sábado, 14 de março de 2015

Receitas sem Glúten

Bolacha salgada sem glúten
Ingredientes
1 caixa de creme de arroz (200g)
1/2 xícara de maisena
1 colher de sopa de fécula de batata (opcional, serve para deixar a bolacha crocante)
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
2 1/2 colheres de sopa de óleo
2 ovos
Água para dar liga (5 a 6 colheres de sopa)
Modo de preparo
Misture os ingredientes secos e depois os ovos e o óleo (menos a água) até obter uma farofa (misture com os dedos). Adicione a água aos poucos sempre sovando a massa. Ela deve ficar firme e homogênea e não deve grudar nas mãos nem ficar quebradiça. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Sove mais um pouco e abra a massa numa superfície enfarinhada com maisena até ficar com a espessura de um biscoito água e sal. Corte em quadradinhos e fure a massa com a ponta de um garfo. Pré-aqueça o forno em 180° e asse por cerca de 20 minutos, numa assadeira forrada com papel manteiga. Sirva com patê.

BOLO DE FUBÁ SEM GLÚTEN


Ingredientes
2 ovos grandes ou 3 pequenos
50 ml de óleo
1 xíc de açúcar
1 caixinha ou vidro (200 ml) de leite de coco
1 lata de milho verde (sem a água) 
2 xíc de farinha de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó químico
Cubinhos de goiabada se quiser incluir

Modo de preparo
Coloque no copo do liquidificador: os ovos, o leite de coco, o milho, o óleo e o açúcar. Bata até que o milho esteja desmanchado. Desligue e inclua a farinha e o fermento. Bata mais um pouco até formar um creme homogêneo. Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de arroz. Se for acrescentar os cubinhos de goiabada é nessa hora. Se quiser que a goiabada afunde empurre os pedacinhos com um palito. Leve ao forno 180ºC até dourar. Cerca de 25 a 30 minutos, dependendo do forno.

CUPCAKE DE MAÇÃ COM CANELA SEM GLÚTEN

Ingredientes
2 ovos (claras e gemas separadas)
150 g de açúcar
100 ml de óleo
1 maçã com casca - sem sementes (bem higienizada)
1 colher de chá de canela em pó
200 g de creme de arroz (1 caixinha)
1 xíc de polvilho doce 
1 colher de sopa rasa de fermento químico em pó
Modo de preparo
Bata as claras em neve e reserve. No copo do liquidificador coloque a maçã em pedaços, o óleo, o açúcar, as gemas (sem pele, para não deixar sabor de ovo). Bater até a maçã desmanchar. Adicione o creme de arroz e o polvilho e bata mais um pouco até formar um creme homogêneo. Se pesar misture com uma colher. Inclua o fermento e misture sem bater. Misture as claras em neve e mexendo lentamente sem bater. Distribua a massa em forminhas de papel próprias para forno ou de silicone, cuidando para não encher demais, porque vão crescer. Leve ao forno 180ºC até dourar. Cerca de 20 a 25 min. Retire, deixe esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima ou canela.

FranGO DE CASACA SEM GLÚTEN


Ingredientes
Sobrecoxas de frango - quantas quiser (de preferência sem pele)
Temperos a gosto (sal, pimenta, vinagre de maçã, alho e cebola desidratados)
Farinha de milho (ou fubá)
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo
Tempere os pedaços de frango e deixe mais ou menos 1 hora marinando (misturando-se aos temperos). Misture em um prato um pouco de farinha de milho (ou fubá) e o queijo parmesão ralado. Passe cada pedaço de frango na mistura do prato (farinha de milho e queijo) cobrindo todos os lados. Coloque-os lado a lado em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno para assar. Quando começar a dourar, retire o papel alumínio e deixe assando mais um pouquinho. Quando estiver bem dourado está pronto. Você pode servir acompanhado de arroz e ou de salada.

MUFFIN DE OMELETE SEM GLÚTEN

Ingredientes
3 ovos (gemas sem pele)
1 colherinha de café de fermento químico em pó
Sal e pimenta a gosto
Óleo para pincelar as forminhas
Modo de preparo
Pincele óleo no fundo e nas laterais das forminhas de preferência antiaderente. Coloque os recheios escolhidos no fundo das forminhas e reserve. Algumas opções de recheio são: cenoura ralada + salsinha, frango refogado temperado, tomate + queijo + salsinha. Em um recipiente bata as claras em neve, acrescente as gemas e bata mais um pouco. Adicione o sal, a pimenta e o fermento, misturando sem bater. Coloque por cima do recheio que está nas forminhas. Preencha deixando um espaço para crescer. Leve ao forno 180ºC até dourar. Retire do forno e desenforme, sirva quente.

PIZZA RÁPIDA SEM GLÚTEN


Ingredientes
1 copo (200g) de farinha de arroz
1/2 copo de polvilho doce
1/2 copo de polvilho azedo
1/2 copo de amido de milho 
1 colher de chá de sal
1 colher de chá rasa de açúcar
2 colheres de sopa de sementes de chia ou linhaça
1 colher de chá de cmc (carboximetilcelulose) ou goma xantana (ajuda na liga das massas sem glúten)
1 colher de sopa de fermento químico seco
3 colher de sopa de azeite (ou óleo)
2 ovos inteiros (gema sem pele)
1 colher de sopa de vinagre de maçã
180 ml de água
Modo de preparo
Em uma tigela misture todos os ingredientes secos. Em outro recipiente misture os ingredientes líquidos. Fala um buraco no centro dos ingredientes secos e inclua os líquidos. Mexa com uma colher até misturar bem e formar uma massa homogênea. Unte uma forma de pizza e espalhe a massa alisando com as costas de uma colher grande, umedecida em água. Leve ao forno 180ºC para pré-assar, por cerca de 20 minutos. Retire do forno, cubra com bastante recheio de sua preferência, pode ser muçarela e orégano. Leve de volta ao forno até o queijo derreter ou os ingredientes dourarem.
Fonte:MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário