sábado, 24 de maio de 2014

Receitas de doces sem glúten

Torta de castanha-do-pará e damasco

Ingredientes:
Massa:
- 1 pacote de farinha de arroz (200g) - 1 xícara (chá) de fécula de batata - 4 colheres (sopa) de margarina cremosa sem sal - 2 colheres (sopa) de açúcar - 1 ovo
Recheio:
- 100 g de castanha-do-pará moída - 2 xícaras (chá) de leite - 1/2 xícara (chá) de açúcar - 2 colheres (sopa) de amido de milho - 1 colher (chá) de essência de baunilha - 1/2 xícara (chá) de geléia de damasco (use uma light)
Preparo:
Massa: Misture as farinhas e reserve. Coloque a margarina, o açúcar e o ovo e vá adicionando a mistura de farinhas até ficar uma massa firme que desgrude das mãos. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha de arroz. Deixe descansar por 20 minutos. Forre forminhas de empada médias. Fure e leve ao forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até ficar firme e dourada. Reserve.
Recheio: Misture a castanha-do-pará, o leite, o açúcar, o amido e a baunilha, e leve ao fogo até engrossar. Espere amornar e coloque sobre a massa assada. Enfeite com geleia e leve à geladeira por cerca de 1 hora.
Essa torta é uma delícia, vai por mim!

Bolo de cenoura e passas

Ingredientes:- 1 cenoura grande- 2 ovos- 1 xícara (chá) de açúcar- 1/2 xícara (chá) de óleo de canola- 2 colheres (café) de canela em pó- 1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó- 1 colher (café) de noz moscada ralada- Casca ralada de meia laranja- 1/2 xícara de passas claras sem sementes- 1 xícara (chá) de creme de arroz- 1 xícara (chá) de farinha de quinoa- 1 colher (sopa) de fermento em pó- ½ xícara (chá) de leite.
Preparo:
Rale a cenoura no ralador com abertura 'grossa' e reserve. Bata as gemas com o açúcar e, sem parar de bater, acrescente o óleo e as especiarias. Retire e misture a cenoura e as passas. Acrescente o creme de arroz, a farinha de quinoa e o fermento dissolvido no leite. Bata as claras em neve até ficarem bem firmes e inclua na mistura. Despeje em forma 'tipo bolo inglês' ou de pão (12 cm X 29 cm) e asse em forno médio (180°C), preaquecido por cerca de 30 minutos. Retire do forno espere amornar, desenforme e deixe esfriar. Se quiser, polvilhe com açúcar e canela em pó.
Hum...
Pavê de abacaxi

Massa - 3 ovos - 4 colheres (sopa) de açúcar - 1 xícara (chá) de farinha de arroz - ½ xícara (chá) de suco de abacaxi - 2 colheres (chá) de fermento em pó
Recheio - 1 abacaxi grande - 6 colheres (sopa) de açúcar
Cobertura - 2 claras - 4 colheres (sopa) de açúcar - 1 xícara (chá) de creme de leite light - 1 colher (chá) de essência de baunilha - Cerejas em calda (opcional) - Raspas de limão
Preparo
Massa Bata as claras em neve, e acrescente as gemas e o açúcar até ficar uma mistura fofa. Alterne a farinha de arroz com o suco de abacaxi e, por último, acrescente o fermento em pó. Coloque em uma assadeira retangular média, untada e polvilhada com farinha de arroz. Asse em forno médio (180ºC) por cerca de 20 minutos. Retire, espere amornar e corte em duas partes. Reserve.
Recheio Descasque o abacaxi e rale no ralador com abertura mais 'grossa'. Coloque em uma peneira para escorrer. Aproveite o suco para fazer o bolo. Coloque em uma panela com o açúcar e leve ao fogo para cozinhar por 10 minutos.
Cobertura Para a cobertura, bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Retire e adicione o creme de leite, além da essência de baunilha. Faça tudo bem delicadamente!
Montagem Coloque num prato uma das partes do bolo. Adicione o recheio e inclua a outra parte do bolo sobre o creme. Deixe a cobertura só na parte de cima. Se quiser, enfeite com cerejas em calda dietéticas ou aproveite que ainda é possível encontrar cereja fresca no mercado.
Amo muito esse pavê!

Bombocado de coco com calda de maracujá

Ingredientes
Bombocado - 1 e 1/2 xícara (chá) de leite semidesnatado - 3 ovos - 1 xícara (chá) de açúcar - 3 colheres (sopa) de fubá - 3 colheres (sopa) de farinha de arroz - 1 colher (sopa) de fermento em pó - 100 g de coco ralado desidratado
Calda de maracujá - 1 xícara (chá) de suco de maracujá - 1 xícara (chá) de água - 2 colheres (chá) de amido de milho - ½ xícara (chá) de açúcar - Sementes de maracujá para enfeitar
Preparo
Bombocado Coloque o leite e os ovos no liquidificador e bata bem. Acrescente o açúcar, o fubá e a farinha de arroz. Bata novamente. Retire, coloque em uma tigela e misture o fermento e o coco. Coloque em forminhas de papel próprias para 'muffins' ou 'cupcakes' e leve ao forno médio (180 ºC), preaquecido, por 40 minutos. Retire, espere amornar e cubra com a calda.
Calda Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos. Retire e misture com as sementes. Regue os bombocados e sirva.
Delícia de comer rezando!

Fonte: MInha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário