sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Cross Fit - Faz bem ou mal a saúde?

O crossfit é um tipo de atividade física que vem ganhando cada vez mais praticantes e despertando a curiosidade de quem não sabe do que se trata. Basicamente, consiste em um programa de exercícios funcionais, nos quais se trabalha em alta intensidade e com curtas durações.
Instrutores de crossfit afirmam que a prática traz alguns benefícios para uma série de pessoas, mas alguns especialistas em saúde dizem que pode trazer algumas desvantagens para o praticante. Veja alguns prós e contras dessa febre que é o crossfit.
A intensidade dos exercícios e o fato de que o praticante trabalha em vários aparelhos, além de colocar todos os músculos à prova, faz com que a pessoa ganhe mais força e resistência com o tempo. Junto com a melhora física vem a melhora da auto-estima, ainda que isso seja relativo.

Lesões

Lesão© Fornecido por MHM Lesão
Justamente pela alta intensidade do crossfit, a incidência de lesões musculares é relativamente alta. Principalmente em iniciantes, que se encantam pelos exercícios e supostos benefícios e acabam exagerando nas cargas. A falta de instrução pode levar o praticante a esse exagero e, consequentemente, às lesões.

Emagrecimento

O aumento de volume e o alto nível de intensidade podem trazer resultados mais rápidos na busca por emagrecer. Mas é importante ter acompanhamento médico e seguir uma dieta que caminhe lado a lado com a prática do crossfit.

Trabalho corporal geral

Crossfit© Fornecido por MHM Crossfit
A variedade de exercícios e aparelhos permite ao praticante trabalhar o corpo de maneira geral, já que o programa consiste em atividades distintas e que focam em regiões musculares específicas. Para alguns, um fator que pode jogar contra é a curta duração dos exercícios, impedindo justamente esse foco de trabalho em uma região.

Rabdomiólise

Pukie e Uncle Rhabdo© Fornecido por MHM Pukie e Uncle Rhabdo
A rabdomiólise é uma lesão muscular grave que libera pedaços de células musculares para dentro da corrente sanguínea, levando a uma insuficiência renal aguda e a outros problemas no rim.
Um dos símbolos do crossfit é o palhaço Uncle Rhabdo, bombado e com o rim pra fora do corpo. O problema é raro, mas está associado à prática do crossfit, principalmente nos iniciantes e em pessoas despreparadas para as cargas e a intensidade da atividade.
Outro "mascote" adotado pelos praticantes é o palhaço Pukie, em referência a "puke", que significa "vomitar" em inglês. Muitas pessoas que erraram na carga ou que começaram já em níveis absurdos de intensidade vomitaram em treinos de crossfit.

Coração

Coração© Fornecido por MHM Coração
Instrutores e profissionais envolvidos no crossfit falam em ganho na capacidade cardiovascular e respiratória. Por outro lado, alguns profissionais de saúde questionam isso, já que a variação na duração e intensidade dos exercícios pode alterar o metabolismo e, assim, sobrecarregar o sistema cardíaco.
Se você for iniciar a prática do crossfit, consulte um médico de confiança e veja com ele se é recomendável ou não entrar nessa onda.
Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário