sábado, 12 de dezembro de 2015

Yoga, quais são seus benefícios?

Foto: Tadeu Vilani
A pedido dos leitores do blog, a professora Lessara Aguiar, da academia Sal da Terra, dá uma série de dicas sobre o yoga. Ela é educadora física especializada em psicologia do exercício e do esporte, capacitada em yoga e pilates.

O que é yoga?
A palavra Yoga origina-se da língua sânscrita e significa basicamente unir, integrar, comungar. Surgiu há milhares de anos na Índia e, atualmente, entre os mais de 10 diferentes métodos, o mais conhecido é o Hatha Yoga, que é uma prática de treinamento físico, mental e emocional combinados, unidos, integrados.
Podes listar 10 benefícios do yoga?
1- Ajuda a conquistar e manter uma boa saúde.
2 - Alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro.
3 – Alivia ou elimina gradativamente problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas).
4 - Possibilita sensível melhora da condição estética e definição corporal. Podemos trabalhar o corpo sem desenvolver hipertrofia (aumento de volume de massa muscular).
5 – Aprimoramento do intelecto, concentração e memória.
6 – Melhora e reforça a auto-estima, a auto-imagem e a força de vontade.
7 - Melhora a forma de nos relacionarmos conosco, com os outros e com o mundo.
8 - Proporciona alívio de estresse.
9 – Possibilita entrarmos em contato com a real expressão de nosso potencial latente.
10 - Proporciona auto-conhecimento e paz interior.

Foto: Rafaela Martins
Os benefícios do yoga são consequência de toda uma transformação física e mental, do funcionamento adequado dos órgãos, conquistados através dos movimentos feitos em aula e de hábitos saudáveis adquiridos com a prática relativos à alimentação, comportamento, sono e outros cuidados. O yoga proporciona mais energia e ao mesmo tempo, relaxamento.
Qual o diferencial do yoga em comparação com outras atividades?A preocupação não somente com o trabalho físico, mas com os trabalhos mental e emocional também.
Podes listar os principais motivos para fazer yoga?
A prática regular proporciona equilíbrio físico e mental, força, resistência, flexibilidade, relaxa e acalma mente e corpo, melhora o funcionamento de todos os sistemas como: imunológico, digestivo, reprodutor, excretor e etc.
Quais são os resultados do yoga?
Num primeiro momento, os alunos percebem claramente a desaceleração dos batimentos cardíacos, o relaxamento do corpo e uma melhor execução das respirações. Com o tempo, sempre respeitando os limites do próprio corpo, a flexibilidade e o equilíbrio vão aparecendo, assim como a força e a resistência musculares.
Foto: Diego Redel
O corpo fica mais bonito com o yoga?
Para o yoga, todos os corpos são lindos, a vaidade não é algo com o qual realmente devemos nos apegar. O que acontece com a prática é o corpo melhorar muito, e é uma mudança de dentro pra fora. Um corpo saudável é resultado de muitas escolhas saudáveis, hábitos alimentares, pensamentos, rotinas…
É verdade que o yoga faz bem para o corpo e para a alma? Por quê?
Sim, porque trabalha nos planos consciente e inconsciente. Vamos absorvendo a cada prática, qualidades das posturas que vão sendo integradas a nossa personalidade, modificando nossos padrões de comportamento e, consequentemente, tudo ao nosso redor.
Lembram da foto fofa da top Gisele Bundchen praticando yoga acompanhada da sua filhota Vivian Lake?
R
eprodução, Instagram
E para as futuras mamães, que benefícios ele traz?
O yoga é a melhor coisa que as mamães podem fazer para si e para os bebês. Fisicamente, mantém o corpo forte e flexível, capaz de enfrentar o peso extra e a hiperatividade dos hormônios. A posturas é a ferramenta ideal para combater a fadiga, dores nas costas, de cabeça e distúrbios digestivos que sempre vêm na gestação. A prática diária fortalece o sistema endócrino e nervoso, vitais para a saúde da gravidez e do parto.
O yoga auxilia na hora do parto? E na recuperação?
Sim, os exercícios respiratórios são aliados poderosos na hora do parto, além de toda consciência e controle da musculatura envolvida neste momento.
Após o parto, Geeta Iyengar sugere que é bom esperar de duas a três semanas para retomar o yoga, recomeçando devagar e buscando posturas revigorantes que auxiliem no fortalecimento abdominal, ajudando o útero a voltar ao tamanho normal e aumentando o fluxo de leite. Em até três semanas, as posturas podem ser intensificadas gradualmente, conforme necessidades e disposição da mamãe.
Ele auxilia na recuperação de quem sofre algum tipo de lesão ou sente dor?
O yoga certamente auxilia na recuperação de quem tem qualquer tipo de lesão ou sente dor, desde que tenha recomendação médica para praticá-lo. É importante lembrar que cada caso deve ser analisado com atenção e que, possivelmente, um atendimento personalizado é o mais indicado.
Qualquer pessoa pode fazer yoga? Existe limite de idade?Sim, qualquer pessoa pode praticar o yoga. É importante ter o cuidado de buscar profissionais capacitados e que possam adaptar as aulas de acordo com as necessidades e possibilidades de cada pessoa.
Fonte: Barra de Cereais

Nenhum comentário:

Postar um comentário