sábado, 6 de dezembro de 2014

Receitas light para as festas de fim de Ano!








Rabanada Light 
Ingredientes:
-1 xícara de leite desnatado
-1 xícara de suco de uva
-1 colher de sopa de adoçante culinário
-1 ovo
-1 clara
-4 fatias de pão light amanhecido cortado ao meio
-1 colher de sopa de leite em pó desnatado
-1 colher de chá de adoçante em pó
-1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:

Em um prato fundo, misture o leite, o suco de uva e o adoçante. Em outro prato, coloque o ovo e a clara e bata com um garfo. Passe as fatias de pão no leite e depois no ovo. Coloque numa frigideira antiaderente aquecida e deixe dourar dos dois lados. Num outro prato, misture o adoçante em pó, o leite desnatado em pó e a canela e polvilhe as fatias de pão já douradas.

Farofa de cereais 

Ingredientes:

-80g de cereal matinal sem açúcar triturado
-3 colheres de sopa de cebola picada
-2 cenouras raladas
-3 claras de ovo cozidas e picadas
-salsinha picada
-sal e pimenta do reino a gosto
-1 colher de sopa de figo seco picado
-1 colher de sopa de uva passa
-1 colher de sopa de damasco seco picado

Modo de preparo:
Leve a cebola ao fogo para secar. Depois misture a cenoura, a salsinha, sal e pimenta e deixe cozinhar por alguns minutos mexendo sempre. Junte o ovo, adicione o cereal matinal triturado e as frutas secas, só para aquecer.

Salpicão de Frango light 
Ingredientes:

- 1 cenoura crua picada
- 1 cenoura cozida ralada
- 1 1/2 xícara de chá de chuchu cozido
- 1 colher de sopa de uva passa hidratada
- 2 maçãs verdes picadas
- 1 maça vermelha picada
- 2 colheres de sopa de nozes picadas
- 1 colher de sopa de salsinha
- 1 colher de sopa de cebolinha
- 4 colheres de sopa de salsão picado
- 1 colher de sopa de erva doce fresca picada
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Junte os ingredientes acima com a maionese light.

Receita da Maionese Light
Ingredientes:

- 400 g de queijo cottage ou 250g de ricota
- 1/2 xícara de chá de leite desnatado
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de chá de molho inglês
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 colher de sobremesa de suco de limão
- 1 ovo inteiro cozido
- 1 clara cozida

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liqüidificador até dar ponto de maionese.

Bacalhau ao forno 

Ingredientes:
-800 g de bacalhau em postas
-2 cebolas
-2 tomates
-1 pimentão verde
-1 pimentão vermelho
-1 kg de batata
-1 xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço
-150 ml de azeite de oliva
-2 colheres de sopa de salsinha picada
-pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Numa tigela, coloque o bacalhau e cubra com água. Deixe de molho por 12 horas e troque a água 5 vezes. Corte as cebolas e os tomates em rodelas. Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes e corte cada metade em cubos. Corte as azeitonas em quatro no sentido do comprimento.
Descasque as batatas, coloque numa panela, cubra com água e adicione 1 colher de chá de sal. Leve ao fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 10 minutos. Para verificar o ponto, espete um garfo, as batatas devem estar macias. Escorra a água e deixe as batatas esfriarem. Corte-as em rodelas finas.
Em outra panela, coloque o bacalhau dessalgado e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e escorra a água.
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

Num refratário, espalhe o bacalhau e arrume todos os outros ingredientes por cima. Regue com o azeite de oliva e polvilhe com a salsinha. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 30 minutos.
Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 15 minutos.

Arroz de mentirinha 

Ingredientes:

-couve-flor
-1 colher de sopa de margarina light
-1 colher de sopa de salsinha picada
-sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Lave a couve-flor sob água corrente. Corte os talos da couve-flor, separando-os em pequenos buquês. Em seguida, corte a parte mais grossa dos talos e despreze. (Esses talos podem ser usados no preparo de uma sopa). Reserve os buquês.
Leve uma panela com bastante água ao fogo alto. Quando ferver, acrescente os buquês de couve-flor e sal a gosto.
Deixe a couve-flor cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que fique macia. Verifique o ponto de cozimento, espetando com um garfo. A seguir, retire a panela do fogo e escorra a água.
Transfira a couve-flor para uma tábua e pique muito bem com uma faca afiada. Cuidado para não picar demais, pois pode virar purê. Reserve.
Coloque a margarina numa frigideira grande e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente a couve-flor picada e refogue por cerca de 2 minutos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a salsinha picada. Misture bem e desligue o fogo.

