quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Alimentos para aumentar a sua imunidade

Época de outono e a melhor maneira de nos prevenir diante das gripes e resfriados que vêm junto com a estação é fortalecer a imunidade do nosso organismo. Para isso uma alimentação adequada garante saúde e força o suficiente para evitar esses problemas.

Segundo a nutricionista Nathália Guedes, alimentando-se bem e de modo saudável, se garante uma imunidade à prova de fogo. Por isso, confira os nutrientes que melhoram a imunidade:
Gorduras "boas": Alguns ácidos graxos insaturados têm o poder de melhorar a resposta imunológica quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos destacar os Ômega 3 e 6, que têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão em peixes e castanhas, como nozes, caju e castanha-do-pará.
Carotenóides: Encontrados principalmente em vegetais e frutas de cor amarela, laranja e vermelha. Ativam o sistema imunológico, logo melhoram a defesa do organismo.
Vitamina E: Encontrado em alguns óleos vegetais como óleo de milho, soja e no azeite de oliva. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica. Também é considerado um antioxidante.
Vitamina C: Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando suas fórmulas de ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. Fontes: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.
Zinco: Tem grande participação no sistema imune, por isso a deficiência dele leva ao aumento de infecções. Fontes: ostras, carnes vermelhas, aves, mariscos e nozes.
Probióticos: São bactérias benéficas contidas no iogurte, leite fermentado ou vendidas na forma de suplementos, que reforçam o sistema imune.
Fonte: Mais equilíbrio


Vitaminas e suas funções

Esses nutrientes são encontrados nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo.

As vitaminas são agentes catalizadores das reações químicas que se processam no organismo. Da mesma forma os minerais, que são utilizados pelo organismo em pequenas quantidades participam das reações químicas do corpo e sua falta ou deficiência pode atrapalhar as funções. Apresentamos as principais vitaminas e minerais.
vitamina A é essencial para a visão humana, mantém a saúde da pele, dos cabelos e das mucosas em geral. É encontrada na cenoura, espinafre, peixe, brócolis e verduras verdes, etc.
 vitamina B1 é essencial para a multiplicação celular, ajuda na eliminação de substâncias inúteis ao organismo, estimula o apetite, favorece o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. É encontrada no arroz integral, amendoim, aveia, farinha de arroz, feijão, castanha-do-pará, etc.
vitamina B2 preserva as mucosas, participa do metabolismo das proteínas e dos carboidratos, da formação do hormônio do crescimento, da insulina, tiroxina e crescimento fetal. É encontrada no arroz integral, carne, milho, brócolis, espinafre, etc.
vitamina B6 age sobre as células nervosas e sobre os tecidos da pele e dos vasos. As fontes são as mesmas das duas anteriores.
vitamina B12 age como coenzima na síntese dos ácidos nucléicos, proteínas, produção de glóbulos vermelhos. Fontes: cereais integrais, carne, batatas, leite, verduras verdes, etc.
vitamina C é essencial a produção da cortisona, no metabolismo dos aminoácidos, aumenta a elasticidade arterial, resistência capilar e outras ações. Fontes: legumes, laranja, acerola, limão, abacaxi, espinafre, caju, goiaba, etc.
vitamina E é responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Previne doenças graves. Fontes: Germe de trigo, abacate, amendoim, banana, etc.
Acrescentamos que muitos minerais como ferro, cobre, cloro, iodo, magnésio, selênio, zinco, chumbo, todos em pequenas proporções são importantes para o organismo. Essa é a razão de num processo de emagrecimento, haver a necessidade de se fazer um cardápio diversificado para contemplar todos os nutrientes.
Fonte: Mais Equilíbrio