segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Estratégias para não engordar nas férias


 
No Campo


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Passar uns dias numa chácara, sítio ou fazenda é algo extremamente relaxante. E o melhor é que as delícias feitas no fogão a lenha e o tempero da vovó podem ser light

- Faça supermercado e leve apenas produtos diet. Assim você não corre o risco de não encontrá-los nas cidadezinhas próximas da fazenda - ou sítio -, sendo obrigada a comer pratos proibitivos. A pedida é investir em tudo o que não precise de refrigeração, como frutas secas, por exemplo.

- Quando for passear a cavalo ou visitar uma cachoeira, leve uma maçã ou barra de cereais, que é rica em carboidratos complexos e fibras, que dão energia para a prática de exercícios físicos, sem comprometer o shape. Elas vêm a calhar se você, que tem espírito aventureiro, resolver caminhar numa trilha ou escalar uma montanha um pouco íngrime.

- É dia de churrasco. Então estabeleça dois horários fixos para comer durante o dia e não belisque no resto do tempo. Encha o prato de salada e escolhas as carnes mais magras, como alcatra e baby beef (que tem cerca de 120 kcal por 100g), pegando apenas um pedaço de cada tipo. E passe longe da picanha, da pele do frango que, assim como a crosta de qualquer outra carne, é muito gordurosa. Linguiça e maionese? Vetados. Prefira acompanhar seus grelhados com três colheres de sopa de arroz ou um pãozinho.

- Aproveite o pomar e a horta. Colha, direto da fonte, itens para enriquecer sua dieta. Prepare palitos de cenoura e pepino e deixe-os no jeito. Beliscar assim, pode!

- Faça um patê magrinho e sirva no fim da tarde. Quando o pessoal se reunir para jogar conversa fora, bata uma embalagem de queijo cottage ou ricota com folhas de manjericão e acrescente uma pitada de sal (são apenas 25 kcal por colher de sopa). Sirva com torradinhas light.

- Os doces típicos são irresistíveis? Então dê preferência a compotas de frutas que, cozidas na água e açúcar, engordam menos. Experimente uma porção bem pequena da mais apetitosa de todas e corte a menor chance de provar das outras. E só cometa essa veleidade uma vez por semana.

- Aproveite o local arborizado. Faça caminhadas nos horários de temperatura mais amena, logo cedo ou no final da tarde. Enquanto você passeia e conhece a região, queima calorias e ainda conserva seu metabolismo sempre ativo.


Na cidade

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Se você não viajar, tire proveito das férias e divirta-se. A grande vantagem é que vai poder se dedicar integralmente à sua dieta, com poucos riscos de sair da linha. Maravilha!

- Antes de ir a um barzinho, faça seu jantar de dieta. Desse jeito você consegue apenas experimentar algum petisco mais calórico.

- Nas saídas noturnas, intercale uma taça de vinho branco com água com gás. Assim a bebida fica mais tempo no copo. Faça o mesmo com uma dose de saquê (34 kcal por dose) ou suco de tomate temperado (45 kcal o copo)

- Na praça de alimentação. Prefira um grelhado com vegetais ou um sanduíche natural. Ou tome apenas um suco de frutas com adoçante. Afinal, você saiu para conversar ou comer?

- Se a vontade de beliscar na lanchonete for grande, opte por um carpaccio com salada (136 kcal o prato de sobremesa) ou uma tábua de frios - que pode ser dividida com os amigos.

- Já que está de folga do leva-e-traz da escola, acorde uma hora mais cedo para caminhar ou andar de bicicleta pelas redondezas. Você vai perceber como isso vai lhe dar mais pique para o resto do dia.


Na praia

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Divirta-se tomando sol e brincando na água. E só dê vez para comidinhas leves.

- Leve pouco dinheiro para a praia. O suficiente para comprar água de coco (36 kcal o copo) ou um picolé de frutas (69 kcal). Você não vai ser assaltada e não sobra para beliscar.

- Vai comprar o picolé ou o mate? Então escolha a barraca mais distante. Assim você aproveita para fazer uma bela caminhada. E será uma boa oportunidade para paquerar, se for o caso...

- Faça um peixo ao cartoccio, delicioso e light. Tempere filés de pescada com alho, limão, pimenta, sal e shoyu, colocando um pouco de tomate e salsa por cima. Embrulhe-os em papel alumínio e leve ao forno para assar.

- Toque a cerveja comum pela light. Mas sem exageros. A versão light serve para reduzir as calorias ingeridas, não para aumentar a quantidade consumida.

- Se você emagrecer, se dê como presente uma daquelas bijuterias transadas, típicas do litoral. E curta esse ritual!

- Abstraia a idéia de comida. Você está num paraíso natural: evite ficar pensando no que vai comer a cada 10 minutos. Respire fundo, sinta a brisa do mar, ouça o barulho das ondas. Ficar feliz neste cenário é muito fácil.

- Faça meditação no fim da tarde. Sentada na areia, com a coluna reta e pernas cruzadas, feche os olhos e respire fundo. Embalada pelo som das ondas, esvazie a mente e desfrute a paz que esse exercício proporciona.

- Caminhe pela parte rasa da praia, um ótimo exercício para as pernas, e toda vez que pensar na possibilidade de comer fritas, lula à dorê ou camarão frito, concentre-se no mar e no movimento das ondas. Se não der certo, vá dar um mergulho.


No clube

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Passar tempo no clube é sempre uma opção bem divertida. Enquanto faz uma social dá para curtir o sol e, de quebra, praticar algum exercício. Para que mais?

- Leva uma cesta de piquenique com sanduíche de queijo branco (285 kcal), uma maça (60 kcal) ou outros itens leves como sucos de caixinha sem açúcar. Se for almoçar na lanchonete, escolha uma salada light e completa (com folhas verdes e palmito, por exemplo) e tempere apenas com limão e sal.

- Aproveite a piscina para nadar muito. Lembre-se que este é o exercício mais completo, pois trabalha todos os músculos do corpo. Mais; nadando você queima 450 kcal por hora.

- Em vez de ficar esticada debaixo do sol, convide um amigo para jogar tênis (300 kcal por hora) ou uma corrida (500 kcal por hora).

- Passe a frequentar a academia do clube. Assim você se condiciona e começa a associar suas idas ao local para cuidar do seu corpo.

- Chame as amigas para ir à sauna. Além de eliminar toxinas da pele, você relaxa e o clima de descontração vai ser uma delícia.

- Se você emagrecer, marque uma massagem ou limpeza de pele. Nada mais merecido do que se dar esse presente.


No hotel

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Descansar é preciso. Comer, também, desde que na medida certa. Mas há muito mais a fazer. Aprenda a fugir de todos os caminhos que levam apenas à mesa.

- No generoso bufê do café da manhã, escolhas as opções light e coma apenas uma coisa mais calórica. Tenha em mente que você poderá experimentar outras coisas nos demais dias que ficar por lá. Ou seja, não é preciso comer tudo de uma vez.

- Do primeiro ao último dia, caminhe visitando todos os ambientes do hotel. E participe de atividades esportivas e programas de entretenimento. Assim vai sobrar menos espaço para sentir fome.

- Quando o assunto for atividade física, utilize tudo o que tiver direito. Frequente academia e as aulas de hidroginástica na piscina. Para sua informação: 40 minutos de hidro ajudam a queimar 230 kcal.

- Depois do jantar, nada mais gostoso do que conversar e partir para um cafezinho. Mas é cafezinho mesmo, com adoçante. Evite pedir capuccino ou chocolate quente.

- À beira da piscina, escolha sucos com misturas diferentes e nutritivas. Experimente o de manga com laranja, 65 kcal; o de abacaxi com kiwi, 78 kcal; ou ainda o de banana com morango, 75 kcal.

- No bufê existem muitas opções coloridas, saudáveis e de baixas calorias do que de pratos quentes. Aproveite a deixa e monte uma refeição saborosa e bonita.

- Jogue consigo mesma: a cada dia que você seguir a dieta à risca, ganha um bônus de R$ 1,00. Já quando sair, você perde R$ 2,00 por escapada. Se ficar no lucro no final do mês, compre algo para se dar de presente. Mas atenção! Só vale se for um livro, um CD ou algo do gênero.

Fonte: Modelle Center

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