domingo, 11 de janeiro de 2015

Frutas que ajudam na dieta!

Frutas permitidas nas dietas

Qualquer dieta (ou a grande maioria das eficazes e saudáveis) possibilita o consumo elevado de frutas durante o dia. É importante saber escolher as ideais para alcançar seu objetivo em tempo hábil. Como? De acordo com as calorias que cada uma tem, e para isso existe uma tabela com os valores nutricionais de cada fruta. Escolham as com menos calorias para emagrecer mais rápido e com mais facilidade. frutas2
Além de serem hipocalóricas, as frutas fornecem fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas. Aconselha-se consumir de três a cinco porções de frutas por dia, entre café da manhã, almoço, jantar ou lanches.Geralmente, todas apresentam propriedades emagrecedoras, já que têm poucas calorias em relação a seu volume ou peso, saciam (especialmente quando consumidas com casca), purificam o corpo com as fibras, expelem as substâncias nocivas do corpo, melhoram o movimento intestinal e previnem a prisão de ventre e, finalmente, agem como antioxidantes, isto é, reduzem a formação de radicais livres, melhoram o metabolismo celular e facilitam a degradação de gorduras (ou lipólise). frutas3
Considerando as propriedades de cada fruta, fica mais fácil escolher uma ou mais para consumo diário. Embora todas sejam benéficas, também é verdade que cada uma traz algo diferente. Uma dieta rica em frutas e vegetais também ajudará a perder peso de forma saudável e, sobretudo, a não sentir-se sem forças, cansado ou fraco. Alguns dizem que as frutas devem ser ingeridas em momentos distintos das refeições principais, já que se as escolhemos para sobremesa, a grande maioria de seus nutrientes e vitaminas se perde durante o processo de digestão dos outros pratos. Fermentam no estômago e tornam o processo mais lento. É por isso que muitos não gostam de comer frutas como sobremesa. Neste caso, é aconselhável fazê-lo de forma espaçada das principais refeições, como no meio da manhã ou no meio da tarde, pelo menos 2-3 horas antes ou depois do almoço ou jantar. frutas4
Além disso, é bom saber que as frutas contêm uma substância conhecida como “frutose”, que o corpo converte em glicose (ou seja, energia). É necessário que esta glicose seja consumida de modo que não se acumule no organismo na forma de gordura. A melhor hora para comer frutas é pela manhã, porque o metabolismo está em seu “melhor momento”.Assim, o processo digestivo queimará a glicose gerada e saciará o apetite por várias horas. As melhores frutas para emagrecer, ou seja, menos calóricas são pera, maçã, kiwi e tangerina, em relação também a outros componentes tais como proteínas, lipídios e carboidratos. A coisa boa é que podemos sempre dispor de algumas delas em qualquer época do ano.
Fonte:Melhor com saúde

Dicas para manter a forma no verão!

Neste calor nada melhor como fazer exercícios em horários de sol ou muito cedo ou fim de tarde ou em local com ar condicionado.
Hidrate-se bem!
Coma muita fruta, legumes e verduras.
Evite comidas pesadas!


Mais dicas:

Treino
  • Treine tanto o componente aeróbio (cardiovascular) quanto o de força (neuromuscular)
  • Hidrate-se antes, durante e após os exercícios físicos
  • Procure exercícios que englobem grandes grupos musculares
  • A intensidade moderada - alta é uma excelente aliada
  • Aposte em treinamentos de corrida intervalada de alta intensidade
  • Tenha regularidade nos treinos (no mínimo três vezes na semana)
Dieta
  • Prefira pães, biscoitos e cereais integrais
  • Invista em folhosos: alface, couve, espinafre, agrião
  • Aumente o consumo de frutas com maior teor de água: melancia, melão, abacaxi, kiwi, laranja, tangerina, lima
  • Opte por leite desnatado e queijos magros (ricota, minas e cottage, requeijão light)
  • Nas refeições procure consumir frango sem pele, peru e peixes magros
  • Sempre consuma de 8 a 10 copos de 200ml de água por dia
  • Iniciar as refeições com saladas cruas ou frutas
  • Mastigue os alimentos devagar
  • Fracione em cinco a seis vezes as refeições reduzindo a quantidade
  • Controle o óleo do refogado das preparações cozidas, assadas ou grelhadas
Fonte: Corpo a corpo