sábado, 8 de agosto de 2015

O que leva a comer demais?

Comer demais é um problema mais complexo do que se possa pensar. Muitas vezes não notamos que estamos comendo demais e até pode haver situações que nos colocam numa situação menos favorável na hora de ter cuidado com a alimentação.
Tendo isto em conta a revista Health reuniu alguns motivos que o podem levar a ingerir mais calorias do que desejaria e como os combater.

Marketing da comida ‘fitness’. Um estudo publicado no Journal of Marketing Research concluiu que quando os alimentos têm uma etiqueta ‘fitness’ ou relacionada muitas pessoas têm tendência para inconscientemente comer mais e exercitar-se menos. Criando a ideia de que ao estarem comendo algo ‘fitness’ estão cuidando do corpo sem precisar praticar exercício físico.
Solução: A melhor forma de ‘quebrar’ os efeitos do marketing destes produtos é informar-se, sugere o mesmo site. Conheça os ingredientes e perceba se o seu corpo precisa mesmo daquele alimento.
Beber álcool. Um estudo publicado no journal Obesity sugere que beber álcool deixa o cérebro das mulheres mais sensível aos cheiros da comida, fazendo com que comam mais e façam escolhas mais calóricas. Além das calorias que a própria bebida pode conter. E, mesmo as bebidas ditas ‘light’ têm adoçantes artificiais que fazem pior à saúde e aumentam a concentração do álcool no sangue. 
Solução: Se sabe que beber o pode deixar com vontade de comer mais, planeje a refeição com antecedência. Veja o cardápio do restaurante online e decida logo o que vai pedir, depois, mantenha a sua escolha. Se fizer um jantar em casa opte por servir opções mais saudáveis, como petiscos e não se esqueça da salada.
Petiscar com frequência. Claro que deve fazer pequenos lanches pelo menos entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e o jantar. Mas, petiscar sem ter fome e sem se dar conta pode prejudicar a dieta alimentar. Um estudo publicado no journal Eating Behaviors concluiu que petiscar quando não se tem fome pode engordar tanto como comer comidas muito calóricas ou porções grandes. 
Solução: Verifique o seu nível de saciedade antes e depois de cada refeição e lanche, bem como o seu humor e pensamentos, recomenda a nutricionista . Ao prestar atenção a isto pode notar que muitas vezes come, não porque tinha fome mas, porque lhe ofereceram comida, porque achava que era saudável petiscar qualquer coisa, ou porque estava triste ou ansioso.
Fonte: MSN

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