domingo, 4 de janeiro de 2015

Suco verde com maçã e beterraba


A mistura ajuda a dar energia ao organismo

Ingredientes

Suco verde com acerola e beterraba - Imagem Ilustrativa - Foto: Getty Images
Suco verde com acerola e beterraba - Imagem Ilustrativa
½ unidade média de cenoura inteira (crua)
1 unidade pequena de polpa de acerola
½ talo peq. de aipo (cru)
2 fatias finas de beterraba (crua) picada
1 maçã média cortada em quatro
1 copo médio de água
1 pires de chá de espinafre cru 

Modo de Preparo

Higienize adequadamente os vegetais e reserve. Descasque a cenoura e a beterraba e corte-a em cubinhos. Reserve. Descasque e retire as sementes da maçã e corte-a em quatro. Bata esses e os outros ingredientes no liquidificador. Sirva gelado.

Valores Nutricionais

Calorias: 73 Kcal
Proteínas: 3 g 
Lipídios: 0,00 g 
Colesterol: 0,00 mg 
Carboidratos: 18 g 
Fibras: 5 g 
Fonte: Minha Vida

Ansiedade e depressão não são quadros opostos

Muitas pessoas acreditam que depressão e ansiedade são quadros opostos, mas isto não é verdade. Existem muitos estudos a cerca destas doenças, e o que se pode observar é que o diagnóstico de depressão pode passar para um quadro de ansiedade em 2% dos casos e no sentido contrário, ansiedade para a depressão em 24% dos casos. Por isso é importante buscar a ajuda de um especialista para evitar que o quadro se agrave. 
Primeiro, vamos entender o que é a ansiedade. Esse é um sentimento que causa desconforto, uma apreensão desagradável que pode surgir frente a um perigo real, ou imaginário, onde prepara o indivíduo para uma situação potencialmente danosa, como punições, privações ou ameaças físicas ou morais. A ansiedade impulsiona a pessoa a resolver a situação, aumentando o grau de vigília e sua capacidade de ação, é natural do ser humano e adaptativo, necessário para a autopreservação. 
A ansiedade se torna patológica quando passa a atrapalhar o indivíduo, trazendo prejuízo ao bem estar e ao seu desempenho, impedindo-o de enfrentar as situações ameaçadoras. Seus sintomas são intensos e aparecem como medos exagerados, estados em que não se consegue relaxar, sensação de que sempre algo ruim está para acontecer, falta de controle sobre seus pensamentos, fixação em seus problemas, pavor de situações difíceis, dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas sexuais, dificuldades para dormir, entre outros. Esses pensamentos geralmente vêm associados a sensações físicas como mal estar, dor de estômago, aperto no tórax, palpitações, inquietação, sudorese, etc. 
Já a depressão é um distúrbio emocional caracterizado por tristeza profunda e baixa autoestima, que pode ser desencadeada por diversos fatores. Nele há uma alteração química no cérebro do paciente, onde os neurotransmissores não são produzidos de maneira satisfatória. Entre eles estão a serotonina, noradrenalina e dopamina, que são substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. 
Os sintomas da depressão são: apatia, falta de motivação, medos que antes não existiam, dificuldade de concentração, perda ou aumento de apetite, pessimismo, indecisão, insônia, sensação de vazio, irritabilidade, raciocínio mais lento, esquecimento, ansiedade, angustia, entre outros. 
Podemos observar que há muitos sintomas similares entre a depressão e a ansiedade, como por exemplo, os medos, dificuldade de concentração, insegurança, irritabilidade, entre outros. O que é importante ressaltar é que ambos são doenças e devem ser diagnosticas e tratadas corretamente por profissionais especializados. 
É importante que se houver alguma dúvida quanto a sintomas ou diagnósticos, procure um especialista e faça uma avaliação, pois são doenças que podem se agravar. O quanto antes elas forem tratadas, mais rápido e eficiente será o restabelecimento da saúde mental desse paciente. 

Hamburger de salmão

Ingredientes
  • 150 g de salmão fresco
  • 20g de gergelim branco
  • 2og de gergelim
  • 1/3 de maço de mini agrião
  • 10g de gengibre em conserva
  • folhas de hortelã
  • 20ml de oléo de gergelim
  • 1 colher de café de cha de chantily de  wasabi (50ml de creme de leite fresco batido firme e acrescido de 1 colher rasa de sopa de pasta de wasabi)
  • 1/2 pepino japonês fatiado
  • ciboulette
  • 1 fatia de pão miga
  • 1 colher de sopa de molho tarê (compra-se pronto em lojas de produtos orientais)
  • 1 egg wash (ovo batido com 5 colheres de água)
Como fazer
Temperar o peixe com sal e pimenta e passar no egg wash. Rolar sobre o gergelim formando uma crosta. Aquecer o óleo e grelhar o salmão de todos os lados em fogo alto. Na hora de servir, montar: fatia de pão, chantilly de wasabi, gengibre, agrião, hortelã, salmão cortado em fatias, intercalado com pepino. Regar com o tarê e ciboulette picada.
Fonte:MSN

Fettuccine integral com molho de abobrinha e mascarpone

percussi1© Fornecido por Gastrolândia percussi1
Massa saudável é assim: você faz desde o começo, e com farinha integral! Esta ainda leva abobrinha e o delicioso e cremoso queijo italiano mascarpone. Receita da chef Silvia Percussi da Vinheria Percussi. Rende 4 porções
Ingredientes para a massa
  • 300 gramas de farinha de trigo integral
  • 3 ovos inteiros
  • Sal a gosto
  • Farinha branca para dar o ponto
Como fazer
Em uma superfície de trabalho limpa, disponha a farinha com um buraco no centro. Nele, coloque os ovos e uma pitada de sal. Misture os ovos antes de começar a trabalhar a massa. Trabalhe a massa com as mãos até ficar homogênea. Deixe descansar durante 30 minutos, coberta, em temperatura ambiente. Em seguida, abra a massa com um rolo, afinando-a cada vez mais. Deixe descansar durante 5 minutos e passe o cortador. Coloque sobre uma peneira para secar.
Ingredientes para o molho
  • 300 gramas de mini abobrinhas fatiadas
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 02 colheres de sopa de mascarpone
  • 02 colheres de sopa de parmesão ralado
  • ½ xícara de creme de leite fresco
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • cebolinha francesa a gosto
Como fazer
Cozinhe a massa em abundante água fervente, com sal, até que fique al dente. Retire do fogo, tire da água. 
Enquanto isso, em uma frigideira anti-aderente, refogue as abobrinhas na manteiga, deixe-as ficarem firmes. Acrescente o mascarpone e o creme de leite, tempere com sal e pimenta e sirva sobre massa. Pulverize no prato a cebolinha picada.
Fonte:MSN