terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Como fazer uma ceia light

Crédito: ThinkstockPeru é a opção mais light de carne. Crédito: Thinkstock

Carnes magras

A ceia de Natal é recheada de carnes que não costumam fazer parte da alimentação diária, como peru, chester, tender, pernil e lombo. Para não enfiar o pé na jaca, fique atenta ao tamanho das porções e sempre retire a pele. Quanto às calorias, o peru é a melhor opção: tem 125 kcal a cada 100 g contra 130 kcal do tender, 160 kcal do pernil e 171 kcal do lombo.

Misture as oleaginosas nos pratos

Nozes, castanhas, pistache e amêndoas tem tudo a ver com as comemorações de fim de ano e são tão saudáveis quanto calóricas. Em vez de colocá-las na mesa antes da ceia para servirem de petisco, misture-as ao arroz, que pode ser feito à grega. Além de incrementar o prato principal, você reduz consideravelmente a quantidade de oleaginosas ingeridas.

Fique de olho na farofa

Acompanhamento quase obrigatório da ceia, a farofa pode ser bastante calórica se não for feita com os ingredientes certos. Bacon, calabresa e embutidos são saborosos, mas colocam as calorias do prato nas alturas. Prepare uma farofa light usando cenoura ralada, ovos e acrescente ingredientes da época, como damasco, uva passa e castanha.
Crédito: ThinkstockPrefira panetone de frutas aos recheados de chocolate. Crédito: Thinkstock

Panetone de frutas

Natal sem panetone, não é Natal. Para comer essa delícia sem ficar com peso na consciência, é só ficar atenta aos ingredientes.  A versão com frutas cristalizadas é a menos calórica e, por isso, a melhor pedida. Ela tem 270 kcal a cada 80 g, enquanto a mesma quantidade de chocotone apresenta 317 kcal e um trufado pode chegar a 400 kcal.

Salada

Não é porque é Natal que a salada vai ficar de fora, certo? Prepare uma salada grande e colorida, com diferentes tipos de alface, rúcula, cenoura, tomate cereja e muçarela de búfala. Para temperar, deixe na mesa apenas azeite, vinagre e sal.

Utilize produtos light

Invista em produtos light no preparo dos alimentos. Requeijão, maionese, margarina, creme de leite e leite condensado com menor valor calórico vão fazer uma grande diferença na conta final de calorias ingeridas.

Cuidado com o álcool

Crédito: ThinkstockBebidas alcoólicas são bastante calóricas. Cuidado com elas. Crédito: Thinkstock
Para quem sabe que vai exagerar nas refeições de fim de ano, o ideal é ficar longe das bebidas alcoólicas, pois elas jogam o valor total da ceia nas alturas. Uma latinha de cerveja tem 150 kcal e uma taça de vinho, 125 kcal.

Desafio final: sobremesa

Depois de tomar todos os cuidados durante a ceia, não vale escorregar na hora da sobremesa. Em vez de cair de boca nos doces cheios de açúcar e gordura, como tortas, pavês e sorvetes, invista nas frutas da época. Faça um cesta repleta de lichia, fruta-do-conde, ameixa, cereja, romã e uva.
Fonte:Bolsa de mulher

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