sábado, 22 de novembro de 2014

Como controlar seu apetite em oito passos

Em um contexto que engloba a correria do dia a dia e o aumento das ofertas de inúmeras tentações culinárias, fazer dieta realmente não é uma tarefa das mais fáceis - é preciso muita força de vontade.
A loucura da vida moderna nos suga todo o tempo livre e a comida fácil, rápida ou pronta como as redes de fast-food, ricas em gordura, sal e açúcares, ganha mais espaço nas prateleiras de supermercados, fachadas de lojas e deliverys, sempre pronta para nos fazer ganhar mais tempo com sua rapidez e praticidade. Isso sem falar nas propagandas com imagens deliciosas e altamente tentadoras que nos fazem, quase sem querer, sair do sofá para um rápido ataque à geladeira. Pensamos em comida quase o tempo todo - é um estímulo atrás do outro, e que nos faz comer cada vez mais e com pior qualidade, tornando-nos propensos ao sobrepeso,obesidade e desenvolvimento de doenças ligadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão, colesterol alto, entre outros.

Mas comida vicia?
Diversos estudos vêm constatando a perigosa relação do açúcar, sal e gorduras no aumento da produção de hormônios que causam a sensação de bem estar, como a dopamina e a serotonina, neurotransmissores que aumentam a fome. Em um ciclo vicioso, a sensação de bem estar que alimentos ricos em açúcar, sal e gordura proporcionam é de pouca duração e para mantê-la é necessário recorrer cada vez mais às guloseimas e em doses cada vez maiores. Não é à toa que esses ingredientes são a base da comida fast-food.
Com os alimentos ricos em açúcar, a sensação de satisfação vai se desfazendo na medida em que a insulina, substância produzida pelo pâncreas, vai saindo de cena, e quanto mais a insulina cai mais o corpo pede por ela, aumentando assim as estatísticas do aumento de diabetes, principalmente entre crianças e adultos com obesidade.
Hoje a recomendação dada para o açúcar refinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de no máximo 10% do total das calorias ingeridas diariamente. Ou seja, se sua dieta for de 2000 calorias, sua ingesta deverá ser de até 200 calorias, o que dá um pouco menos de 2 colheres (sopa) de açúcar refinado ao dia. O que poucos seguem.
O correto é trocar o açúcar refinado, cheio de calorias vazias, pelo açúcar mascavo, repleto de nutrientes importantes, como selênio, vitaminas do grupo B e zinco. Lembrando, porém, que esse açúcar tem calorias e não devemos exagerar nas quantidades. Para pessoas que tem diabetes ou obesidade, o mais indicado é o uso de adoçantes em substituição ao açúcar branco.
E a gordura?
Dizem que o limite entre o prazer e o vício é a perda de controle sobre a quantidade que se vai ingerir. Mas a grande dúvida é: comemos mais do que o necessário porque somos esfomeados ou somos esfomeados porque os alimentos ricos em açúcar e gorduras nos fazem comer mais? Todos sabemos que a gordura aumenta o sabor da comida, portanto é necessário não se tornar refém desse sabor.
A gordura executa um papel importante para o desenvolvimento e manutenção do nosso corpo e devem estar inseridas em nossa alimentação diária, mas é necessário escolher sempre boas fontes e evitar o excesso de gordura saturada, que está presente nas carnes, queijos e frituras. Gordura saturada em excesso aumenta o colesterol ruim, elevando o risco de doenças cardíacas.
Assim, algumas pessoas ao se darem conta que estão engordando resolvem iniciar dietas que prometem milagres sem ter que alterar muito seus hábitos alimentares, cortando de maneira aleatória grupos alimentares importantes para manter sua energia, saúde e imunidade em dia. Dietas malucas ou muito restritivas, como passar horas sem se alimentar, podem até trazer resultados rápidos, mas com certeza não serão duradouros, é muito complicado e difícil manter uma dieta aonde grupos inteiros devem ser cortados e a volta ao peso anterior se dará de forma rápida, o famoso efeito sanfona. Ter uma alimentação equilibrada e de bom senso, sem cortes radicais pode ser a melhor forma de você conseguir atingir seus objetivos, perder o peso em excesso sem comprometer sua saúde. 
Como controlar seu apetite em oito passos
No corre corre diário é comum para algumas pessoas pular o café da manhã ou almoçar muito pouco, não se alimentando de maneira correta - e com isso, invariavelmente à noite sua fome estará incontrolável, e beliscar até a próxima refeição acabará sendo inevitável.
- Invista em atividade física, ela é fundamental para sua saúde e qualidade de vida. Ela ajudará você a emagrecer e se manter magro; 
- Mantenha uma alimentação balanceada, com todos os grupos alimentares, proteínas, gorduras boas e carboidratos de baixo índice glicêmico. Mudanças de estilo de vida são muito eficazes no tratamento de emagrecimento; 
- Aposte em alimentos termogênicos, capazes de aumentar o gasto calórico do organismo. Nessa lista, você encontra pimenta, chá verde, gengibre e outros; 
- Faça check-ups periódicos, pois seu corpo precisa estar em equilíbrio para que você possa emagrecer sem riscos, e só fazendo os exames médicos da parte clínica, nutricional e hormonal você poderá detectar os entraves metabólicos que emperram a perda de peso; Aumente a ingestão de fibras, que além de melhorar o trato intestinal aumenta a sensação de saciedade; 
- Use medicamentos quando necessário, como no caso da obesidade, que é uma doença de causa multifatorial e complexa, que em muitos casos necessita ser tratada com diversas estratégias, inclusive com o uso de medicamentos, que devem ser usados de maneira criteriosa e após avaliação detalhada do histórico do paciente; 
- Diminua o estresse, pois estudos demonstram que o ganho de peso e os níveis de cortisol (conhecido como hormônio do estresse) estão intimamente ligados, ou seja, quanto maior o estresse, maior é o nível do cortisol e maior é a facilidade com que o indivíduo ganha peso. A má alimentação e sedentarismo fazem parte do círculo vicioso em que o indivíduo está inserido e para interromper este ciclo é necessário a adoção de hábitos e atividades que melhorem a qualidade de vida, como atividades ao ar livre, caminhadas e atividades lúdicas; 
 - Diminua o consumo de açúcares e gorduras, pelos motivos descritos acima na matéria e segundo a Associação de Neurociências do Canadá, existem pessoas que são mais vulneráveis a se viciarem em alimentos pouco saudáveis, como os ricos em açúcares e gorduras, portanto evite-os!
Saber como controlar a fome é imprescindível para que você emagreça, e alimentar-se a cada três horas é o primeiro passo para não correr o risco de se descontrolar e atacar tudo o que vier pela frente quando a fome chegar. Inverta de forma gradativa esse quadro, comece o dia com um café da manhã reforçado e vá diminuindo as quantidades do que você come no decorrer do dia.
Fonte: MInha Vida

OBSESSÃO POR DIETA SAUDÁVEL PODE SER DISTÚRBIO


Você tem fascínio por manter uma dieta sempre saudável? Recusa terminantemente qualquer alimento que considere fora do seu rigoroso padrão alimentar? Morre de culpa se ingere uma guloseima sem querer? É uma pessoa tão preocupada com o que come diariamente que restringe ao máximo sua alimentação? Então, fique atento. Esta obsessão por ingerir apenas comidas saudáveis pode indicar que você sofre de um tipo novo de distúrbio alimentar, a ortorexia nervosa.

Segundo o Dicionário Brasileiro de Nutrologia, pessoas com este problema apresentam uma preocupação excessiva com a qualidade da alimentação, limitando, inclusive, a variedade dos alimentos. Assim, acabam excluindo certos grupos como carnes, laticínios, gorduras e carboidratos, sem fazer a substituição adequada. Rigidez e inflexibilidade na alimentação, comer sem prazer, o isolamento ao se afastar socialmente por conta da dieta rigorosa e um emagrecimento que essas pessoas não reparam (por isso há um déficit de nutriente) são sinais de alerta.

"Isso pode levar a quadros de carências nutricionais ou a um quadro completo de distúrbio da conduta alimentar", alerta a médica Maria Del Rosario, diretora científica do Departamento de Transtornos do Comportamento Alimentar da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e professora no curso de pós-graduação em Nutrologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).Como é a dieta do ortoréxico?

Essa dieta não tem um padrão único. As pessoas com tendência ortoréxica evitam os alimentos considerados impuros como corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar, sal, bem como aqueles que possuem agrotóxicos e pesticidas, ou ainda alimentos transgênicos, entre muitos outros. Além disso, se preocupam com a forma de preparo (verduras cortadas de determinada forma) e os utensílios usados na preparação da comida (só de madeira ou de cerâmica).

Comer fora de casa também pode ser um problema. Por isso, evitam reuniões sociais e jantares para "não cair na tentação" de ingerir outro tipo de alimentos. Sem contar que eles sentem uma sensação confortável ao fazer um prato elaborado exclusivamente com alimentos considerados "puros" em casa, com produtos orgânicos ou ecológicos. Dessa forma, acabam se isolando para conseguir se alimentar de maneira saudável e evitam a todo custo comer em restaurantes porque não sabem qual a preocupação dos estabelecimentos com a qualidade dos alimentos.

"Podem até deixar de sair com os amigos ou parceiros. A dieta dos ortoréxicos toma conta da vida dessas pessoas e tira até mesmo a liberdade deles. Além disso, sentem muita ansiedade, culpa e vergonha quando transgridem os limites. E depois, para compensar, decidem fazer restrições alimentares bem mais rigorosas. O problema é que as pessoas ortoréxicas acabam excluindo muitos alimentos e restringindo até os grupos de alimentos considerados importantes para uma nutrição adequada", afirma a médica.


Há casos de ortorexia registrados no Brasil?Segundo Maria Del Rosario não existe relato de caso publicado no Brasil, mas ela conta já ter atendido paciente com o distúrbio alimentar no seu consultório. Ela lembra a história de um paciente de 17 anos com características ortoréxicas e que foi levado para a consulta pela mãe, que acreditava que existia "algo de errado" na alimentação do filho.

O paciente havia perdido 35 kg durante uma restrição de alimentos à procura de uma dieta saudável e ideal. No exame físico e consulta nutrológica foi possível detectar sinais de falta de nutrientes diagnosticados a partir de alguns exames. "Ele precisou repor as vitaminas e minerais, realizar a suplementação alimentar, adequar a alimentação e corrigir várias situações sociais, como ficar isolado em casa, conectado à internet o dia inteiro e competir com um grupo de ortoréxicos", relata a médica.
Fonte: MSN