quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Atitudes para não desistir da dieta em 2014

Prometo começar uma dieta no primeiro dia útil do ano'. Quantas vezes essa frase não fez parte das suas promessas para o novo ano? Quem nunca se matriculou na academia e desistiu nos primeiros meses, encheu a geladeira de legumes, verduras, fibras, produtos light e frutas e não consumiu nem a metade? Ou deixou de ir a algum encontro com amigos para evitar os petiscos do barzinho ou o churrasco de aniversário? Provavelmente todas as atitudes que tomou foram precipitadas e ajudaram a por fim no que nem começou.
Segundo Caroline Pascarelli, professora de educação física da Academia Contours, o primeiro passo é estabelecer metas e, na academia, levar em conta a orientação do personal. "Ele quem vai dizer como seu objetivo pode ser trabalhado e transformar o que você quer numa meta alcançável para que não desista no meio do caminho. Assim como não engordamos do dia para a noite, para emagrecer é o mesmo processo e o que realmente desestimula é achar que vai ser imediato. Posso dizer que 95% das mulheres vão a academia com a ideia fixa de perder peso e medida em pouco tempo", conta.
Evitar fazer dietas que deram errado no passado, não deixar de lado a vida social, buscar outros prazeres além da comida, encarar as idas à academia como compromisso de agenda e focar na qualidade de vida como objetivo são algumas das atitudes para fazer a meta de perder peso dar certo, segundo ensina a nutricionista Carina Amorim de Sá, também da Academia Contours. "E nada de esperar por milagres. Para a perda de peso ser duradoura e efetiva, requer tempo. Sendo constante nos novos hábitos, a diminuição do peso vai ser consequência do novo estilo de vida adotado”, opina.


Estabeleça metas
“Antes de começar, é importante estabelecer algumas metas. Por exemplo, quantos dias na semana conseguirá ir ao treino, o que pretende como resultado da malhação. Além da meta pessoal, levar em conta a orientação do professor que vai dizer como seu objetivo pode ser trabalhado e transformar o que você quer numa meta alcançável para que não desista no meio do processo', explica a educadora física Caroline Pascarelli.

Evite se exercitar sozinha
“Fazer atividades físicas por conta própria pode causar mal-estar caso a pessoa não esteja se alimentando corretamente e lesões se era até então sedentária. Além do mais, por uma questão motivacional, é interessante estar em um ambiente mais fácil de continuar o treino, se sentir parte de um coletivo', defende a educadora física.

Não espere por milagre
“Para a perda de peso ser duradoura e efetiva, requer tempo. Sendo constante nos novos hábitos, a diminuição do peso vai ser consequência do novo estilo de vida adotado”, opina a nutricionista Carina Amorim de Sá.
“Assim como não engordamos do dia para a noite, para emagrecer é o mesmo processo. Vai depender de um conjunto de fatores combinados, caso de alimentação correta e prática de atividades físicas, frequência de treino. O que realmente desestimula é achar que vai ser imediato. Posso dizer que 95% das mulheres vão a academia com a ideia fixa de perder peso e medida em pouco tempo, mas o treinador é quem vai dizer se é viável pela idade, pelo período disponível para malhar e por mais uma série de fatores, e então estabelecer a rotina de treinos”, explica a educadora física.

Analise os erros cometidos em dietas anteriores
“Trabalhe em cima desses erros. Por exemplo, se fez uma dieta restritiva e não deu certo, não seja radical mais uma vez. Uma ideia é estabelecer pequenas metas. Deixe de comer a sobremesa do almoço, por exemplo. Para quem tem uma alimentação muito errada, uma mudança por semana ou mês será uma grande vitória.Adquirimos e conservamos hábitos pela vida inteira, por isso é difícil mudar do dia para a noite”, conta a nutricionista.

Não viva em função da dieta
“Nada de se excluir, abandonar a vida social. E sempre que for preciso sair da dieta, não encare isso como ‘o fim dos tempos’. Saia, divirta-se e, no dia seguinte, dê continuidade”, indica a nutricionista.
Busque apoio dos familiares
“Pelo menos no começo da dieta, peça auxílio de amigos e parentes. Diga que está em busca de um corpo mais saudável por qualidade de vida, e, por isso, precisa que eles não levem para casa alimentos que você precisa evitar. Com os amigos, busque locais alternativos para comer, onde haja opções mais saudáveis”, orienta a nutricionista.

Pense na sua qualidade de vida
“Evite pensar na malhação e alimentação como forma de perder peso. Tenha em mente que sua disposição, ânimo, pele, cabelo, humor e sono vão melhorar e a consequência disso tudo vai ser a perda de peso”, explica Carina Amorim de Sá.

Atitude deve ser compromisso de agenda
“Leve o treino e a rotina de nutrição como algo sério. A alimentação é combustível para todas as atividades do seu dia, ou seja, trabalhar, estudar, treinar. Se quer o organismo funcionando a todo o vapor, é preciso se programar e se alimentar de forma correta. No caso da atividade física, coloque seus horários de exercícios como se fosse receber algo em troca, como um salário mesmo, que, se você faltar, será descontado. Tenha essas horas de treino como um compromisso de agenda, não marque nada no mesmo horário”, indica a nutricionista.

Busque outros prazeres
“Sempre temos a comida como algo prazeroso, mas faz bem procurar outras fontes de satisfação. Cantar, dançar, pintar, praticar um esporte diferente, tente até encontrar algo que a deixe cada vez mais feliz e motivada para continuar seguindo em frente”, exemplifica Carina Amorim de Sá.
Tenha em mente que tudo na vida exige sacrifício
“E com a dieta não seria diferente. Então será inevitável se sacrificar para atingir seu objetivo. Economizar em alguma coisa para gastar com academia, personal trainer e no que for preciso. Também acordar cedo e preparar lanchinhos mais saudáveis para levar ao trabalho, ou dormir mais tarde para preparar a alimentação do dia seguinte”, exemplifica a nutricionista.

Modifique sua alimentação
“Trata-se de um retorno aos antigos hábitos, como comer comida caseira, levar lancheira e marmita para o trabalho. Tudo para manter os hábitos mais saudáveis. Afinal, com a comida feita em casa, sabemos a quantidade de tempero, gordura e sal que colocamos.
Outra dica é evitar ao máximo alimentos industrializados. Sucos e sopas em pó, por exemplo, têm calorias vazias. Coma o máximo de produtos integrais que puder, pois eles têm uma quantidade boa de fibras importantes para a dieta. Quanto à frituras, gorduras e alimentos altamente calóricos, não que a pessoa deva deixar de comer para sempre, mas sim eliminar da rotina diária”, ensina a nutricionista.

Fonte: MSN


Um comentário:

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