quinta-feira, 6 de março de 2014

RECEITAS SEM GLÚTEN

Tapioca 


Ingredientes: 
Goma de Tapioca (vendida em empórios ou mercado municipal em pacotes com esse nome). 
Água, Sal e Recheios diversos salgados ou doces. 

Preparo: 
Hidratar a goma: 
Coloque a farinha em uma tigela e coloque água até passar dois dedos acima da massa. Deixe pelo menos 12 horas em repouso e seque bem com a ajuda de um pano. 

Peneirar: 
Peneire a mistura com uma peneira de furos grossos e armazene na geladeira ou peneire diretamente na frigideira na hora de assar. 

Assar: 
Use uma frigideira anti-aderente pré-aquecida (não muito quente). 
Coloque o suficiente para cobrir o fundo da frigideira e espalhe como uma panqueca (4 a 5 colheres de sopa são suficientes para uma frigideira de tamanho médio). 
O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira (duro o suficiente para não quebrar e mole o suficiente para enrolar), vire-a e asse por mais aproximadamente 1 minuto, coloque sal a gosto e estará pronta. 
A massa apenas seca na frigideira e não frita. Não deve escurecer ou endurecer demais. 

Rechear: 
Alguns recheios podem ser colocados ainda na frigideira (com fogo desligado) ou bem quente, pois, realçam o seu sabor: manteiga, queijo, chocolate (itens que derretam). 
Após rechear, dobre ao meio ou enrole a tapioca. 
Opções: 
- Após rechear e dobrar coloque queijo coalho ou parmesão na parte superior ou em ambos lados da tapioca e toste um pouco diretamente na frigideira. 
- Mergulhe ou molhe as tapiocas tradicionais (pura, com manteiga, ou manteiga e queijo) em leite de coco puro ou um pouco diluído. 

Recheios: 
Salgados: combinações diversas com manteiga, queijo coalho, mussarela, presunto, peito de peru, calabresa, cheddar, catupiry, queijo parmesão, carne de sol, frango, ovo mexido, etc. 
Doces: combinações diversas com leite condensado, doce de leite, nutella, coco ralado, goiabada c/queijo, morango, banana com canela, etc. 

Mistura hidratada pode ser congelada por 1 mês e mantida em geladeira por uma semana. 

obs: Verifique sempre se os produtos não tem GLÚTEN.


Bolo de amaranto com banana 

Ingredientes: 
02 ovos 
1 xícara de açúcar 
1/3 de xícara de margarina 
02 bananas amassadas 
1/2 xícara de amido de milho 
1/2 xícara de farinha de mandioca 
1 colher de chá de sal 
1 colher e meia de fermento para pão 
1 xícara de flocos de amaranto 
1/4 de xícara de leite 

Modo de fazer: 
Para fazer a massa do bolo, é preciso de uma batedeira para misturar os ingredientes. Comece batendo o ovo com açúcar. Em seguida, coloque a margarina e a banana amassada. Assim que estiver misturado, pare de bater e coloque o amido de milho. Mexa com uma colher até incorporar o amido na massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha de mandioca e o sal. 

Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto. Mexa com uma colher até incorporar na massa. Volte a bater e coloque o leite. Coloque a mistura em uma forma untada, espalhe e enfeite com rodelas de banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto. No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos. 

Bolo: milho verde simples 

Ingredientes: 
3 ovos 
1 lata de milho verde com água 
1 vidro pequeno de leite de côco 
2 colheres(sp) de margarina 
1 xíc. de milharina 
1 ½ xíc. de açúcar 
1 colher (sp) fermento em pó 

Modo de fazer: 
Bata os 4 primeiros ingredientes no liquidificador e reserve. Coloque o resto dos ingredientes numa tigela e acrescente a mistura líquida delicadamente. Asse em assadeira pequena, untada com margarina e açúcar por 30min. 

Fonte: Site da ACELPAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário