quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cuidados antes, durante e depois do Carnaval!

Carnaval: 4 dias de festa! Ritmo acelerado: muito gasto energético, suor excessivo, poucas horas de sono. Tudo isso requer cuidados com a alimentação para que as pessoas possam aproveitar bem a folia.

Antes do carnaval
Evite alimentos muito gordurosos. Uma alimentação mais leve acompanhada de ingestão de líquido (água, principalmente) vai ajudar o organismo a se preparar para a maratona, reduzindo o risco de desidratação, tonturas e até mesmo desmaios.
Durante o carnaval
Acrescente alimentos que sejam fontes de carboidratos: batata, mandioca, arroz e pães, que darão energia para a atividade intensa. Mas aqui vale ressaltar um detalhe muito importante: não valem alimentos fritos! Dê preferência aos alimentos cozidos, assados ou grelhados. Além disso, inclua bastante líquido (água, água de coco, sucos naturais) para hidratar e repor as perdas provocadas pelo suor, evitando, assim, desidratação.
Procure se alimentar pelo menos a cada 4 horas, evitando assim tonturas e até desmaios por hipoglicemia (queda do “açúcar” do sangue). Tenha sempre em mãos um alimento prático como barra de cereais ou frutas frescas ou secas (desidratadas) para serem consumidas como lanche rápido.
Nesse período do ano, ocorrem também muitos registros em pronto-socorros e hospitais do Brasil, com casos de pessoas com intoxicações alimentares e ingestão de alimentos mal armazenados e/ou estragados, que causam vômitos, diarréia, desidratação, mal-estar.
Por isso, os cuidados com a higiene também devem ser reforçados evitar a ingestão de produtos e alimentos contaminados que tragam riscos à saúde. Por meio de práticas simples e um controle adequado do que consumimos podemos evitar problemas gastrointestinais, infecções e intoxicações alimentares.
Para evitar intoxicação alimentar
  • Lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro;
  • Checar a temperatura dos alimentos – coisas geladas devem estar geladas e coisas que passaram por processo de cozimento devem estar inteiramente cozidas, sem pedaços crus;
  • Os alimentos que são consumidos em temperatura ambiente devem ser consumidos em até duas horas de exposição;
  • Verificar o cheiro e o gosto. Na dúvida, não coma;
  • Guardar os alimentos já preparados dentro da geladeira;
  • Cuidado com refeições à base de ovo, uma fonte em potencial para a transmissão da Salmonella, bactéria responsável por 50% dos casos de gastroenterites. Por isso, é importante que não consuma ovos mal cozidos ou crus e pratos realizados à base de claras e gemas cruas;
  • Lavar latinhas de refrigerantes ou outras bebidas com água corrente, esfregando bem a tampa com uma bucha e sabão, retirando todo o resíduo; e
  • Beber bastante líquido, de preferência água e sucos naturais, para hidratar.
Após o carnaval: uma alimentação detoxificante é bem vinda. Saiba mais!
E para finalizar, uma dica de extrema importância: Se ingerir bebida alcoólica, não dirija

Fonte: Univicosa

Sopa Emagrecedora e diurética

Ingredientes

· 1 cenoura
· 1 mandioquinha (batata-baroa) grande
· 1 chuchu
· 1 maço de cheiro-verde
· 1 xícara (chá) de vagem
· 2 colheres (sopa) de azeite
· 1 maço de espinafre
· 200 g de creme de tomate
· 1 berinjela
· 2 nabos
· 1 abobrinha
· 2 tabletes de caldo de carne com baixo teor de gordura

Modo de preparo

Lave, descasque e pique todos os ingredientes sólidos. Coloque todos os ingredientes juntos na panela de pressão e cozinhe até amolecer. Depois, é só saborear!
Esta sopa pode ser tomada no almoço e jantar por 3 dias seguidos, o desjejum somente com 1 copo de leite desnatado e 1 fruta, lanche somente 1 fruta e antes de dormir 1 iogurte light.
Faça isto e perderá peso rapidamente nestes 3 dias. Depois tem que ter outra orientação.
Evite fazer exercícios intensos nestes dias. Somente caminhada leve.
Experimente!
Esta receita dá 10 porções.
Fonte: Mdemulher