A esteatose hepática, vulgarmente conhecida como acumulação degordura no fígado, é uma doença única, mas com múltiplas causas possíveis. Seja qual a origem da doença, esta irá manifestar-se geralmente da mesma maneira. Neste artigo iremos apresentar as diversas causas para a gordura no fígado. Leia também o artigo principal sobre Gordura no fígado.

Como referimos atrás, existem muitas causas para este problema, havendo no entanto algumas que são mais frequentes. Assim, as principais causas para a esteatose hepática estão associadas a hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicerídeos, diabetes, obesidade, alcoolismo, distúrbios metabólicos (síndrome metabólica) e a toma de alguns medicamentos.
Quais são as causas de esteatose hepática?
As causas para esta condição clínica podem ser divididas em 3 grupos: causas químicas, causas nutricionais e causas hormonais.
Causas químicas
Neste grupo podemos incluir como possíveis causas da esteatose hepática componentes químicos, fármacos e drogas, tais como o álcool, cortisona, tetracloreto de carbono, ou tetraciclinas, entre outros. De todos os elementos mencionados, a substância com o efeito mais prejudicial é claramente o álcool. Normalmente, a gordura no fígado originada por estas causas irá manifestar-se através de um inflamação associada com febre, fadiga e icterícia.
Causas nutricionais
Uma das causas mais frequentes para a esteatose hepática está ligada a carências e a distúrbios nutricionais. Obesidade, carência proteica, jejum prolongado e até, uma cirurgia de bypass intestinal (bypass gástrico). Como em muitos destes casos, sobretudo na obesidade, estamos a falar de causas que perduram no tempo, é habitual a esteatose evoluir até à lesão hepática, com inflamação associada.
Causas hormonais
Nestas situações, seja devido a uma doença, como a diabetes mellitus (doença metabólica), seja devido a uma condição ocasional, como a gravidez, há repentinamente uma acumulação de uma grande quantidade de gordura no fígado. Nesta situação, o volume do fígado irá aumentar, provocando dessa forma dor na zona superior direita do abdomen.
Fonte: Especialista 24
Nenhum comentário:
Postar um comentário