sábado, 8 de março de 2014

ATITUDES ESSENCIAIS PARA O EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL!

Pensar a longo prazo, não se punir demais e passar longe das dietas milagrosas são fundamentais para a perda e manutenção do peso!
Emagrecimento não depende só de mudanças no comportamento, como entrar na dieta e se matricular na academia. A conscientização e mudança de mentalidade são igualmente importantes para que a meta seja atingida e, principalmente, para que o resultado dure.
 A mudança de atitude é o primeiro passo para a perda de peso e deve começar antes da dieta. “A forma com vê e como se comporta durante o emagrecimento é tão importante quanto o tipo de alimentação que seguirá para eliminar peso. Pensar em mudar a alimentação para melhorar o hábito alimentar e não somente fazer uma dieta é uma boa maneira de garantir um emagrecimento saudável e conseguir manter o peso, evitando o sobe e desce do ponteiro da balança”, defende.
 As pessoas que pensam somente em eliminar peso sem mudanças de atitudes rapidamente podem conseguir emagrecer. “Entretanto, grandes expectativas, metas irreais e alimentação altamente restrita geram uma alta cobrança e podem levar a um baixo engajamento e, consequentemente, à desistência no meio do caminho. Ou ainda, a pessoa chega ao peso desejado, mas como não resolveu problemas emocionais e comportamentais relacionados aos alimentos, ganhará peso novamente”.
Veja 10 atitudes que vão além da alimentação e que são essenciais para o emagrecimento saudável:
1. Pense a longo prazo
“Não importa a quantidade de peso que deseja emagrecer, você deve pensar em uma eliminação de peso gradual. Trabalhe com a perda de meio a um quilo por semana”.  A especialista ressalta que, nas primeiras três semanas, a perda de peso normalmente é maior, já que há muito líquido sendo eliminado. “Esse é outro ponto para o qual as pessoas precisam se preparar: o emagrecimento tem altos e baixos, e elas precisam saber lidar com isso para não perderem motivação”.

2. Tenha atitudes positivas
Pensamento positivo atrai atitudes corretas e estimulantes. Por isso, nada de desânimo ou de pensar que você não consegue. Tudo na vida exige uma postura firme e determinação.

3. Mantenha o foco na meta de peso
“A sua atenção deve estar focada no objetivo de peso e não nos alimentos que você pode comer ou deve evitar. A boa escolha alimentar será consequência”. É comum que a pessoa que começa a fazer dieta pense “tenho que fechar a boca”, mas que esse é o principal erro que se pode cometer. A restrição deve ser gradativa, uma vez que, conforme a pessoa emagrece, sua necessidade energética reduz e, consequentemente, seu consumo terá de ser reduzido ainda mais na fase final do emagrecimento.

4. Fuja do estresse e da ansiedade
Não saber como lidar com o estresse e a ansiedade levam as pessoas a comer mais. “É a famosa frase ‘mas eu mereço, depois de tudo o que aconteceu hoje!”, diz a especialista. Segundo ela, as pessoas que utilizam alimentos para ter o sentimento de acolhimento, mesmo que momentâneo, devem pensar antes de pegar o alimento por impulso. Imaginar como se sentirá depois ajuda bastante, já que, após o exagero alimentar, normalmente vem a culpa, e não a solução dos problemas. “Assistir a um bom filme, caminhar pelo bairro, ler um livro e ouvir música são algumas atitudes que colocam o pensamento bem longe da alimentação”.

5. Assuma a responsabilidade
Assuma que a mudança na alimentação deve ser para a vida e não para a próxima festa ou encontro social. Responsabilize-se por suas atitudes e não terceirize sua vitória e sucesso. “Uma pessoa que quer emagrecer 15 quilos em oito meses para um casamento provavelmente vai remoer a vontade de emagrecer por sete meses e, no último, vai parar de comer e começar a seguir modismos. Evidentemente ela irá se punir demais e, já na festa, na melhor das hipóteses, vai comer como se nunca tivesse visto um salgadinho na vida”, brinca a nutricionista. “Na pior, ela vai desistir da dieta na primeira semana, ganhará mais quilos e ficará com a autoestima ainda mais abalada”, completa. A orientação da nutricionista é neste caso é começar uma perda de peso gradual, pensando em dois quilos por mês.

6. Não se dê desculpas
Se você guarda doces e outras comidas calóricas em casa ou no escritório, dificilmente conseguirá resistir à tentação. Se realmente está comprometida a emagrecer, livre-se destes alimentos. “Evidentemente que você poderá comer um bombom, mas esporadicamente, não todos os dias”, diz a profissional.

7. Se cair, levante-se
Pessoas magras também exageram na alimentação. Elas não ganham peso porque logo em seguida retomam a alimentação balanceada.  Se você exagerar, não fique se martirizando nem deixe que isso te desanime. No momento seguinte, retome a dieta e não faça uma restrição exagerada por conta disso como, por exemplo, dietas desintoxicantes, à base de sucos ou de sopas.

8. Prepare-se para experimentar
Em vez de pensar no que você não pode comer, pense no que você pode. Novos sabores, texturas e muitos novos alimentos que não fazem parte da sua rotina alimentar poderão ser provados. O seu paladar será estimulado, testado e você terá novas opções para variar seu cardápio.

9. Informe-se
Quanto mais informações você tiver sobre alimentação saudável, mais saberá diferenciar o que é correto ou não para o seu emagrecimento e saúde. Assim, controlar a alimentação acontecerá de forma natural, sem ter de fazer contas a cada vez que for comer uma barrinha de cereal. Além disso, evite promessas de emagrecimento muito rápido. “Se a promessa é de eliminar mais do que um quilo por semana, cuidado. A sua saúde e autoestima estão em jogo”, alerta a nutricionista.

10. Siga em frente
Mantenha sempre em mente as boas atitudes que não farão você desistir do seu objetivo final. Quanto mais certeza tiver de que está colhendo os resultados esperados, mais estimulada ficará para manter uma boa qualidade de vida e de peso por um longo período.

Fonte: Bolsa de Mulher

DIETA DOS PONTOS, CONHECE?

Olá pessoal, sei que a maioria das pessoas que desejam perder peso uma hora ou outra optam pela famosa Dieta dos Pontos, aqui no site eu já falei muito sobre ela e por sinal é a que eu mais recomendo desde sempre.
Percebo que muita gente ainda em dúvidas de como funciona esta dieta e hoje vou tirar as principais dúvidas e resumir a Dieta dos Pontos em uma única matéria, então apertem o cintos e vamos lá!

Como funciona a Dieta dos Pontos?

A Dieta dos Pontos é muito simples, basta você saber qual o seu limite de pontos diário e montar o seu cardápio seguindo a tabela da dieta que classifica os alimentos com um número de pontos. Se por exemplo o seu limite for de 300 pontos você deve comer por dia até 300 pontos (obviamente), deixar um cardápio pronto para a semana toda pode ser a melhor maneira de controlar a sua dieta.

Como eu descubro o meu limite de pontos?

A primeira forma para isso é lendo a nossa explicação aqui nesta matéria: “Dieta dos Pontos – Calculando seus Pontos”, ou pela maneira mais fácil que é usando a Calculadora da Dieta dos Pontos no site da Editora Abril. Muitas pessoas encontram certa dificuldade para usar a calculadora on-line, isso acontece normalmente por 2 motivos.
O primeiro é que você deve SEMPRE usar ponto ( . ) para separar as casas decimais, por exemplo, sempre use 1.72 para altura, e não 1,72, caso contrário ele vai retornar um erro (N/A) no seu IMC. A outra opção acontece quando o seu IMC está abaixo de 25, neste caso a solução é procurar um profissional para calcular o seu limite de pontos.

Onde eu encontro a tabela da Dieta dos Pontos?

Como foi dito no início da matéria você deve possuir a tabela da Dieta dos Pontos para montar o seu cardápio, se você não tem o livro da dieta poderá baixar a tabela da Dieta dos Pontos de nosso site. Mesmo que você tenha o livro recomendo o download desta tabela por ser mais completa.

Como eu monto um cardápio saudável para a Dieta dos Pontos?

Desde que você se mantenha dentro do limite de pontos o seu cardápio pode ser com os alimentos que mais gosta de consumir no dia a dia, porém ficam alguns alertas para ajudar na sua dieta e no seu cardápio para emagrecer.
Você pode consumir qualquer alimento, mas não significa que deve fazer-lo! Esta dieta é famosa pela liberdade na hora de escolher os alimentos porém você deve ficar alerta na hora de escolher, por exemplo, não parece sensato adicionar em seu cardápio alimentos como, refrigerantes, doces, frituras e outras guloseimas se o seu objetivo é perder peso.
Evite consumir carboidratos (complexos) após as 18h. O carboidrato nada mais é do que um alimento para que você tenha energia durante o dia, se você se entope deste tipo de alimento e não o “queima” logo ele vai virar gordura estocada em seu corpo e isso costuma acontecer mais frequentemente no período noturno. Invista nas proteínas e vitaminas neste horário, carnes magras e saladas são uma ótima opção.
Se você gosta de comer em maior quantidade vai reparar que os alimentos mais saudáveis para a sua alimentação “custam” menos pontos na tabela, estes alimentos são as verduras, legumes e algumas frutas, eis aqui uma boa opção de alimentos para investir em seu cardápio (só não esqueça das carnes, principalmente as magras).

Não achei o alimento na tabela, o que eu faço?

Se você não encontrar o alimento na tabela de pontos (normalmente os industrializados) é muito simples, procure na embalagem (informações nutricionais) o valor energético (calórico) do alimento e o divida por 3,6 o resultado será o valor em pontos, vou dá um exemplo para ficar mais fácil.
Você comprou um pacote de biscoito (bolacha para alguns) da marca XYZ, na embalagem você encontrou as seguintes informações:
Informação Nutricional
Porção de 30g ( 6 unidades )
Quantidade por porção%VD*
Valor calórico134 kcal7
Carboidratos22g7
Proteínas2,5g3
Gorduras totais4,0g7
Gorduras saturadas0,8g4
Gorduras trans1,1g**
Fibra alimentar0g2
Sódio105mg4
(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.000 calorias ou 8.400 Kj.
(**) Valor Não Estabelecido.

Neste caso o nosso biscoito tem 134 calorias (6 unidades) então 134 dividindo por 3,6 teremos como resultado 37 (134 / 3,6 = 37,2). Portanto 6 biscoitos XYZ tem 37 pontos. Viram como é simples?

Ainda tenho algumas dúvidas, o que eu faço?

Nesta matéria resumi para vocês as principais dúvidas e o funcionamento da Dieta dos Pontos, aqui no site você encontra uma série de matérias sobre esta dieta na categoria Dieta dos Pontos, não deixem de ler também o nosso artigo especial sobre as Principais dúvidas sobre a Dieta dos Pontos.
fONTE: DIETA NA REDE