uva, ameixa, mamão e tomate): ricas em betacaroteno e licopeno, protegem a pele e ainda garantem um bronzeado mais bonito e uniforme. Use o tomate em molhos, as frutas para o preparo de sucos ou como opções de lanches entre as refeições.
  • Peixes: contêm Ômega 3, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Ajuda a diminuir a vermelhidão causada pela exposição ao sol. A sardinha pode ser uma boa opção no verão.
  • Cacau: rico em flavonóides, protege a pele do sol e evita manchas. Pode ser usado salpicado sobre a salada de fruta ou em iogurtes.
  • Chá verde: contém polifenóis, que protege a pele contra os danos causados pela exposição moderada ao sol.
Aprenda duas receitas que ajudam a deixar você mais jovem e saudável:

SALADA DE QUINUA E SALSA

Ingredientes:
  • ¾ de xícara (chá) de quinua lavada e escorrida
  • 1/3 de xícara (chá) de salsinha picada
  • 1 pepino pequeno descascado e cortado em cubos
  • suco de ½ limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem
Modo de preparo:
Em uma panela grande, coloque um litro de água para ferver. Junte a quinua, tampe a panela e abaixe o fogo, cozinhando por 15 minutos ou até que a quinua fique macia. Em seguida, escorra a quinua e deixe esfriar. Misture os outros ingredientes e sirva.
Dica:
Esta salada pode ser feita com antecedência e servida em temperatura ambiente.

GELATINA DE ROMÃ

Ingredientes:
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 500 ml de suco de romã
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 2 colheres (sobremesa) de agar-ágar
  • 1 xícara (chá) de uvas sem caroço, cortadas ao meio
  • açúcar demerara a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, misture a água, o suco de romã, o suco de laranja, o agar-ágar e o açúcar demerara. Mexa até dissolver o açúcar e o agar-ágar. Em seguida, leve ao fogo até levantar fervura, mexendo de vez em quando. Cozinhe por 5 minutos. Divida as uvas sem caroço em 8 taças e complete com a mistura de suco de romã, laranja e agar-ágar. Leve à geladeira por 3 horas e sirva.
Fonte: Personare

Cuidados no Carnaval nunca são demais! Confira!

dicas alimentacao carnaval Cuidados com a alimentação no carnavalPara evitar a desidrataçãotonturas e quedas de pressão nos dias de folia, alguns alimentos ajudam na reposição da energia necessária para que o pique dure até o último dia. Com o calor intenso e o suor excessivo, principalmente para quem escolhe pular o carnaval nos blocos de rua, é preciso redobrar o cuidado com a alimentação e a ingestão de muita água, sucos naturais e frutas são essenciais para o equilíbrio do corpo.
alimentação precisa ser reforçada com a ingestão de carboidratos e líquidos, evitando gorduras. Essa é a sugestão da nutricionista , que sugere ainda as opções, barras de cereais, frutas secas e frutas em geral como ótimas alternativas para o clima quente. “O ideal é dar preferência a uma massa como macarrão integral com molho de tomate, pão integral com queijo branco ou torrada integral com geléia, por exemplo, antes de sair para o bloco. Verduras e legumes também são sempre uma boa opção”, completa a nutricionista, que ainda ressalta a importância de se evitar alimentos processados como maionese e camarão.

Além disso, o consumo de líquido deve ser mesmo em excesso antes, durante e depois da folia. “Para evitar que o corpo desidrate, vale água, água de coco, bebidas isotônicas, sucos naturais, como de melancia, melão e limão, que são os menos calóricas”, afirma a nutricionista. A nutricionista também alerta sobre as bebidas energéticas, que não devem ser consumidas em grande quantidade e nem devem estar associadas às bebidas alcoólicas, uma vez que a mistura pode desencadear efeitos indesejáveis, como a elevação da pressão arterial e da frequência cardíaca, por exemplo. “Para não acabar com o carnaval de ninguém, é importante intercalar o consumo de bebidas alcoólicas e a ingestão de líquidos hidratantes para o organismo constantemente. Uma boa dica é beber água, pelo menos, de meia em meia hora”, afirma a nutricionista.
Outro cuidado, não menos importante, é com a qualidade do alimento que está sendo consumido. O clima quente aumenta a chance de proliferação de bactérias e as comidas tendem a estragar com muita facilidade. Os espaços mais cobiçados pelas bactérias são geralmente as lanchonetes, bares e restaurantes. Por isso, é importante perceber e avaliar a limpeza e as boas condições de higiene do lugar antes do consumo.
Fonte: Corpo Saun