sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Conheça tudo sobre os molhos de massas

Molho ao sugo

Este molho leva tomate, alho, cebola, azeite e manjericão. Ele é uma opção saudável especialmente devido ao primeiro ingrediente que irá tornar a mistura rica em licopeno. "Essa substância que possui ação antioxidante evitando o processo de degeneração celular, ajuda a prevenir e combater o câncer de próstata e a reduzir o colesterol ruim, o LDL", aponta a nutricionista Camila Benassi, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializado (ABIMA). É saudável consumir o tomate aquecido, pois o licopeno é um composto solúvel em gordura, cuja absorção fica mais fácil após o alimento ser exposto ao calor. 

Um estudo feito pela Universidade de Adelaide na Austrália concluiu que o consumo diário de cerca de 25 miligramas de licopeno reduz o colesterol ruim, LDL, em 10%. Por ter um efeito antioxidante, o licopeno também ajuda a prevenir o AVC. Outra pesquisa feita pela University of Eastern Finland, na Finlândia, concluiu, após estudo com 1031 homens, que aqueles com maior concentração de licopeno no sangue tinham 55% menos chances de sofrer um derrame cerebral do que os voluntários com menor quantidade da substância. Além disso, o molho ao sugo possui poucas calorias e leva o alho que também tem ação antioxidante. 

Molho bolonhesa

O molho bolonhesa costuma ser preparado com tomate, carne moída, alho, cebola e vinho tinto seco. Como o macarrão é rico em carboidratos e a carne vermelha é fonte de proteínas, esta combinação torna a refeição mais completa. "Caso a pessoa consuma apenas a massa, a comida será digerida rapidamente e ela logo sentirá fome. Já digestão da proteína é mais lenta e por isso proporciona saciedade. Além disso, o nutriente oferece os aminoácidos necessários para o organismo funcionar", explica a nutricionista e chef Carina Boniatti, da Colherada Gourmet. 

Ao escolher a carne moída, selecione os cortes menos gordurosos, como o patinho, a alcatra e o contra filé. Além disso, peça para que o alimento seja moído na hora e procure acompanhar o processo. "Ao comprar a carne já moída você não sabe há quanto tempo ela está lá e o risco de contaminação é maior. Além disso, a carne pode ter muita gordura", alerta Boniatti. Por conter o tomate e o alho, o molho bolonhesa possui os mesmos benefícios do sugo, rico em antioxidantes e licopeno, mas é mais calórico e conta com a gordura saturada da carne. 

Molho pesto

O molho pesto é feito com manjericão, alho, azeite de oliva e pinoli, como este último é difícil de ser encontrado no Brasil (e é mais caro também), ele pode ser substituído por castanhas ou nozes. O manjericão é interessante por ser rico em magnésio que auxilia o sistema cardiovascular e possui antioxidantes que melhoram a imunidade. 

As oleaginosas como as castanhas e nozes também são saudáveis por serem fontes de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturas que protegem o sistema cardiovascular. A castanha do Pará é uma ótima ideia para incluir no molho por ser rica em selênio que também tem ação antioxidante e ajuda a produção de hormônios da tireoide. 

Após bater todos os ingredientes apenas coloque o molho na massa recém-cozida que isto já irá aquecê-lo sem que o azeite perca suas propriedades. Assim, este óleo continua rico em gorduras monoinsaturadas e com efeito antioxidante. "Porém, não abuse da quantidade de azeite, pois ele tem muitas calorias. Ao invés disso coloque mais manjericão e inclua outras ervas como a salsinha", orienta a nutróloga e chef Telma Sigolo Roberto, consultora do Oraculum - Inteligência em nutrição e saúde.

Alho e óleo

O alho é um poderoso alimento que possui vitaminas A, B1, B2 e C, além de minerais, cálcio, importante para a manutenção dos ossos, enxofre, iodo, que ajuda no funcionamento da tireoide, magnésio, importante para o trabalho muscular, selênio, sódio e o zinco. Ele também conta com a alicina, substância com efeito antioxidante que ajuda a proteger o sistema cardiovascular e a controlar a pressão arterial. 

Porém, para obter estes benefícios, o alho não pode ser cozido por muito tempo. "Cozinhe ele por pouco tempo, não o coma torrado, quanto mais escuro ele estiver menos nutrientes terá", conta Boniatti. 

O ideal é preferir o óleo de canola em vez do óleo de soja, pois contém menos gordura saturada e tem mais gorduras boas na composição. De qualquer forma, não abusar na quantidade de óleo vai reduzir as calorias do prato.

Alho e óleo com brócolis

Adicionar vegetais como o brócolis ao macarrão alho e óleo é interessante porque agrega nutrientes ao prato. O brócolis possui o sulforafano que é um antioxidante que auxilia na prevenção de câncer, elimina bactérias que afetam o pulmão e previne a gastrite e a artrite. O vegetal também conta com fibras que contribuem para o trânsito intestinal. Além disso, os benefícios do alho continuam nesta preparação.

Molho com frutos do mar

Este molho normalmente possui camarão, lula, mexilhão, vôngole, tomate e alho. Os frutos do mar são boas alternativas de proteínas com baixas calorias. Ao prepará-los não os frite em imersão, apenas coloque-os por pouco tempo na frigideira com um pouco de óleo ou azeite. Evite consumir muito camarão, pois o alimento é rico em colesterol. 

Um ponto interessante dos frutos do mar é que eles possuem zinco, nutriente que auxilia na digestão e na produção de hormônios, principalmente os sexuais. A preparação ainda conta com os benefícios do alho e do tomate. 

