Tenha dentes brancos e saudáveis © Kurhan - Fotolia.com Tenha dentes brancos e saudáveis Quer ter dentes lindos e saudáveis? Então, trate de mudar a sua alimentação. A escolha dos alimentos é um fator importantíssimo quando se trata da sua saúde bucal. E nem pense que a mudança será percebida logo nos primeiros dias. Para alcançar o objetivo será necessário ter muita paciência e perseverança.

Confira as dicas:

- A sua alimentação deverá ser completamente balanceada. Se você ingerir poucos nutrientes que são essenciais para o corpo, sua boca ficará mais vulnerável a infecções.

- Os cuidados deverão começar desde cedo. Cálcio, fósforo e flúor são nutrientes indispensáveis para as crianças.

- Para os adultos, carboidrato, ácidos graxos, vitaminas, aminoácidos, sais minerais e muita água.

- Fique atento às quantidades: 6 a 11 porções de carboidrato, 3 a 5 porções de verduras, 2 a 4 porções de frutas, 2 a 3 porções de produtos derivados do leite e 2 a 3 porções de carne, aves, peixe, ovos, feijão ou nozes.

Por que isso é tão importante?

- Problemas como a gengivite e a cárie são causados pela falta de equilíbrio na alimentação.

- Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana, responsável por atacar o esmalte dos dentes. Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando a cárie.

- Em alguns momentos, não temos como fugir. O consumo de açúcar ou amido é inevitável. A dica é que você opte por estes nutrientes apenas na hora das principais refeições e evite nos intervalos entre elas. Estes nutrientes, se consumidos em excesso, deixarão os seus dentes mais fracos e amarelados.


Fonte:MSN