quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Especialista alerta para cuidados com as crianças no Carnaval

Alimentação, fantasia e segurança! Confira as orientações do médico pediatra do Hospital Samaritano, Dr. Francisco Lembro Neto (...)
Salões lotados, clima quente, fantasias e produtos de pele, como tintas e brilhos compõem a folia do Carnaval. Os pais devem ficar atentos e tomar os cuidados devidos com as crianças.
Confira as orientações do médico pediatra do Hospital Samaritano, Dr. Francisco Lembro Neto.
Hidratação e AlimentaçãoComo o carnaval acontece no verão, as altas temperaturas e o clima abafado são sentidos pelas crianças. Ofereça muito líquido, de preferência água e água de coco, além das frutas – que hidratam e são saudáveis. Evite alimentos perecíveis como iogurtes, lanches industrializados ou cachorros-quentes para prevenir intoxicações e alergias.
FantasiaEssas devem ser arejadas e leves. Evite usar tintas na pele, sem antes testar no antebraço da criança ou procure um produto hipoalergênico e atóxico. Nos pés use na criança sapatos arejados, tipo sandálias e evite os de borracha ou plástico, pois impedem os pezinhos dos pequenos de transpirarem. Evite deixar a criança descalça, porque além do risco de queda, a criança pode se machucar com vidros ou algum objeto no chão do salão.
Confetes e serpentinasEssas tradicionais brincadeiras, assim como as bolinhas de sabão e os sprays, devem ser supervisionadas pelos pais ou responsáveis, pois a criança pode se engasgar ou se machucar com o uso desses ornamentos.

SegurançaUso do cinto de segurança e pausas em viagens longas demais são fundamentais. Na praia, não deixe a criança sozinha e ao expor a criança em grandes aglomerações, coloque uma identificação no seu filho, com o seu nome e telefone. E o mais importante, o tempo do seu filho – se a alegria da folia dos pequenos acabar, já é hora de ir para casa!
Fonte: Dr. Francisco Lembro Neto, médico pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário