quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Chá verde e seus benefícios no emagrecimento

Chá verde ajuda na diminuição da gordura visceral   

 Chá verde ajuda na diminuição da gordura visceral
Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto constatou que o consumo de chá verde favorece a "distribuição" da gordura corporal, diminuindo aquela que se concentra na barriga, ou seja, a visceral. Este benefício vai além da estética, já que este tipo de gordura é bastante prejudicial à saúde.

O principal objetivo do estudo foi analisar os efeitos de vários componentes alimentares na gordura corporal. "Este trabalho procurou esclarecer os mecanismos de ação do chá verde no tecido adiposo", explica Rosário Monteiro, pesquisadora do departamento de Medicina e Bioquímica da FMUP.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores usaram dois grupos de ratos, sendo que um consumiu chá verde durante 6 meses e, o outro, bebeu água. Ao final deste período, todos os animais ganharam alguns quilos, porém, os ratos do grupo que consumiu chá verde engordaram menos.

O resultado mais importante foi em relação às diferenças encontradas no tecido adiposo subcutâneo (sobretudo, coxas e bumbum) e visceral nos dois grupos de ratos. Aqueles que beberam o chá apresentaram um menor número de adipócitos, células que armazenam a gordura no nosso organismo.

Além disso, o consumo da bebida também aumentou o número de células em apoptose - morte celular programada - no tecido adiposo visceral, favorecendo a sua redução. Segundo a pesquisadora: "Estes resultados podem advir do estímulo à produção de estrogênios no tecido adiposo provocada pelo chá verde".

Ela ainda completa: "A pesquisa mostrou que o consumo de chá verde interfere na "organização" e "distribuição" da gordura corporal, criando um padrão celular mais saudável e menos propenso ao desenvolvimento de patologias".
Fonte:MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário