quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NUTRICIONISTA - PATRICIA BRIGAGÃO MENDES

NUTRICIONISTA CLÍNICA
PATRÍCIA BRIGAGÃO MENDES
CRN/4-1972

“A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL MELHORA O CONTROLE DE DOENÇAS PRÉ- EXISTENTES , PREVINE OUTRAS E MELHORA A QUALIDADE DE VIDA.”

Endereços de atendimento:

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 664, portaria 3, sala 707 ( Convênios)
tel: 2255-7835

Clientela:
Crianças, Adolescentes, Gestantes, Adultos e Esportistas.

Atendimento particular e para vários convênios ( Bradesco, Funcef. Golden Cross).

.

- Trabalho com Grupo de apoio ao emagrecimento (GAE) em Copacabana , com reuniões quinzenais. Pode estar seguindo dietas de outros profissionais. Ligue para maiores esclarecimentos no tel: 998444298


Patologias:
Diabetes tipo 1 e 2, diabetes gestacional obesidade, desnutrição, anemia, alergias alimentares, doenças gástricas e cardiovasculares, câncer, orientação nutricional,etc.

Atendimento como Personal Diet (somente particular)
Informações pelo tel: 998444298 ou por email: patbrigagao@gmail.com

- Atendimento nutricional domiciliar para pacientes acamados, idosos e outros.
(dietas especiais)
- Nutrição estética
- Nutrição esportiva
- Cardápios , receitas criativas e personalizadas (simples ou sofisticadas) para famílias.
- Orientação para cozinheiras (técnicas de culinária para receitas saudáveis, dicas de congelamento e microondas, orientações sobre compras , organização de despensa, freezer, geladeiras e armários, etiqueta para jantares formais,etc).

Peixe assado empanado na quinoa com maionese de linhaça




Ingredientes:
4 filés de pescada ou tilápia
Marinado de limão, sal e pimenta do reino moída na hora
2 xícaras de farinha de linhaça dourada
2 xícaras de aveia em flocos finos ou quinua em flocos
Curry em pó
1 pote de iogurte desnatado
Azeite
Papel-alumínio

Modo de preparo:
Tempere os filés de pescada e deixe marinar por, no mínimo, 4 horas. Misture ao iogurte o curry ou orégano. Passe os filés na mistura de iogurte e depois na mistura da farinha de linhaça dourada com a aveia em flocos ou quinua. Unte um tabuleiro forrado com papel-alumínio com azeite. Coloque os filés para assar em um forno bem quente (250ºC) por 15 minutos.

Como fazer a maionese de linhaça:
Ingredientes:
150ml de azeite de oliva
100ml de óleo de linhaça
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
Suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de mostarda
Alho (a gosto)
Ervas desidratadas a gosto (cebolinha, salsa, tomilho)
4 batatas inglesas cozidas
9 colheres de água morna

Modo de preparo:
Misture o azeite com o óleo de linhaça e reserve. Hidrate a farinha de linhaça com 9 colheres de água morna por 30 minutos. Bata levemente no liquidificador a farinha de linhaça hidratada, o suco de limão, a mostarda, o alho e as ervas. Acrescente a mistura de azeite e óleo de linhaça aos poucos, mantendo o liquidificador ligado até formar um molho cremoso e espesso. Misture as batatas cozidas.
Fonte: Sonja Salles

Nachos servidos com sopa mexicana de tomate e molho picante de iogurte

Receita é de jamie oliver e serve quatro pessoas

Inspirado na culinária mexicana, Jamie Oliver prepara uma tábua para servir aos amigos em casa com sopa mexicana de tomate, nachos com queijo cheddar e molho de iogurte picante, preparado com a pimenta jalapeño.


Ingredientes:
4 talos de cebolinha
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
Coentro
4 dentes de alho
Pimentões vermelhos (450g)
2 latas de tomates pelados
800ml de água fervente
Sal e pimenta (a gosto)
80g de arroz basmati
Pimentas chilli vermelho e verde
30g de queijo feta
Tomate cereja
1 pacote de tortilla chips / nachos (175g)
Queijo cheddar
Suco de 1 limão
Abacate

Modo de preparo:
Pique os talos de cebolinha (reserve um pouco para final) e refogue no azeite. Pegue alguns talos de coentro e também leve para a panela, acrescentando o alho, os pimentões, os tomates e a água. Tempere com sal e pimenta. Coloque o arroz na panela e feche a panela. Depois de alguns minutos, use um mixer para triturar a mistura. Corte o limão e acrescente o suco na sopa para dar um toque de frescor.


Montagem:
Corte os chillis vermelho e verde, reserve um punhado e coloque em uma tábua, acrescentando também a cebolinha na frente. Esfarele o queijo feta com as mãos e coloque entre a cebolinha e os chillis. Disponha as tortillas em uma travessa, rale o queijo cheddar por cima, salpique o resto dos chillis e leve a travessa para o forno por cerca de 3 a 4 minutos. Em seguida, coloque a travessa na tábua, assim como a panela com a sopa mexicana e também o molho de iogurte de jalapeño. Por fim, inclua alguns pedaços de abacate

Para fazer o molho de iogurte de jalapeño:
Ingredientes:
250ml de iogurte desnatado
Meio punhado de hortelã
2 colheres cheias (chá) de pimenta jalapeño

Modo de preparo:
Coloque o iogurte em um pequeno bowl, adicione as folhas de hortelã e as pimentas jalapeño, e bata com um mixer até ficar um tom verde claro.
Fonte: GNT

Como incentivar seu filho para praticar esporte!

procure entender qual tipo de exercício seu filho gosta mais

Como incentivar as crianças a tomarem gosto pelo esporte
Foto: Getty Images
É comprovado cientificamente: crianças em idade pré-escolar que praticam exercícios regularmente têm melhor rendimento na escola. O estudo, feito por pesquisadores do Institute for Health and Care Research, em Amsterdã, na Holanda, afirma que o aumento do fluxo de sangue e oxigênio no cérebro, propiciado pelos exercícios, ajuda no rendimento escolar. A regularidade de exercícios físicos só tem pontos positivos e vale tentar convencer as crianças que preferem ficar em casa a incluir o esporte na rotina semanal.

Mas não adianta inscrever a criança na escolinha de futebol, ou no balé, por exemplo, se ela não tem a menor afinidade com o esporte. Especialistas sugerem uma boa conversa com o pequeno sobre o assunto. Explique a importância dos exercícios físicos e peça que ele indique quais esportes mais gosta ou tem curiosidade de conhecer.

Leve a criança para aulas experimentais
Deixe uma semana livre e leve a criança nas escolinhas mais próximas de casa para que ela tenha contato com a atividade. Se possível, agende em uma aula experimental para estreitar o contato com o esporte e os futuros coleguinhas. Tenha em mente que a criança mais agitada e comunicativa vai preferir os esportes coletivos. Futebol, vôlei, handball, basquete e rugby entram nessa lista.

Se a pegada da sua criança for mais introspectiva, esportes individuais vão deixá-la mais à vontade e não serão "uma tortura" semanal. Balé, judô, atletismo, ginástica artística, remo, natação e tênis são boas opções. Só não se esqueça: é essencial que a criança curta e se sinta feliz com a atividade.
Fonte: GNT