domingo, 18 de janeiro de 2015

Pessoas com sobrepeso e obesidade precisam ter cuidados na musculação

Dados da Associação Brasileira para o estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) nos mostra que mais da metade da população brasileira está acima do peso. A obesidade transformou-se em um problema de saúde pública de considerável importância. O sedentarismo e os maus hábitos alimentares levam ao aumento dessa parcela de indivíduos com obesidade e sobrepeso a cada ano. 
Um dos fatores para o aumento de gordura corporal em pessoas na fase adulta é a diminuição do metabolismo, decorrente da diminuição da massa muscular. Ao longo dos anos perdemos músculos em função do envelhecimento e da falta de atividade física. Um ótimo exercício para aumentar o metabolismo e amenizar a perda de massa muscular é a musculação. 

Em pessoas com sobrepeso e ou obesidade é um exercício essencial, pois fortalece as articulações e músculos para esses indivíduos realizarem outras atividades, como as aeróbias, aumenta o metabolismo e provoca a diminuição de gordura corporal. 
É importante realizar os treinos sempre prescritos e acompanhados de um profissional de Educação Física, que ficará atento a correta execução dos exercícios e a intensidade de cargas adequadas ao início do treinamento. A postura nos exercícios deve ser observada e corrigida, para evitar sobrecargas desnecessárias nas articulações.  
Indivíduos com obesidade ou muito acima do peso ao se submeterem os exercícios mais intensos, como a corrida, podem sobrecarregar suas articulações. Na musculação obtemos o fortalecimento muscular e articular, evitando problemas gerados pelos exercícios cíclicos (aeróbios) podendo gerar entre outras doenças articulares, a osteoartrite nas mais diversas articulações, o que poderia causar dor e limitar a amplitude dos movimentos.  
Alguns cuidados ao iniciar os seus treinos: 
  • Atenção especial à execução dos exercícios, não se preocupe agora com a carga
  • Inicie com cargas leves e exercícios com o próprio peso corporal. A adaptação ao treinamento deve ser feita de maneira bem gradual
  • Tenha sempre acompanhamento profissional para evitar danos a sua saúde
  • Inicie com os exercícios mais confortáveis. Ajudará bastante na postura correta, e com o tempo você poderá progredir a dificuldade dos exercícios com mais segurança e eficiência nos seus treinos
  • Mantenha a regularidade dos seus treinos, assim se tornará um hábito, e ajudará muito na redução do seu peso corporal.
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário