Já é sabido que a ingestão moderada de café pode ajudar na prevenção de diversos tipos de câncer, como próstata e mama. Agora, um pesquisador do departamento de epidemiologia do Instituto Di Ricerche Farmacologiche Mario Negri e do departamento de ciências clínicas e de saúde da Università degli Studi di Milano, na Itália, descobriu que beber três xícaras de café por dia diminui o risco de câncer de fígado, particularmente o tipo mais comum, que é o carcinoma hepatocelular. A pesquisa foi publicada em outubro na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology.
Os pesquisadores realizaram uma meta- análise de artigos publicados entre 1996 e setembro de 2012, envolvendo 16 estudos de alta qualidade com um total de 3.153 casos. Também foram incluídos dados sobre 900 casos mais recentes de carcinoma hepatocelular. Feita a análise, os autores chegaram à conclusão de que o café pode reduzir as chances de câncer de fígado em 40%, podendo chegar a 50% em alguns casos.
Apesar da consistência dos resultados entre os estudos acompanhados, os cientistas afirmam que é difícil estabelecer se a associação entre o consumo de café e carcinoma hepatocelular é causal, ou se pode estar parcialmente atribuída ao fato de que os pacientes com doenças hepáticas e digestivas muitas vezes param voluntariamente sua ingestão de café. Além disso, o café comprovadamente ajuda a prevenir o diabetes, que é um conhecido fator de risco para o câncer de fígado. Sabe-se também que o café tem efeitos benéficos sobre a cirrose e as enzimas hepáticas.
O câncer primário de é altamente evitável se feita vacinação do vírus da hepatite B, o controle da transmissão do vírus da hepatite C e redução do consumo de álcool. Essas três medidas podem, em princípio, evitar mais de 90% dos cânceres primários de fígado em todo o mundo. O câncer de fígado é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo, e a terceira causa mais comum de morte por câncer.
Fonte: MSN
domingo, 10 de novembro de 2013
Nhoque Verde Light
Ingredientes
·
2 Colher(es) de sopa margarina
·
1 Unidade(s) maço
de espinafre cozido e picado
·
1 Quilo(s) ricota
fresca amassada
·
2 Unidade(s) ovos
batidos
·
1 Embalagem queijo
parmesão ralado (100g)
·
2 Cubo(s) caldo
de legumes Knorr
·
óleo a gosto
·
Sal a gosto
·
1 Xícara(s) farinha
1.Em uma panela, derreta a margarina em fogo médio e refogue o espinafre. Acrescente a ricota, os ovos, a farinha, o queijo ralado, 1 cubo de caldo de legumes Knorr dissolvido em 2 colheres (sopa) de água fervente e misture bem.
·
2.Cozinhe até soltar
do fundo da panela, sem parar de mexer. Transfira a massa para uma superfície
enfarinhada e sove por cerca de 3 minutos.
·
3.Modele bolinhas e
cozinhe-as em água fervente com óleo e sal. Quando subirem à superfície,
retire-as e coloque-as em um refratário.
·
4.Dissolva o outro
cubo de caldo de legumes em 2 colheres (sopa) de água fervente e misture ao
molho
·
5.Se preferir nhoques
de um formato diferente, enrole cordões de massa e corte nhoques com cerca de 2
cm.
Fonte: MSN
Assinar:
Postagens (Atom)