Molho branco light

A preparação original do molho branco é muito calórica e gordurosa, pois leva manteiga, leite integral, farinha e em alguns casos creme de leite. Porém, é possível fazer uma versão light que irá proporcionar ótimos benefícios. "Utilize leite desnatado e iogurte ou ricota na hora de cozinhar. Este molho é menos calórico e proporciona uma ótima refeição, com cálcio, que é responsável pela formação e manutenção dos ossos, proteínas e o carboidrato da massa", explica Beassi. 

Utilize o amido de milho para o espessamento do molho ao invés da farinha. Adicionar um vegetal no prato é uma opção para torná-lo ainda mais saudável. A versão light do molho branco é mais saudável, porém saiba que o gosto ficará distinto da receita tradicional. 

Molho funghi

A versão original é feita com cogumelos secos e uma mistura que leva leite integral, manteiga e farinha, o molho branco. É devido a ele que o prato é muito calórico e gorduroso. Porém, é possível fazer uma versão mais leve utilizando leite desnatado, amido de milho para engrossar e iogurte ou ricota. Como o sabor mais característico deste prato é o cogumelo, as mudanças na receita não serão tão perceptíveis. 

O cogumelo é um ótimo alimento para adicionar no seu prato. Isto porque ele é rico em betaglucanas, substância que ajuda a potencializar o nosso sistema imunológico. "Além disso, ela auxilia no funcionamento intestinal", observa Boniatti. 

Molho puttanesca

Esta receita é feita com azeite extravirgem, alho, peperoncino (pimenta picante seca), anchovas esmagadas, tomates, alcaparras e azeitonas. "Este molho é excelente, mas sugiro trocar a anchova pela sardinha, que possui ainda mais ômega 3", diz Roberto. Este ácido graxo proporciona uma série de benefícios, ajuda a regular o colesterol, o triglicérides, a pressão arterial e melhora as funções cerebrais. 

Já a azeitona, assim como o azeite, é rica em gorduras monoinsaturadas que tem como principal benefício proteger o sistema cardiovascular. A pimenta ainda é um alimento termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. "É interessante apenas ficar atento para a quantidade de sódio desta preparação. Diminua alguns ingredientes e lave aqueles que estavam em conserva antes de utilizá-los", orienta Boniatti. 

Molho alla norma ou alla siciliana

Este molho é elaborado com tomate, berinjela, alho, manjericão e ricota. A preparação é muito saudável, pois além de conter os benefícios já mencionados do tomate, alho e manjericão, ela ainda conta com a poderosa berinjela fonte de vitaminas do complexo B, K e C. "O fruto ajuda a reduzir o colesterol, evitando a sua absorção e a agregação da gordura nas artérias", conta Boniatti. 

Nunca consuma a berinjela crua, pois dessa maneira ela possui uma substância tóxica para o nosso corpo. A ricota presente no molho é interessante, pois é uma fonte pouco calórica de cálcio e proteína.


Fonte: MSN

Mudanças de comportamento ajudam a emagrecer! Já tentou?


Mudar hábitos não é uma tarefa fácil!
Exige em primeiro lugar, VONTADE e depois PERSISTÊNCIA.
Para alcançar o objetivo, EMAGRECER, precisa destes dois ingredientes para ajudar na sua luta.
Vou te ajudar dando algumas dicas que funcionam bem em várias situações:

1) Mexa-se ! Não só comece a praticar algum tipo de exercício mas também no seu dia a dia, suba e desça escadas. Deixe a preguiça de lado e caminhe na hora do seu almoço perto do seu trabalho. Isto ajuda a fazer o Kilo, melhora a digestão, diminui o sono na parte da tarde e você se distrai e relaxa um pouco.
Afinal, para emagrecer precisa também diminuir o estresse!
2) Abandone o hábito da sobremesa. Se comer bem, não precisa de sobremesa, principalmente doces.
Isto é gula e não necessidade!
3) Se mesmo assim, quiser uma sobremesa, escolha uma fruta ou fruta seca ou picolé de fruta ou doce de fruta em calda ou barra de cereal que tenha chocolate , se for chocólatra.Assim vai estar consumindo menos calorias e gorduras.
4) Beba água gelada 30 mim antes do almoço e jantar, isto diminui a fome e acelera seu metabolismo.
5) Acrescente pimenta vermelha ( se não tiver gastrite), gengibre, vinagre e canela. Estes alimentos são termogênicos naturais e ajudam no emagrecimento. O gengibre pode ser em chá com canela ou como tempero em saladas ou em carnes. A canela pode ser no chá ou com leite ou com fruta.Experimente!
6) Antes de festas, sempre coma alguma coisa em casa ( ex: sopa, vitamina, Glucerna SR, fruta ou salada).
Assim chegará com menos fome e será mais fácil escolher o que for menos calórico.Quando a pessoa está com muita fome, é fácil perder o controle na quantidade e tipo de comida. Evite ficar muitas horas sem comer.
7) Procure escolher programas sem estar sempre ligado em comida. Ex: dançar, show de música, praia, pedalar na Orla,etc.
8) Escolha fazer pelo menos uma vez por semana, ioga ou pilates ou massagem. Isto ajuda a diminuir o estresse.
9) Durma pelo menos 7 a  8 horas por noite.
10) Invista em legumes, verduras, frutas, alimentos integrais, leguminosas, cereais integrais e castanhas.
Evite: doces, frituras, gorduras, excesso de sal, refrigerantes e álcool.
Assim terá uma alimentação saudável e nutritiva importante para o seu organismo.

Com estas dicas, você já pode começar sua dieta junto com seu programa alimentar e exercícios.
Assim você vai longe!

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista