domingo, 23 de fevereiro de 2014

Hábitos saudáveis de Carnaval: evite ressacas, dores no corpo e indigestão

A maratona de Carnaval começa na sexta-feira (4), e para curtir a folia sem causar danos à saúde é preciso adotar alguns hábitos diferentes no seu dia a dia. Veja uma seleção de dicas fáceis de seguir e que vão fazer toda a diferença no seu pique para agüentar a festa:

Comida
"Consuma muito carboidrato complexo, como arroz, pão e macarrão, que deixa o metabolismo mais estável", aconselha a nutricionista dra. Hevoise Papini. Fazer um lanchinho durante a folia também é essencial, mas fuja das frituras e invista em sanduíches mais leves. A fritura pode deixar você mais "pesada", já que a digestão é lenta.

Sanduíche
O sanduíche da folia deve ter queijo branco, peito de peru e salada
O sanduíche da folia deve ter queijo branco, peito de peru e salada
Foto: Alex Silva/SAÚDE!
O lanche perfeito tem entre 200 e 500 calorias e mistura carboidrato com proteína magra. A clássica receita de pão integral com cenoura ralada, alface e frios como queijo branco e peito de peru é uma ótima pedida.

Hidratação
"Além da água, opte também por água de coco, suco de frutas ou então isotônicos para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva", enumera a nutricionista Audrey Abe, do site NaturalemCasa.com.

Pés
Nos pés, nada de sandálias com tiras rígidas. "O sapato não pode ter pontos de pressão", indica o podólogo Fábio Carvalho, da Clinic Pé. O especialista adverte: "se for de sandália rasteirinha, fique muito atenta, porque um pisão mais forte pode acabar com sua festa. A maior parte dos atendimentos que faço depois do Carnaval é de pisões com lesões na unha".

Se você machucou o pé no meio da folia, saia da multidão e lave o ferimento com água corrente e sabão. Se for uma pancada, coloque gelo e procure um médico. "Se tiver lesionado a unha, nunca arranque sozinha, porque pode infeccionar. Saiba que a unha demora cerca de um ano para crescer completamente", alerta o podólogo.

Depois de uma noite inteira pulando Carnaval, reserve um tempo para fazer um escalda-pés: coloque-os em uma mistura de água morna com sal. Depois de 20 minutos, enxague, seque entre os dedos e massageie os pés com um gel ou creme relaxante.

Calçado
Não dispensa a sandália alta no samba? Muitas rainhas de bateria usam bandagens para proteger os pés, mas isso não impede machucados. Leve sempre um chinelo para o fim da festa.

Ressaca
Prepare e tome diariamente um suco que hidrata e evita a ressaca. No liquidificador, bata duas frutas de sua preferência; uma laranja; um punhado de folha verde (pode ser couve ou agrião); um copo de água de coco; uma cenoura; gotinhas de limão e pedacinhos de gengibre a gosto.
Fonte: Mde mulher

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