O café da manhã é para muita gente a refeição mais importante do dia, principalmente por ser a primeira e por fornecer boa parte da energia que precisamos para levar bem as atividades diárias, como trabalho, estudos, exercícios físicos, etc.
Mas não adianta se entupir de calorias e gorduras no café, é preciso consumir alimentos saudáveis e que fazem bem ao organismo. Confira algumas pequenas alterações que você pode fazer para tornar seu café da manhã mais saudável.

Leite integral pelo desnatado

Leite desnatado© Fornecido por MHM Leite desnatado
Ao trocar o leite integral pelo desnatado, você não sairá perdendo no número de nutrientes e nem na quantidade de cálcio, mas vai fazer sua refeição melhor por ter níveis de gordura menor. Ou seja, só benefícios.

Pão branco pelo integral

Pão integral© Fornecido por MHM Pão integral
Essa é uma dica básica pra quem quer mudar o panorama do seu café da manhã. Pães integrais possuem mais nutrientes e suas fibras ajudam na digestão. Além disso, o pão branco tem carboidratos de alto índice glicêmico, que fazem com que a gente engorde mais fácil.

Suco de caixinha pelo natural

Suco de laranja© Fornecido por MHM Suco de laranja
Muita gente toma suco de caixinha logo pela manhã pois tem preguiça de fazer um natural. Mas vale a pena largar a preguiça pra trocar o de caixinha pelo "feito à mão", especialmente se for preparado com diluição em água. Os sucos de caixinha têm muitos corantes, sódio e nível de açúcar elevado.

Iogurte integral pelo desnatado

Iogurte desnatado© Fornecido por MHM Iogurte desnatado
Aqui a troca vale pelo mesmo motivo do leite. Você vai ter a mesma quantidade de nutrientes e ainda vai sair no lucro porque os desnatados possuem menos gordura saturada. Iogurtes são importantes fontes de vitamina A, cálcio e zinco.

Cereal tradicional pelo integral

Cereal matinal© Fornecido por MHM Cereal matinal
Experiente um dia pegar a caixa de cereais tradicional e peneirar ela. Você vai ver o tanto de açúcar que vai cair na vasilha quando você separar o cereal do saco em que ele vem. Por isso os integrais são melhores e contém fibras, boas para a digestão.
Só não exagere, pois mesmo os cereais integrais são fontes de carboidrato e, com exagero, podem causar aumento de peso.

Ovos mexidos pelo cozido

Ovo cozido© Fornecido por MHM Ovo cozido
Há quem goste de ovos mexidos (ou até fritos) no café da manhã. E a melhor maneira pra comer os ovos na primeira refeição do dia é com ele cozido, pois seu modo de preparo é geralmente mais saudável que os mexidos ou fritos.
Fique atento à refeição como um todo para não comer demais, então pense bem se vale a pena adicionar os ovos ou não.

Bolo por frutas

Frutas© Fornecido por MHM Frutas
Pouca gente resiste a um bolo para tomar junto com uma xícara de café pela manhã. Mas troque o bolo ou o doce por uma fruta. Não precisamos nem falar que é mais saudável, né? Com as frutas, você já inicia o dia consumindo boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.