domingo, 26 de outubro de 2014

Nutrigenômica, o que é isto?

A ciência sempre está evoluindo nos estudos.
A Nutrigenômica é uma área encantadora para o futuro.
Vejam que agora já existe um exame para avaliar  a sua dieta , metabolismo e suas possíveis doenças.


O Painel Genético Nutrigenômica é um teste genético rápido que se baseia em um painel de polimorfismos cuidadosamente selecionados por apresentarem uma forte correlação estatística entre a dieta, o metabolismo e a genômica.
 
O Painel Genético Nutrigenômica faz parte de uma estratégia para a implementação de medidas preventivas e medicina personalizada que envolve periodicidade de realização de exames de rastreamento e intervenção precoce baseando-se nas mais avançadas descobertas científicas relacionadas com o código genético.
 
Os resultados do Painel Genético Nutrigenômica não significam que o paciente tenha no presente ou irá desenvolver no futuro as patologias investigadas. O exame avalia apenas o risco relativo (RR) baseado no genótipo do paciente para determinados polimorfismos com embasamento em trabalhos publicados em jornais científicos.
Para uma perfeita análise de sua necessidade consulte um nutrólogo de sua confiança .

A nova divisão de genômica nutricional do Laboratório Franco do Amaral e  do Centro Genomas avalia as variações genéticas associadas à alimentação, comportamento alimentar, e risco do desenvolvimento de doenças crônicas:
Perfis identificáveis:
1. Genes associados à obesidade
2. Regulação do metabolismo lipídico
3. Risco do desenvolvimento de Diabetes Melitos 2
4. Hipertensão arterial sistêmica
5. Metabolismo do folato (vitamina B9)
6. Metabolismo da vitamina D
7. Intolerância à lactose
8. Metabolismo da cafeína
9. Modulação da resposta inflamatória, estresse oxidativo e desintoxicação
10. Metabolismo de Vitaminas
11. Intolerância ao glúten/Doença Celiaca
Exames:
Nutrijunior :  são avaliados  40 polimorfismo
Nutri Geral ( a partir dos 16 anos ) são avaliados 109 polimorfismos

A Genômica Nutricional é um campo emergente nas ciências da saúde e é considerada a próxima fronteira da era pós-genoma. É composta por duas sub-disciplinas distintas, mas que se complementam, para estudar na nutrição personalizada: a nutrigenômica e a nutrigenética. A Nutrigenômica considera a influência de nutrientes específicos ou dietas complexas na expressão gênica, por outro lado a Nutrigenética  estuda como a variabilidade genética interfere na resposta individual à dieta.

Nosso estado de saúde depende muito de nossos genes, nossas condições ambientais e nossos hábitos nutricionais.Apesar de nossa constituição genética ser fixa, nossa nutrição e estilo de vida que influenciam a expressão nossos genes, são variáveis. Assim, eles podem ser adaptados ao nosso retrospecto genético e necessidades exclusivas (Nutrigenética).

Ao atuar na expressão dos genes, déficits relacionados a constituição genética individual podem ser contrabalanceados e sua repercussão negativa na saúde pode ser reduzida, postergada ou mesmo prevenida. (Nutrigenômica).
É uma disciplina moderna sendo a interface entre a genética, a nutrição e a medicina, que  combinadas permitem a prática de uma  medicina personalizada.

O que acham destas novidades?
Vão chegar mais informações desta área em breve!

Patrícia Brigagão Mendes

Um comentário:

  1. Boa Tarde, Dra Patrícia,
    Onde eu poderia fazer esse exame?

    ResponderExcluir