quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Alimentos importantes para a memória!

Anda esquecido e com problemas de memória? Saiba que uma alimentação balanceada e saudável pode dar uma forcinha nessa situação. Basta investir em alimentos ricos e ômega 3 e vitamina D, como salmão, sardinha, anchova, atum, entre outros. Tais substâncias ajudam a proteger os neurônios contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Os peixes, em geral, promovem uma melhora na capacidade da memória e na concentração. Também protegem os neurônios contra os radicais livres e preservam as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fontes de zinco e selênio, eles estimulam a atividade cerebral e combatem aquele cansaço comum no final de um dia de atividades. Peixes ricos em zinco e selênio são: salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala. O selênio também está presente nas oleaginosas: castanhas, nozes e amêndoas.
Uma dieta rica em fósforo também colabora para que o cérebro funcione melhor. Isso porque o fósforo é um elemento encontrado na formação das células cerebrais. Leite, derivados do leite e legumes são ricos em fósforo.
A colina, encontrada na gema de ovo, no fígado de galinha, vitela, mostarda e cereais integrais, é outro nutriente, que age na comunicação dos neurônios.
Agora, se anda com problemas de memória deve evitar alimentos mais pesados, gordurosos e com alto índice glicêmico, como massas e batatas. Tais alimentos aumentam a produção de insulina e estimulam outras reações químicas que agridem as células cerebrais. Álcool e carne também devem ser restringidos.
Fonte:MSN

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