domingo, 24 de novembro de 2013

Férias!

As férias estão chegando e muita diversão!


O ano está acabando e está na hora de pensar nas coisas  boas que passaram neste ano e programar para o ano que vem novas metas!
Vou dar algumas dicas para férias para que não ganhe peso, ou pelo menos, ganhe pouco!

1) Ao escolher o local de férias, pense nos passeios a pé, não faça tudo de carro ou ônibus .Assim vai gastar mais calorias!
2) Se for um hotel fazenda, aproveite as caminhadas, trilhas, ande de bicicleta, nade bastante!
3) Se for num local bem animado, dance bastante! Dançar gasta muita caloria!
Ou seja, mexa-se!
Pode dormir bastante para descansar mas aproveite alguns horários para se divertir com a família gastando energia!
4) Se estiver num hotel:
- Não coma tudo que vê pela frente, passe pelo buffet, veja tudo que tem , escolha alimentos saudáveis e um extra por dia que ficar no local. Assim não passará vontade e não vai exagerar!
- Tenha sempre no quarto do hotel  frutas ou iogurtes light ou barras de cerais, assim no meio de manhã ou tarde ou antes de dormir você terá algo adequado para comer. Não pegue os chocolates, salgadinhos do frigobar, esconda tudo!
5) SE estiver em casa de amigos ou alugar uma casa, faça compras num mercado próximo e coloque na geladeira opções saudáveis! Evite comprar guloseimas!
6) Não exagere na bebida ! 1grama de álcool tem 7 calorias!   1 tulipa de cerveja tem 130 calorias! Para gastar isto, tem que caminhar 30 minutos! Pense antes de beber!
7) Diversão não pode ser COMER!!!!! Procure diversão de outras maneiras!

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista

Saladas para verão!

1) SALADA NO ESPETINHO


Ingredientes

. 300 g de bolinhas de mussarela de búfala
. 1/4 de xícara (chá) de azeite
. 1 colher (sopa) de orégano
. 1 colher (chá) de sal
. 1 colher (chá) de pimenta-calabresa
. 10 tomates-cereja cortados ao meio
. 150 g de rabanetes pequenos cortados ao meio
. 1 pepino japonês cortado em rodelas de 1 cm de espessura
. 40 folhas de hortelã

Modo de preparo

1. Corte as bolinhas de mussarela ao meio e tempere com o azeite, o orégano, o sal e a pimenta.
2. Monte os espetinhos intercalando o tomate-cereja com os rabanetes, a mussarela temperada, o pepino japonês e as folhas de hortelã.
PORÇÃO: 100 CALORIAS
2) SALADA ÁRABE

Ingredientes

. 4 colheres (sopa) de maionese
. 1 colher (sopa) de ketchup
. 1 xícara (chá) de creme de leite
. 1 pé de alface americana cortado em fatias finas
. 1/2 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
. 1 tomate picado
. 1 cenoura ralada
. 1 beterraba ralada
. Sal a gosto

Modo de preparo

Misture a maionese, o ketchup e o creme de leite e reserve. Em uma saladeira coloque a alface, o grão-de-bico, o tomate, a cenoura e a beterraba. Polvilhe com o sal e regue com o molho. Sirva em seguida.
RENDIMENTO: 4 PORÇÕES
PORÇÃO: 215 CALORIAS
3) SALADA DE ALFACE, NOZES E KANI

Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de broto de feijão
. 24 folhas de alface frisée
. 12 unidades de kani-kama desfiadas
. 8 ovos de codorna
. 1 colher (sopa) de nozes picadas
. 1/2 colher (chá) de azeite
. 1 colher (chá) de salsa picada
. Sal a gosto
. 1/2 xícara (chá) de suco de tomate

Modo de preparo

1. Cozinhe o broto de feijão por 3 minutos em 1 litro de água fervente. Escorra-o.

2. Distribua nos pratos individuais as folhas de alface e o broto de feijão.

3. Por cima, coloque o kani e os ovos. Polvilhe com as nozes.
4. Prepare o molho: misture bem o azeite, a salsa picada, o sal e o suco de tomate.
5. Despeje o molho sobre a salada ou sirva numa molheira à parte.
Dica: você pode substituir o ovo de codorna por ovo de galinha cortado em pedaços pequenos.
 
RENDIMENTO: 4 PORÇÕES
PORÇÃO: 211 CALORIAS
FONTE: MDE MULHER

Conheça os benefícios das frutas.


Além de deliciosas e super nutritivas, as frutas contêm fibras e fitoquímicos que reduzem o risco de câncer e também ajudam na luta contra o envelhecimento.
Mas, infelizmente, esse hábito tão saudável não é tão comum entre os brasileiros. Uma pesquisa feita, constatou que apenas 18,9% da população consome cinco porções diárias de frutas, o que é recomendado para uma ótima dieta alimentar.
Conheça agora uma lista de algumas frutas e seus benefícios:

- Banana: é uma fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, essa fruta é ideal para ingerir entre as refeições quando bate aquela vontade de atacar um doce, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar

- Melancia: Contém água e é rica em vitaminas do complexo  A e B. Promove uma verdadeira limpeza no sistema digestivo, tanto no intestino, como no estômago

- Limão: Facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides.

- Uva: Reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol, também combate coágulos e inflamações e contém flavanóides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol.

- Mamão: A papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante.

- Abacaxi: A bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas.

O consumo de frutas pode ser iniciado com sucos naturais, doces caseiros de fruta ou picolé de frutas. Assim começa a se familiarizar com o sabor e depois começa fruta por fruta. O importante é começar a mudar seus hábitos! 
Procure consumir as frutas da época porque são mais doces e nutritivas!
Na época do verão, ajuda a manter seu bronzeado ( manga, mamão, laranja ). Comece logo!

Fonte: Clínica Equilibrium

Quer ficar livre das celulites? Dê uma olhada nessas dicas!

Todas mulheres passam por aquele momento difícil de se olhar no espelho ao colocar um biquíni, um short mais curto e ver as tão indesejadas celulites.
Pois é, a celulite nada mais que é um acumulo de gordura sob a pele, que empurra sobre o tecido conectivo e crie esses furinhos.

Elas são causadas pela má alimentação, falta de exercício físico, desidratação, gordura, alterações hormonais, entre outros.

Como você pode ver, a celulite é causada por uma lista de malefícios a saúde. Por isso, separamos alguns alimentos que podem amenizar esses buraquinhos em nossas pernas e outras partes do corpo:

- Tomate, repolho, salsa e frutas cítricas

- Alimentos de grãos integrais, como arroz integral e pão celeiro

- Chá de ervas

- Água

Diminua o consumo de doces, sal,excesso de refrigerantes, frituras e gorduras. Isto também vai ajudar muito!

Fonte: Clínica Equilibrium