domingo, 9 de novembro de 2014

Frutas, amigas da dieta!

Comer frutas, além de ajudar a conquistar uma boa alimentação, pode ser uma das melhores alternativas para quem deseja emagrecer. Isso porque elas têm efeitos que podem auxiliar desde a perda de gordura até a saciedade e compulsão por doces. Há até mesmo frutas como a romã, que ajuda a combater os efeitos da celulite e a reduzir a retenção de líquidos. Mas, claro, apenas as ingerir esses alimentos não significa que você subirá na balança e seu peso simplesmente sumirá. Pelo contrário, o ideal é que eles façam parte da sua rotina alimentar, esta que deve estar baseada numa dieta saudável, aliada à prática de atividade física. Isso ocorre porque as frutas possuem nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. 

O figo, o limão e a maçã, por exemplo, são ricos em substâncias que ajudam na saciedade e na redução do estresse. Por sua vez, o magnésio, contido no figo, auxilia na diminuição do apetite por doces. "Ele é excelente aliado contra a vontade de comer doce", explica nutricionista .
.Já a banana ajuda a combater a compulsão por doces. "Rica em triptofano, a banana é responsável pelo combate da ansiedade, estresse, insônia e apetite descompensado por doces e carboidratos", explica a  nutricionista .


 "A romã é uma fonte de antioxidantes que ajuda a combater as inflamações no organismo, uma das causas para o desenvolvimento da obesidade", indica a nutricionista.
Figo
O figo é rico em magnésio, potássio, cálcio, ferro e fibras - estas que ajudam na sensação de saciedade, além de controlarem o colesterol e melhorarem o funcionamento intestinal. Sem contar que o magnésio diminui o apetite por doces", explica a  nutricionista .
Limão
Rico em pectina [uma fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue], ela se transforma em gel no estômago e elimina a gordura do organismo,além de saciar por mais tempo. Ajuda também na digestão e regula os níveis de açúcar no sangue. É muito diurética e rica em vitamina C", explica a nutricionista .
Maçã
"A maçã é rica em pectina, fibra que também é responsável pela saciedade, a maçã diminui a absorção de açúcar e evita o estoque de gordura", explica a consultora nutricionista .
Banana
Embora possua um alto teor de frutose [um dos principais açúcares presentes nas frutas], ela é rica em triptofano, aminoácido que combate a ansiedade. A banana é uma grande aliada naquelas horas em que bate a vontade de comer doce. Além disso, é rica em vitamina B6, que atua no metabolismo das proteínas e dos lipídios, fazendo com que o organismo reduza a absorção da gordura ingerida na refeição", conta a nutricionista.
Abacate
Rico em vitamina E,gorduras monoinsaturadas [consideradas boas por ajudar a reduzir o nível de colesterol ruim, chamado de LDL, no sangue] e sais minerais, é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Seu valor energético está relacionado ao teor de gordura - responsável pelo aumento do HDL (colesterol bom) - presente na fruta. Ainda colabora para o metabolismo da glicose evitando, assim, o depósito de gordura", explica a nutricionista."Mas não pode exagerar: meia unidade duas vezes por semana é o suficiente". O antioxidante, para que você compreenda, é uma substância que impede as células sadias do organismo de serem danificadas.
Romã
Fruta de baixa caloria, rica em antioxidantes e anti-inflamatória. Ela combate os efeitos da celulite e é diurética, o que diminui a retenção de líquidos", indica a nutricionista .
Uva
Rica em resveratrol [polifenol, este que é caracterizado por ser um grande grupo de moléculas], que ajuda no controle do colesterol, possui ainda vitaminas C e do complexo B, bem como cálcio, ferro e potássio. Estimula adinopectina [proteína], que age na regulação da glicemia [quantidade de glicose presente no sangue] e na quebra de gorduras", recomenda a nutricionista.
Morango
Tem caloria negativa (é pobre em calorias!), ou seja, o corpo gasta mais calorias na sua digestão do que as presentes na fruta. Além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório", recomenda a nutricionista .
Melancia
Melhora a hidratação,ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, reduz a quantidade de insulina [hormônio produzido no pâncreas responsável pelo transporte da glicose até as células] e evita o acúmulo de gordura", indica a nutricionista.
Abacaxi
O abacaxi é fruta de baixa caloria,antioxidante, diurética, auxilia na digestão e ajuda a evitar a compulsão por doces.
Fonte:MSN

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