domingo, 8 de fevereiro de 2015

Carnaval exige cuidados antes, durante e após a folia

 
1) Quais são os cuidados com a alimentação que devem ser tomados no carnaval?
Carnaval é sinônimo de descontração. São quatro dias de música, suor e folia. A alimentação que antecede ao cardápio do carnaval exige uma atenção especial. A preparação requer refeições balanceadas, ricas em alimentos de fácil digestão, livre de pratos gordurosos e frituras. O folião deve abusar de sucos de frutas e água naturais, água de coco e picolés de frutas, que são altamente hidratantes e ricos em sais minerais. A dieta deve conter legumes, verduras, carboidratos na forma integral (arroz, pães, entre outros) e carnes brancas (aves e peixes), além de frutas. Este cardápio equilibrado, com muitas vitaminas e minerais, ajudará a melhorar o sistema imune dos foliões


2) Como deve ser o cardápio equilibrado?
Durante os quatro dias de festa, as refeições devem ser reforçadas com carboidratos na forma integral, encontrados em massas, batata, milho, mandioca, arroz e pães. E devem ser fracionadas, isto é, ingeridas em pequenas porções, a cada três horas. Estes alimentos são responsáveis por fornecer energia ao organismo, por isso é importantíssimo o seu consumo neste período. Alerta ainda sobre o abuso de bebidas alcoólicas neste e em outros períodos. As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, pelo seu alto valor calórico, associadas aos seus efeitos colaterais.

Após o carnaval, é recomendado uma dieta com o cardápio similar ao indicado para o pré-carnaval, rica em água natural, água de coco e chá verde, sem frituras e sem carnes gordurosas. Deve ser dada preferência às carnes grelhadas, cozidas, queijo branco, leite desnatado, doces (com moderação) e frutas.

3) Para que o folião cuide da saúde também antes e depois do carnaval, qual é a sua suestão de cardápio? 

Suco energético para consumo antes da festa:

Ingredientes:
01 colher de sopa cheia de beterraba ralada;
½ unidade de cenoura ralada;
01 copo médio de água de coco;
01 copo pequeno de suco de laranja sem açúcar;
½ colher café de guaraná em pó ;
01 colher de sobremesa cheia de semente de linhaça triturada;
½ colher de sobremesa de mel de abelha.

Modo de preparar:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e consumir imediatamente.

Cardápio completo para repor as energias depois do carnaval:

Desjejum:
- 1 copo de suco de laranja
- 1 fatia de pão integral
- 1 fatia de queijo branco

Intervalo:
- 1 pera

Almoço:
- 1 pires de salada de alface americana com beterraba ralada
- 3 colheres de sopa de arroz integral
- 1 filé de frango grelhado com molho de iogurte
- 1 copo de suco de uva
- 1 fatia de mamão

Lanche da tarde:
- 1 unidade de maçã

Jantar:
- 1 pires de salada de rúcula com tomate
- 3 colheres de sopa de arroz integral
- 1 filé de peixe grelhado
- 1 copo de água de coco
- 1 ameixa

Ceia:
- 1 copo de chá gelado sem açúcar

Fonte: Revista Nutrição em Pauta

Atividades que ajudam a perder peso, confira!

CONTANDO CALORIAS


São Paulo – Não é só a academia que pode ajudar a reduzir o peso do corpo. Atividades diárias, como arrumar a casa ou passear com o cachorro, podem ser úteis no processo de afinar a silhueta, se a alimentação não for exagerada, claro.“O emagrecimento (redução do percentual de gordura corporal) depende basicamente da relação entre gasto calórico (atividade física) e ingestão calórica (alimentação)”, afirma Abel Magalhães, médico clínico do Vita Check-Up Center.
Isso significa que, para perder peso, é preciso gastar mais calorias do que consome.No entanto, o médico ressalta que não se pode criar ilusões. "Se o gasto calórico for alcançado com atividades rotineiras, será suficiente, porém, na prática, isso é muito difícil de acontecer”, diz.Isso porque, apesar de gastarem calorias, atividades do cotidiano não substituem exercícios físicos praticados em academias, já que as pessoas nem sempre dedicam muito tempo a sua realização, não dão continuidade às atividades, nem fazem tudo com intensidade.Para o professor de educação física do IBMR José Eduardo Lattari Prati, é possível ver resultado positivo do gasto de calorias em atividades do dia-a-dia, mas o benefício é mais presente no curto prazo.
“Atividades domésticas como varrer, lavar, passar e outras não provocam alterações corporais específicas que auxiliam no emagrecimento em longo prazo, como, por exemplo, um aumento na massa magra corporal (músculo, osso e etc)”, diz Prati.
O ideal é ter uma rotina certa de exercícios, de preferência acompanhados por profissionais capacitados. Mesmo assim, mexer o corpo, ainda que fora da academia, é bem melhor do que se entregar ao sedentarismo.
Confira nas imagens algumas atividades que fazem você queimar calorias sem nem perceber e espante a preguiça.
O número médio de calorias gastas tem base no organismo de uma pessoa de 60 kg

PASSEAR COM O CACHORRO


Além de deixar seu bicho de estimação mais feliz, sair para passear com ele ajuda a queimar calorias. Andar com o cachorro por uma hora queima 300 kcal, o que equivale a uma porção de 100 gramas de linguiça calabresa.
PASSAR ASPIRADOR DE PÓ

Quer um motivo a mais para largar a preguiça de lado e limpar o chão? A queima de calorias é uma ótima razão. Uma hora passando aspirador de pó gasta nada menos do que 350 kcal. Essa quantidade é um pouco menos do que há em uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate (50g têm 371 kcal).

TOCAR INSTRUMENTOS MUSICAIS


A atividade artística é uma das maneiras de perder calorias e peso também. Mas é importante prestar atenção nas quantidades, já que diferentes instrumentos trazem diferentes resultados. Tocar flauta ou piano gasta 140 kcal por hora, violão, 150kcal, guitarra e baixo gastam 160 kcal e, por fim, bateria gasta 230 kcal em 50 minutos.

TIRAR A POEIRA DOS MÓVEIS


Outra tarefa de casa que pode ser benéfica para quem quer perder peso é tirar o pó dos móveis. Fazer essa atividade por uma hora elimina 200 kcal, um pouco mais do que gastaria fazendo o mesmo tempo de alongamentos (180 kcal) e do poderia adquirir ao comer um alfajor de chocolate (190 kcal para 50g).

ARRUMAR ARMÁRIOS


Os armários bagunçados também podem ajudar no emagrecimento. Passar 60 minutos executando a tarefa gasta 160 kcal, quantidade equivalente a 30 minutos de musculação leve. Um pote de 100g de arroz-doce, por exemplo, contém 164 kcal.

CARREGAR UM BEBÊ NO COLO


Eles são bem diferentes dos pesinhos de academia, mas ajudam na queima das calorias. Uma hora com um bebê recém-nascido no colo consome 140 kcal, a mesma quantidade de uma banana caramelada ou de uma colher de doce de amendoim com chocolate (40g).

SUBIR ESCADAS


Se você trabalha ou mora em um prédio alto, abrir mão do elevador já é um bom começo para começar a perder peso. Meia hora subindo escadas queima 310 kcal, o mesmo que há em uma fatia de 100g de torta de camarão.

FAZER SEXO


Para além do prazer, o sexo também faz bem para o corpo. Uma relação sexual de 30 minutos de duração queima 280 kcal, o mesmo que seria gasto em meia hora de basquete. Essa quantidade é um pouco menor do que a consumida em um misto quente (283 kcal).

FAZER MASSAGEM EM ALGUÉM


Se precisar de incentivo para massagear outra pessoa ou estiver procurando argumento para convencer alguém de massagear você, basta lembrar: essa atividade é boa em queimar calorias. Meia hora gasta 110 kcal, um pouco mais do que praticar o mesmo período de vôlei de quadra (105 kcal) e algumas a menos do que uma paçoca de 30g (114 kcal).

COZINHAR


Já dá para gastar as calorias antes mesmo de consumi-las. Cozinhar por uma hora gasta 180 kcal, o equivalente a um copo de 300 ml de chope. Só não vale exagerar na comida e desperdiçar o esforço anterior.

CUIDAR DAS PLANTAS


Além de ser um bom e relaxante passatempo, cuidar das plantar de casa também está na lista de atividades do cotidiano que queimam muitas calorias. Uma hora fazendo trabalhando no jardim gasta 200 kcal (ou uma fatia de 100g de pavê).
Fonte: MSN

Sucos Detox

Receitas para variar em seus cardápios:

ABACAXI + ERVA-DOCE


Benefícios: A popular combinação abacaxi e erva-doce não é apenas refrescante, mas muito eficiente, pois sua ação diurética potencializa a eliminação de impurezas.
110 calorias
Ingredientes
1/2 abacaxi
1/2 bulbo de erva-doce sem as folhas
2 hastes de hortelã
1/2 copo (200 ml) de água

BETERRABA + MAÇÃ + LIMÃO + CENOURA + GENGIBRE


Benefícios: Vegetais e raízes ricos em fibras ajudam no funcionamento do intestino e o gengibre ajuda na digestão. A principal função deste suco detox é ser fonte de fibras. 
155 calorias
Ingredientes
1 beterraba pequena
Suco de ½ limão
1 maçã pequena
1 cenoura pequena
1 fatia de gengibre

UVA + GENGIBRE + CANELA


Benefícios: Tanto o gengibre quanto a canela aceleram o funcionamento do metabolismo. Eles são alimentos termogênicos, ou seja, que elevam a temperatura do corpo. Sendo assim, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal e, consequentemente, consome mais calorias. As propriedades da uva roxa todos sabemos, anti-oxidantes, anti radicais livres e uma infinidade de benefícios a saúde.
155 calorias
Ingredientes
1 copo (200 ml) de suco de uva integral
2 colheres (chá) de gengibre
1 colher (café) de canela em pó

CENOURA + PEPINO + COUVE


Benefícios: Rico em vitamina C, beta-caroteno e fibras, esse suco tem tudo para virar o queridinho entre as mulheres. Isso porque ele não só ajuda na prevenção do câncer de colo e de mama como também combate a celulite. Além disso, ele funciona como um importante eliminador de toxinas do organismo.
140 calorias
Ingredientes
1 cenoura pequena descascada ou orgânica com casca
1/2 maçã
1/2 pepino japonês com casca
1 copo (200 ml) de água de coco
1 haste de hortelã
2 folhas de couve

LICHIA + PÊSSEGO + ÁGUA DE COCO


Benefícios: O açúcar das frutas é fonte de energia saudável e a água de coco auxilia na hidratação devido a seus eletrólitos. O resultado é um suco hidratante e energético. 
105 calorias 

Ingredientes 
6 lichias sem casca e sem sementes 
1 pêssego 
150ml de água de coco
Fonte:MSN