Fonte: As Maria

Dicas para férias saudáveis!

Férias é tempo de relaxar. Mas isso não significa deixar de lado cuidados essenciais com a saúde e a alimentação. "Manter a dieta, escolher bem os seus alimentos e dormir bem devem aparecer entre as suas prioridades", afirma o nutrólogo Roberto Navarro. O especialista, no entanto, dá espaço para alguns deslizes. Só não dá para passar as férias inteiras nos exageros. O corpo pode sofrer com essas alterações bruscas de rotina e dar trabalho para retomar o ritmo normal ou, pior ainda, sofrer com a baixa imunidade. A seguir, uma equipe de especialistas ensina como você faz para aproveitar os dias de folga sem prejudicar a saúde ou alimentar preocupações exageradas. 



Seu organismo sente as mudanças 
Se as mudanças não forem bem planejadas, seu organismo pode sofrer vários tipos de desequilíbrio. "A falta de atividade física e os excessos na alimentação levam ao aumento de insulina circulando no sangue. A curto prazo, isso provoca o aumento de peso e, sem o controle adequado, casos de diabetes", afirma o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia. O cuidado é para que as mudanças sejam positivas, com horas a mais de sono e de descanso, além de mudanças para tornar a alimentação mais saudável. 

Comer fora 
A nutricionista Andréia Ceschin, especialista do 
Minha Vida, afirma que a variedade de opções dos restaurantes não deve ser vista como uma ameaça à dieta. "O melhor é buscar um restaurante por quilo, self-service, com muitas opções de salada, legumes e grelhados". Planeje seu prato antes de montá-lo e evite pegar pequenas porções de tudo o que é oferecido, cuidando para restringir ao máximo o consumo de frituras

Acordar tarde e pular o café da manhã 
A primeira refeição do dia é a mais importante, por isso nunca deve ser deixada de lado. "O organismo tem o dia inteiro pra metabolizar o café da manhã. Você ganha mais energia e disposição com uma refeição balanceada", afirma o nutrólogo. O especialista recomenda compor, especialmente, o jantar com uma salada e uma proteína, como uma carne ou ovo. E nada de exageros: o metabolismo do jantar acontece, em parte, durante o sono. Nesta fase, todas as funções são mais lentas e a digestão pode ser prejudicada.  

Protetor solar na sombra 
A dermatologista Flávia Toledo Piza, diretora do espaço Guedala, recomenda o uso de protetor solar com FPS 15, no mínimo, a cada três horas. "Muitos ambientes na sombra refletem os raios ultravioletas. Por isso, mesmo que a pele não sofra com as queimaduras, há o risco de envelhecimento precoce".  

Barraquinhas de comida 
É melhor evitar o consumo de alimentos de barraquinhas e ambulantes. Normalmente, nenhum dos dois oferece higiene ideal ou tem preocupação adequada com a conservação dos alimentos. A maionese, por exemplo, deve ficar na geladeira e não em temperatura ambiente. E o manuseio dos alimentos pede luvas e toucas descartáveis, nem sempre usadas. "Muitos desses alimentos ficam em contato com a poluição, fumaça do trânsito e insetos, o que pode gerar contaminação e levar a uma intoxicação alimentar, cujos sintomas mais comuns são a diarréia, os vômitos e as dores abdominais", afirma a nutricionista Andréia.  

Consumo de álcool na medida 
Uma dose de bebida alcoólica por dia pode ser ingerida sem lesar o sistema digestivo. No caso dos destilados, uma dose são 30 ml. Para os vinhos, a medida é uma taça pequena e uma lata é sua cota de cerveja (300ml). O nutrólogo Roberto Navarro enfatiza que a cerveja tem muitas calorias e deve ser evitada se você quer emagrecer. Uma dica é escolher os dias de festa para ingerir bebidas alcoólicas, e procurar alternar os drinks com copos de água ou sucos, reduzindo naturalmente o consumo de álcool. 

Depois de atacar a geladeira 
O nutrólogo Roberto Navarro frisa que, ao comer e em seguida dormir, muita glicose fica armazenada. Quando isso acontecer, entretanto, o ideal é começar o dia seguinte com um café da manhã balanceado e a prática de exercícios físicos, estimulando o organismo a gastar a energia acumulada e acelerando o metabolismo.  


Fonte: MSN