sábado, 22 de março de 2014

Biomassa da Banana Verde, conheça um pouco sobre este assunto!

O nome é pomposo e correto... e o resultado final é uma massa supersaudável. O aproveitamento é incrível, já que pouquíssimas pessoas comem banana verde (eu não conheço ninguém!). E os benefícios para a saúde são vários e vão do emagrecimento a redução no colesterol. Essa massa nada mais é do que um creme espesso que, claro, se faz com bananas – de preferência, nanicas! – sem estarem maduras.
Essa preparação é funcional para o nosso organismo, pois a polpa da fruta apresenta uma grande quantidade de amido resistente que se assemelha com a fibra, que não é nem digerida e nem absorvida pelo intestino delgado.
Por ser tão resistente, a biomassa fermenta e age no intestino grosso como fonte de energia para as bactérias boas do organismo. Desse modo, ela também mantém a mucosa intestinal com um bom funcionamento: absorve os nutrientes e serve como barreira entre o meio externo e interno.
A biomassa de banana verde também auxilia a flora intestinal, sendo aconselhada até para o tratamento de diarreias ou constipação. Além disso, ela ajuda a controlar o colesterol, uma vez que age no fígado aumentando a eliminação por meio dos ácidos biliares. E o melhor de tudo, reduz a absorção de gordura e de glicose da dieta (oba!).
Por ser rica em fibras, essa biomassa também oferece sensação de saciedade e pode substituir ingredientes super calóricos nas receitas, como leite condensado, creme de leite ou maionese. Isso porque ela serve como espessante e ajuda no preparo de molhos, pães, bolos, massas e sucos.
Além disso, a banana é rica em vitaminas (A, B1 e B2) e minerais, como fósforo, magnésio, potássio e sódio. Quer mais? O creme da banana verde carrega esses nutrientes também quando cozido!
Veja a seguir o passo a passo para fazer essa receita deliciosa e incluir a biomassa de banana verde desde já no seu cardápio!
Consumo diário
A biomassa de banana verde pode ser consumida por todos: crianças, homens, mulheres, gestantes, adultos e idosos.
Por enquanto não há contraindicações, mas deve-se atentar sobre a quantidade diária: recomenda-se consumir de duas a quatro colheres de sopa por dia – cada uma tem apenas 25 calorias!

RECEITA DO CREME DE BANANA VERDE QUE AJUDA A EMAGRECER:

Ingredientes
Molho de tomate com polpa de banana verde. Cozinhar em uma panela:
- 1 quilo de tomate
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- ½ alho poro
- 1 maço de manjericão
- 1 maço de cheiro verde
- 1 cenoura
Tempero
Use um pouco de sal e pimenta, desligue o fogo e deixe esfriar. Bata no liquidificador somente o sólido e adicione 2 colheres de sopa de polpa de banana verde.

Como preparar a biomassa de banana verde
O preparo é simples: corte as pontas de 10 bananas nanicas bem verdes, sem deixar aparecer a polpa.
Cozimento da banana
Coloque a água para ferver em uma panela de pressão: a quantidade de água deve cobrir as bananas.  Quando ferver, adicione as bananas à panela para dar um choque térmico.
Tampe e espere pegar pressão. Desligue o fogo e deixe-as cozinhando no vapor por 20 minutos mais ou menos.
Separe a casca da polpa, e passe imediatamente para o processador ou liquidificador.
Cuidado: a polpa tem que estar bem quente! Para não queimar o liquidificador, coloque 100ml de água a cada 5 bananas.
Etapa final
Triture até a massa ficar homogênea e, se necessário, adicione mais água para dar cremosidade.
Se não for usar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele pelo período de até 3 meses (em vasilhas de vidro). 

Fica a dica!
Você pode preparar “N” coisas com a biomassa: bolos, pães, sucos e até molho de tomate.

fONTE: MINHA VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário