terça-feira, 15 de julho de 2014

Dicas de Férias de Inverno

Você vai viajar nas férias de julho? Hotel, pousada, resort ou chalé… Geralmente a maioria deles oferece refeições repletas de gostosuras engordativas. O que fazer para não engordar? A nutricionista funcional do Rio de Janeiro, dá várias dicas para você manter a linha durante a viagem:
Café da manhã light
No friozinho, nada melhor do que algo quentinho como os chás. Além de aquecerem o corpo, eles são cheios de substâncias antioxidantes. Para começar com pique total, peça chá verde, branco ou mate. Eles contêm cafeina, que tem propriedades estimulantes. O cafezinho também ajuda a despertar, mas sem açúcar, ok!
Prefira os pães integrais (apenas duas fatias). Eles têm muitas fibras, que geram saciedade, aplacando a fome. Se você não resiste ao pão francês, consuma apenas uma unidade. Evite quantidades exageradas de manteiga, que é rica em gordura saturada. Troque por duas fatias de queijo branco.
As frutas têm sinal verde. São ricas em vitaminas, minerais, fibras e são pouco calóricas. Vale atacar um pote médio de salada de frutas. E os doces? Pode ser a granola. Se o bolo for irresistível, prefira os sem cobertura e recheio. “Sabe aquele bolo simples da vovó? Então essa é uma escolha mais magrinha”, aconselha a especialista.
Almoço magrinho e saboroso
 Comece pela salada. As folhas contêm muitas fibras, que ajudam no emagrecimento. Uma boa sugestão da nutricionista é misturar as hortaliças com caldos quentes (abóbora, cenoura, chuchu, couve-flor). O calor da sopa vai deixar a saladinha mais apetitosa para o inverno.

Para o prato principal, escolha uma proteína magra (frango, peixe ou carne vermelha) e complete com legumes variados e coloridos. Se gostar da combinação de arroz e feijão, não a deixe de fora, mas tenha parcimônia com a quantidade! Dê preferência ao arroz integral por conter mais fibras e vitaminas do complexo B.
Que tal uma bananada sem açúcar para a sobremesa? Ela tem o docinho na medida certa. Mas se o chocolate for a preferência, prefira as versões com mais de 55% de cacau, que são mais saudáveis. Mas não passe de 20g diárias.
Lanche da tarde com menos calorias
O hotel oferece chá da tarde? Então aproveite! Mas cuidado com os biscoitinhos! Prefira os cookies integrais (mas apenas 30g). Evite os amanteigados, polvilhados com açúcar refinado, palmier ou recheados com goiabada. Eles são gostosos na hora, mas depois vão pesar na consciência e nos ponteiros da balança.
Se você for lanchar fora do hotel, procure levar petiscos leves na bolsa. Um bom exemplo é a barrinha de cereal. Ela garante energia e ao mesmo tempo sublima a vontade daquele docinho do final da tarde. Outras opções light são os mix de castanhas e frutas secas. E não se esqueça de levar a garrafinha de água para se hidratar.
Jantar bem quentinho
As sopinhas são sempre as campeãs na preferência do inverno. “Opte por sopas de legumes, como abóbora, chuchu, cenoura e couve-flor”, sugere Gabriela. Evite as feitas com creme de leite, que é muito gorduroso.
Geralmente aos sábados a noite, os hotéis servem pizzas. Peça uma com massa fina. Prefira os sabores mais simples, como marguerita, mussarela de búfala, rúcula, abobrinha, berinjela. Evite as carregadas de gordura como peperroni, calabresa, portuguesa. Quantos pedaços? Dois, no máximo.
Pode atacar o fondue? Irresistível, né. Veja se há versões light no cardápio. Se for de queijo, pergunte se é possível substituir o pão convencional pelo integral ou então vegetais, como cenoura, pepino, couve-flor, brócolis e chuchu.
Fonte: MInha Vida

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