quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ovo: consuma sem colocar a saúde em risco!

Gostoso, barato, fácil de fazer... O ovo reúne todas essas qualidades, mas, ainda assim é tido como um grande vilão da alimentação saudável. O que muitos não sabem é que tanto temor com o consumo deste alimento acabou levando um inocente ao banco dos réus. Especialistas já comprovaram que a restrição a ele só é pertinente para quem já tem alta taxa de colesterol ou para quem sofre de alergia ao alimento. 

A melhor notícia é que, se você não se encaixa em nenhum desses grupos, o ovo pode trazer diversos benefícios a sua saúde. Ele é rico em vitamina C e uma excelente fonte de proteína. A sua gema contém grande quantidade de vitamina A, carotenóides e das substâncias luteína e zeaxantina, que beneficiam os olhos, prevenindo, até mesmo, a catarata.

Para as gestantes, o ácido fólico e a colina, duas vitaminas do complexo B presentes no ovo, ajudam na formação e no funcionamento do sistema nervoso do feto. Já para aqueles que querem emagrecer, a dica é substituir a carne da refeição pelo ovo, já que ambos são fontes de proteínas. Por ser rico em aminoácidos essenciais, ele ajuda a aumentar aquela sensação de saciedade, ou seja, ao comer um ovo na hora do almoço, no final do dia, você terá ingerido menos calorias do que de costume.   

Algumas dicas para consumir o ovo de maneira correta:

- Evite consumir a clara do ovo crua, pois ela é rica em evidina, uma proteína que bloqueia a absorção de biotina, essencial para a saúde da pele e dos cabelos.

- Consuma 1 ou 2 ovos, de 3 a 4 vezes por semana.

- Prefira a versão cozida ou o ovo pochê (preparados em água).
Fonte:MInha Vida

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