sábado, 13 de setembro de 2014

Alergia alimentar


Os alimentos que mais provocam alergias são leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe, camarão, amendoim, nozes e aditivos alimentares, como o corante artificial amarelo (tartrazina). As alergias alimentares são mais frequentes nas crianças menores de 3 anos, porém pode aparecer também nos adultos, como é o caso da alergia ao camarão que ocorre principalmente nos adultos.

A reação alérgica aparece após o consumo do alimento alergênico. Os sintomas podem surgir na pele (coceira, inchaço, urticária), no sistema gastrintestinal (diarreia, dor abdominal e vômitos) e respiratório (tosse, rouquidão e chiado no peito).
O tratamento da alergia alimentar consiste na exclusão dos alimentos alergênicos da alimentação. A pessoa alérgica deve estar sempre atenta aos rótulos dos alimentos industrializados buscando identificar nomes relacionados ao alimento que lhe desencadeou a alergia.
Muitas crianças perdem a sensibilidade ao ovo, leite de vaca, trigo e soja aos 3-5 anos. A sensibilidade ao amendoim, nozes, peixe e camarão raramente desaparece. O aleitamento materno no primeiro ano de vida é fundamental para evitar as alergias alimentares nas crianças, assim como, à introdução tardia dos alimentos provocadores de alergia. Recomenda-se a introdução de leite de vaca após 1 ano de idade, ovos aos 2 anos e amendoim, nozes e peixe, somente após o 3º ano de vida.
Fonte: Nissin

Nenhum comentário:

Postar um comentário